O Alienista

O Alienista Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Rita1036 21/10/2024

IRONIA
Gostei bastante apesar da ironia no tom pessimista e cética revelando a fragilidade dos valores. A história se desenrola com críticas à sociedade e à própria noção de sanidade. o alienista se torna obcecado por sua pesquisa, levando à internação de pessoas respeitadas e normais. Deixa reflexão de quão frágil pode ser os conceitos de sanidade e loucura, além das condições da razão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raíssa 14/10/2024

Leitura difícil
Foi meu primeiro contato com Machado de Assis e fiquei bem impactada pelo português impecável. Porém prejudicou um pouco meu entendimento na história.
A leitura toda é levada de forma muito bem humorada e vira uma bagunça no final.. é divertido e doido ao mesmo tempo. Te faz refletir em alguns aspectos.
Sugiro que leiam pelo Kindle, o dicionário foi muito útil durante a leitura.
comentários(0)comente



André 10/10/2024

O que é a loucura?
Se todos são loucos, logo, a loucura é o padrão. Sendo assim, não seria a "normalidade" o verdadeiro desvio padrão?

"O Alienista" foi uma leitura muito divertida e que me fez relembrar de obras que li este ano, como "O Morro dos Ventos Uivantes", relacionei fortemente o Dr. Bacamarte com Isabela Linton, sim, bem aleatório; e "Incidente em Antares", no que concerne a insurreição do povo e a a questão da (des)memória coletiva.

Além disso, fiquei pensativo sobre qual opinião teria o Dr. Bacamarte em relação ao mundo atual. Enfim, ótima obra.

PS: não dei cinco estrelas porque a versão que li apresentou dois capítulos de um livro totalmente desconexo ao assunto cerne da obra de Machado de Assis, após fim do texto, conteúdo este que não me agradou.
comentários(0)comente



Natália 29/08/2024

Mais um lido do Machado
Esse livro conta a história de Simão Bacamarte, um médico alienista que decide construir a "Casa Verde", um hospício na pequena cidade de Itaguaí.

A Casa Verde será o local onde pessoas com desequilíbrios mentais serão levadas e tratadas pelo alienista. Pelo menos, é o que acontece inicialmente.

O problema é: qual é a linha que separa a loucura da sanidade?

Uma história surpreendente e atual que debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão.

Gostei bastante do livro e sinto que vou ficar refletindo a história por um tempo.

Machado expõe o comportamento humano, os interesses, as relações sociais e pessoais dos personagens.

Senti como a loucura e a sanidade/razão são uma linha tênue na visão do escritor.

Recomendo muito. Machado nunca me decepciona.
comentários(0)comente



isabeuly 24/08/2024

O alienista
Achei genial, bom demais.

É incrível como o Machado conduz os personagens e desenvolve eles, mesmo em poucas páginas.
comentários(0)comente



Ana Paula 14/08/2024

Divertido
Me diverti lendo esse conto super leve de
Machado, curti demais os relacionamentos do povo de Itaguaí e suas personalidades. O final foi perfeito pq esse era o sentimento que eu tive durante todo o ?tratamento? da população rs
comentários(0)comente



Isabella1869 31/07/2024

??????
O livro parece um relato histórico e eu gostei bastante disso, apesar de que na minha opinião isso cansou em um certo ponto. a história da uma desandada mas gostei do final
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raniere 20/07/2024

Leva pra Casa Verde!
Quando eu tinha uns 11 anos, eu tentei ler esse livro por ordem da minha professora de redação e é óbvio que eu não entendi nada. Agora, com 40 anos, reli e achei maravilhoso.

O livro e bem curto e é desnecessário apresentar os personagens pormenorizadamente. O foco do livro ? a Casa Verde (hospício fictício na cidade de Itaguaí) onde o médico alienista Simão Bacamarte começa a internar compulsoriamente quem ele acha que é louco, para estudá-los e curá-los.

Porém, levando em conta que este é um livro do século XIX, o que é loucura? É o pensamento que não concordamos? É o que concordamos? É o pensamento que julgamos não ter nexo?

A história, que acaba virando uma cena cômica onde qualquer pessoa pode ser internada na Casa Verde, levanta toda uma questão ética sobre a conduta de médicos e cientistas para com a população.

(OBS: Mas como estamos no século XXI e não em mil oitocentos e casinha, bora parar de loucura, com o perdão do trocadilho, e tomar as vacinas tudo direitinho, viu?)

Como estamos no século XXI, esse livro pode nos fazer pensar sobre uma questão mais atual: a anti manicômial e os tratamentos que os internos de hospitais psiquiátricos recebem.

Enfim, livro maravilhoso!
comentários(0)comente



luizrantunes 24/06/2024

Loucura ou Genialidade?
Li este livro por indicação de um amigo. "O Alienista" de Machado de Assis narra a história do Dr. Simão Bacamarte, um psiquiatra que interna quase toda a população de Itaguaí para estudar a "loucura". De maneira divertida, Machado questiona a linha entre sanidade e loucura.

A leitura, apesar de rápida, é garantia de bom divertimento. Recomendo para quem curte uma boa sátira e quer iniciar a leitura de Machado de Assis, assim como eu.
comentários(0)comente



mary_raiodeletras 22/06/2024

O livro examina a linha tênue entre sanidade e loucura.
Simão Bacamarte, funda um hospício em Itaguaí e começa a internar cidadãos que julga insanos. Ele manipula os critérios de internação para manter controle. O impacto de suas ações na comunidade ilustra os efeitos das intervenções psiquiátricas em massa e a resistência social ao controle extremo.
Achei que o livro levanta questões éticas e críticas sobre a psiquiatria e a subjetividade das normas sociais. O que me fez pensar no movimento da Luta Antimanicomial e a importância dela existir.
comentários(0)comente



iasminnaara 10/06/2024

Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido
?A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente.?

Achei esse conto divertidíssimo. Obrigada Machado pelas reflexões com entretenimento!
comentários(0)comente



Ediny0 23/05/2024

Ninguém tá bem
Todo mundo é maluco e doido, ninguém tá puro nesse livro
se duvidar até eu sou maluca e preciso ir pra casa verde
comentários(0)comente



Veri 22/04/2024

Todo mundo louco
Que grande leitura O Alienista. Enquanto você acompanha a empreitada do Dr. Simão Bacamarte de entender e curar a loucura humana, se pergunta se estão todos loucos de se submeter à sua ciência experimental.

A leitura de agora foi muito melhor que na escola!! Como sempre acontece com Machado de Assis?
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR