spoiler visualizarJessy45 07/09/2023
Espetacular
Richard Osment nasceu em 1935, no norte dos Estados Unidos, após a grande depressão. Filho de pescador e professora, enfrentou grandes batalhas desde cedo... Teve um grande amor na adolescência, Geena, que foi sua primeira paixão e dor... Quando precisou salvar a vida de sua mãe e do seu irmão, Rick resolve investir na carreira de médico. Deixou a casa dos pais, casou-se, tornou-se médico de um grande hospital.
Às vésperas do Natal de 1972, foi designado para socorrer as vítimas de um terrível terremoto na Nicarágua. A partir daí, sua vida mudou completamente. Ele viu de perto o desespero humano, a luta pela sobrevivência e a corrupção da Guarda Nacional, impondo ordens absurdas para um povo devastado.
Richard salvou vidas, ajudou quem precisava e, por fim, cansado da violência da Guarda contra os civis, acabou agredindo um soldado e foi preso. Apanhou, foi acusado de se aliar às milícias da Nicarágua e, quando voltou para casa, precisou lidar com julgamentos e críticas, foi demitido e abandonado por sua esposa. Porém, durante sua estadia na prisão, Geena, seu amor da adolescência, aparece para ele em um sonho. Ele pediu a ela por um amor que não esfrie, seu pedido foi atendido, mas ele demorou muito para perceber...
Os médicos que atuaram no terremoto na Nicarágua criaram posteriormente uma organização humanitária chamada Médicos Sem Fronteiras, incluindo um amigo de Rick. Esse amigo o convence a aceitar um emprego no Brasil, para um cargo não vinculado à organização. Rick relutou, mas aceitou.
Chegando no Brasil, ele estranhou as pessoas, os costumes, o idioma e se abateu um pouco no início, questionando-se sobre sua decisão de aceitar ser médico em um país tão diferente do seu. Sua colega de trabalho, Joana, era a única que falava inglês.
Joana era a filha de um coronel da região. Seus irmãos e sua mãe foram assassinados em uma disputa de terras. Ela e o pai precisaram fugir por muito tempo. Foi mandada para o exterior para estudar e ficar segura. Durona, não aceitava ser tratada diferente por ser mulher (Minha personagem preferida, com certeza, foi ela!).
Inicialmente, Joana e Dr. Osment tiveram muitas desavenças. Ela até que decidiu cortar o cabelo e exigiu que ele a chamasse de ?Johnny?, um nome masculino, para que ele a visse da mesma forma. A relação dos dois foi tensa no início, mas, aos poucos, foram se aproximando, até que Osment se transforma em ?Ozzy?. Assim, Ozzy e Johnny desbravam o sertão com nomes de roqueiros, socorrendo o povo desassistido.
Passaram por epidemias, doenças causadas por falta de saneamento básico, atritos com os detentores do poder local, como proprietários de terras, atravessadores, militares, enfim... Ozzy vai reaprendendo a ser médico ao lado de Johnny, que era durona, mas extremamente humana, ligada na dor de seu povo...
Com a convivência, acabam se apaixonando. Tornam-se um casal e juntos ajudaram a muitas pessoas. Omitirei alguns pontos da história pois seria muito ?spoiler? relatar aqui rsrs, mas Ozzy e Johnny passam por muitas aventuras, revezes, mesmo com a distância entre os dois... e no fim uma grande conquista virá e tenho certeza que você leitor vai se encantar com toda essa história.
Posso dizer que o romance dos dois me envolveu muito, toda a história de suas vidas também... O processo de criação do SUS foi surpreendente... Como nasce a ideia de saúde pública no Brasil. As pessoas não tinham acesso ao básico e alguns médicos foram capazes de, aos poucos, mudarem essa realidade. Sabemos que ainda tem muito para melhorar, mas somos um dos poucos países com saúde gratuita como um direito garantido. Então valeu muito olhar para o passado e ver quantos heróis anônimos lutaram para chegarmos até aqui. Tenho certeza que essa história vai te fazer ir atrás de alguns fatos históricos assim como eu fui.