Virginia Woolf & Vita Sackville-West

Virginia Woolf & Vita Sackville-West Virginia Woolf...




Resenhas - Virginia Woolf & Vita Sackville-West


46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


spoiler visualizar
comentários(0)comente



louis16 28/12/2023

5?
Eu literalmente acabei de terminar o livro e me encontro absolutamente devastada. quando eu conheci sobre a história do relacionamento das duas, me comovi muito e cheguei a ler das cartas mais famosas + a última carta da virginia pro leonard, mas agora lendo o livro sinto que é muito mais heartbreaking do que parece superficialmente. tipo, o material que esse livro entrega é esplêndido demais, são praticamente todas as cartas que restaram que foram trocadas entre elas desde 1922 até 1941, vc acompanha toda a trajetória do relacionamento delas, e conhece a mente de ambas como se ainda estivessem vivas! é verdadeiramente doloroso chegar no último capítulo! dito isso, um amor tão impactante, tão estrondoso quanto o delas creio eu que é muito difícil de acontecer, claro, são duas escritoras muito renomadas, então a forma como elas expressam o amor uma a outra é muito poético e bonito, mas realmente dá pra sentir tudo o que elas escrevem nas cartas só através das palavras, é surreal!!!!!! e definitivamente cria um interesse em vc pelas próprias obras individuais de cada uma, quer dizer, a virginia literalmente escreveu uma carta de amor inteira pra vita no formato de orlando, como >não< ficar entusiasmado pra ler uma obra dessas??? a edição do livro é perfeita, as traduções impecáveis, é um livro que tomou meu coração, de verdade!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LAvia 06/12/2023

Portal para o âmago de uma relação vital
Cartas carregam em si uma temporalidade própria, um universo congelado após o risco da letra, que será apenas reaquecido com resposta e outras cartas sequenciais. É uma forma diferente de ler o amor, que no caso de Vita&Virginia, se constrói nas sutilezas cotidianas e no anseio sempre presente da próxima visita, da próxima carta, do próximo manuscrito. As cartas são cruas e íntimas; em algumas partes do livro, senti que invadia a privacidade das duas, mesmo estando um século atrasada. Talvez o livro pudesse ter sido melhor editado, com mais entradas de diários e menos desse tom biográfico- não é o que se espera quando se lê Virginia ou Vita. Apesar disso, o livro mostra que as relações entre duas mulheres atravessa eras e pode continuar sempre a mesma: delicada, mas às vezes não; com amizade, cuidado e respeito. Como pode, na sua grandiosidade e completude, ser o amor.
comentários(0)comente



Karini.Couto 29/11/2023

Por Ka & Patty

"A amizade nunca é destituída de amorosidade. " 

Nessa obra somos presenteados com nuances de Virgínia Woolf e Vita Sackville, duas mulheres distintas, determinadas, com uma força e sensibilidade admirável. Nomes que ultrapassam gerações e se destacam por suas realidades diferentes, mas forte admiração uma pela outra, além da tórrida paixão e presenças marcantes. 

Essas mulheres protagonizaram uma das mais intensas paixões no século 20, ultrapassando os preconceitos da época, e ainda que casadas, não se deixaram levar pelas limitações de suas gerações,  trocando cartas poéticas e apaixonadas, que inclusive foi grande inspiração para a obra Orlando, um dos romances mais aclamados em 1928.

"Você muda a vida das pessoas. Você define padrão. Você se oferece para ler e criticar os poemas de alguém — criticar ( no sentido que você deu à palavra) significando, não o completo desencorajamento que é o legado de outros críticos." 

Nessa seleção de cartas publicadas nesse título pela Morro Branco, vamos ver duas  mulheres que abriram seus corações, expondo suas almas e trazendo à tona suas fragilidades, sonhos, expectativas e sentimentos. Tudo isso sendo expostos por meio da escrita... Com sentimentos de empatia, amor, urgência aumentando mesmo em meio a distância.

"É doloroso mas também um pouquinho prazeroso , de você entende o que quero dizer. Digo, que é bom ter um sentimento tão intenso e persistente em relação a alguém. É um sinal de vitalidade." 

Uma escrita emocionante, imersiva e comovente que nos mostra a força extraordinária da amizade, a admiração mútua, a força do amor e a coragem pulsante que emanam das páginas.

O livro possui os capítulos intercalados entre as cartas redigidas por Vita e Virgínia através de uma escrita delicada e sensível. 

Uma trajetória que inspira, sentimentos que transcede às páginas trazendo medo, lutas, evolução e segredos que elas conseguiram manter num tempo em que tudo era podado, centrado, regulado.

