Raniere 20/07/2024
Leva pra Casa Verde!
Quando eu tinha uns 11 anos, eu tentei ler esse livro por ordem da minha professora de redação e é óbvio que eu não entendi nada. Agora, com 40 anos, reli e achei maravilhoso.
O livro e bem curto e é desnecessário apresentar os personagens pormenorizadamente. O foco do livro ? a Casa Verde (hospício fictício na cidade de Itaguaí) onde o médico alienista Simão Bacamarte começa a internar compulsoriamente quem ele acha que é louco, para estudá-los e curá-los.
Porém, levando em conta que este é um livro do século XIX, o que é loucura? É o pensamento que não concordamos? É o que concordamos? É o pensamento que julgamos não ter nexo?
A história, que acaba virando uma cena cômica onde qualquer pessoa pode ser internada na Casa Verde, levanta toda uma questão ética sobre a conduta de médicos e cientistas para com a população.
(OBS: Mas como estamos no século XXI e não em mil oitocentos e casinha, bora parar de loucura, com o perdão do trocadilho, e tomar as vacinas tudo direitinho, viu?)
Como estamos no século XXI, esse livro pode nos fazer pensar sobre uma questão mais atual: a anti manicômial e os tratamentos que os internos de hospitais psiquiátricos recebem.
Enfim, livro maravilhoso!