"É bem verdade que você me influenciou mais intelectualmente do que qualquer outra pessoa, e só por isso amo você [...]"

Uma obra que conquistou nossos corações.

site: https://instagram.com/alempaginas
comentários(0)comente



Izabel192 04/11/2023

Lendo essas páginas, descobri que escrevo cartas de amor todos os dias para as pessoas que amo e recebo cartas todos os dias também. amo muitos livros, mas em poucos, eu disse poucos, me encontrei tanto e me vi... Virginia e Vita escreveram as cartas, mas sinto que eu também
comentários(0)comente



jessica.guabiraba 28/10/2023

Queridas criaturas
Uma verdadeira história de amor entre duas mulheres. Mas a sociedade não estava pronta para aceitar e entender os sentimentos de Vita e Virgínia. Talvez a sociedade ainda não esteja pronta, mesmo depois de mais de 80 anos da última carta. Os desejos de ambas, as correspondências, o carinho e a cumplicidade está impressa neste livro. Eram mais felizes juntas. De 1922 a 1941 trocaram cartas de amor, uma era muito fã da outra, cada declaração linda, cada palavra de afeto que faz a gente acreditar nesse amor puro.
comentários(0)comente



LAvia 21/10/2023

Esse livro me deu um panorama do que é um amor, um amor na sua forma mais verdadeira, honesta, desprendida e amar apenas pelo prazer e admiração daquela pessoa, que nem distância ou tempo muda aquela marca feita pela outra pessoa em seu ser, Vita e Virgínia se amavam apesar de tudo, além de tudo e fico muito feliz que esse amor não foi perdido na história e sim, mesmo que apenas um recorte do sentimento e vivência do sentimento de uma pela outra, eternizado em forma de cartas para seus fãs ou apenas pessoas comuns, que não sabem quem são vita ou Virgínia, possam ler
comentários(0)comente



belarules 25/09/2023

"Garanto a você, se você me inventar, invento você."
Que livro gostoso de ler, e às vezes um pouco doloroso. Fui percebendo como todas as cartas de amor são um pouquinho parecidas, como os amantes sempre têm em comum alguma linguagem, um tom específico para dizer coisas, e assim essas coisas nunca mais soam simples, nunca mais são as mesmas. Além da experiência das cartas de amor ainda tive a experiência da mente de duas mulheres que admiro, ainda consegui alguns conselhos de escrita da própria Virginia que ficarão no meu coração por muito, muito tempo. Faz sentido que ela os tenha dado para Vita. 💌
comentários(0)comente



Mari 21/09/2023

Aleatoriamente fiquei com vontade de ler esse livro porque vi um vídeo sobre o relacionamento da Virginia Woolf e da Vita Sackville-West e lembrei que minha namorada tinha comprado o livro físico há um tempo atrás e tive que pegar para ler. uma vez que comecei, não consegui parar!! por ser em estrutura de cartas trocadas em ordem cronológica, é uma leitura que flui é leve, instigante e flui muito bem. as cartas da Virginia e da Vita são tão lindas e provocativas. o romance e a amizade entre elas vivida foi muito lindo e marcante. fiquei com ainda mais vontade de ler os romances da Virginia que ainda não li, em especial, Orlando, justamente por ter sido inspirado e dedicado para a Vita. muito lindo :)

"Ah maldição, Virginia, queria não amar tanto você. Mas não, não queria; isso não é verdade. Estou contente por amar. Não sei o que lhe dizer exceto que meu coração se fez em pedacinhos dizendo adeus a você— estou grata por ter tido, ontem, um verdadeiro presente dos Deuses— Ah minha querida você tem me feito tão feliz, e a abençoo por isso— e não devo me queixar agora— devo?" (Posição 1676)

"Sim sim sim eu gosto de você. Tenho medo de escrever a palavra mais forte. Sua Virginia" (Posição 1766)

"Não conseguia espremer uma palavra de mim; e no fim deixei a cabeça cair nas mãos: mergulhei a caneta na tinta e escrevi as seguintes palavras, como se de forma automática, numa folha em branco: Orlando: Uma biografia. Tão logo fiz isso, meu corpo foi inundado por entusiasmo e meu cérebro por ideias. Escrevi depressa até as 12 […] Mas ouça; suponha que Orlando acabe por se revelar Vita; e é tudo sobre você e as paixões ou sua carne e o fascínio da sua mente (coração você não tem, andando por aí cortejando Campbell)" (Posição 2374)

"terminei orlando !!! Você sentiu uma espécie de puxão, quando seu pescoço foi quebrado no sábado às 5 para a uma? Foi quando você morreu— ou melhor, parou de falar, com três pontinhos… Agora cada palavra terá de ser reescrita, e não vejo qualquer chance de concluí- lo até setembro— Está todo desorganizado, incoerente, intolerável, impossível— E estou farta dele. A questão agora é, meus sentimentos por você serão transformados? Vivi em você todos esses meses— emergindo, como você realmente é? Você existe? Inventei você? Carta de Vita Long Barn 3 de abril Você está bem? Está no sol? Ah, e Orlando. Esqueci dele. Você me aterroriza por completo com suas observações. “Eu existo ou você me inventou?” Sempre previ isso, quando você matou Orlando. Bom, vou lhe dizer uma coisa: se gosta de mim— não, se me ama— um tiquinho menos agora que Orlando está morto, você nunca mais porá os olhos em mim, exceto por casualidade em uma das festas de Sibyl. Não serei fictícia. Não serei amada somente em um corpo anímico, ou no mundo de Virginia. Então escreva depressa e diga que ainda sou real. Sinto- me terrivelmente real neste instante— como berbigões e mexilhões, todos vivos, ah" (Posição 2731)

"Já lhe contei que enviei minhas joias e meu testamento para um lugar mais seguro há algum tempo, e que o único outro tesouro que enviei foi o manuscrito de Orlando?" (Posição 4312)

"Gosto da sua companhia mais do que sou capaz de expressar. Você sabe que amo você, e sabe que gosto de Leonard. Há uma diferença entre amar e gostar. Então você é minha amada e Leonard é meu gostado. Gosto de Leonard extraordinariamente […] Querida— obrigada pelas minhas horas felizes com você. Você significa mais para mim do que jamais saberá." (Posição 4656)
comentários(0)comente



gablues 11/09/2023

Releitura das cartas, dessa vez em português. Sinceramente, ODEIO RELEITURAS, acho entediante, mas dei essa chance pra esse livro por ser a primeira vez que ele sai em PT.
Não sei se foi porque fiquei familiarizada com a versão original, mas estranhei um pouco a tradução. eh isto de qlqr forma amo as minhas maes
comentários(0)comente



Suzana 04/09/2023

Além das cartas de amor
Já dizia Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), "todas as cartas de amor são ridículas. / Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. / As cartas de amor, se há amor, tem de ser ridículas."

Esse livro é uma ode ao amor de Virginia Woolf e Vita Sackville-West. As cartas narram a beleza do amor das duas e o cuidado que tinham uma com a outra.

A posse, o ciúme exagerado de Virginia e a liberdade intensa de Vita. Cada uma no seu mundo, em seu casamento, vivendo com intensidade o amor.

Nessa troca, além do sentimento das duas, é possível ver o nascimento dos best-sellers de Virginia e Vita, e a troca das duas em ler-avaliar as obras uma da outra.

Um livro lindo. Uma carta aberta de duas mulheres que viveram a pressão de ser mulher e amantes na Inglaterra dos anos 20-30-40!
comentários(0)comente



Vinícius 27/08/2023

VIRGINIA & VITA
Virginia Woolf escreveu nove romances em vida. Porém, ela também escreveu ensaios, uma peça de teatro, uma biografia e manteve seu Diário até o final de seus dias.
De todas as formas de escrita pelas quais ela se aventurou, Mrs. Woolf se revelou por completo em suas cartas. E de toda a correspondência que ela manteve, hoje sabemos que um dos grandes amores da vida de Virginia foi a aristocrata e escritora Vita Sackville-West. Seus outros dois amores foram a Escrita e o seu devoto marido, Leonard Woolf, intelectual e editor de enorme prestígio.
Vita e Virginia viveram um amor impossível por quase duas décadas: em uma sociedade conservadora, se dois iguais não poderiam declarar seu amor, duas mulheres seriam apedrejadas se confessassem o seu desejo publicamente. Duas mulheres casadas e que não tinham vergonha de ser quem elas eram e que encontravam na escrita uma profissão e um instrumento de como se afirmar em sociedade.
Que as ?Cartas de Amor? de Virginia e Vita sirvam para nos inspirar! Um século depois do início dessa história de amor, tudo o que nos cabe é não ter a vergonha de sermos quem somos?
#virginiawoolf #vitasackvillewest #cartasdeamor #editoramorrobranco @editoramorrobranco
comentários(0)comente



Vitorin 24/07/2023

Finished in tears!
Não tenho costume de ler livros de cartas mas gostei muitooo desse!!! Muito lindo acompanhar a relação das duas autoras e fiquei muito triste com o final?, quero muito ler todos os livros da virginia woolf agora ??????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4