Jonas322 07/07/2024
As aventuras de Elon Musk
"As aventuras de Elon Musk" poderia ser um dos títulos desta biografia muito bem escrita por Walter Isaacson. O livro traz passagens da vida de um dos mais famosos engenheiros, empreendedores e visionários da era contemporânea. Nesta obra, podemos também enxergar o lado humano deste personagem da vida real.
Elon Musk vive com as assombrações da sua infância na África do Sul e da difícil convivência com o pai. Carregando cicatrizes desta época, ele foi se desenvolvendo com traços de personalidade dramáticas, sombrias e com impulsividade chegando a ser infantil. Mas vemos também alguém que pensa em mudar o mundo para salvar a humanidade da extinção; pelo menos é assim que ele se vê.
Elon é uma pessoa marcante que criou ao seu redor grupos que o adoram e que o odeiam. Os que o adoram se apegam principalmente ao lado empreendedor que o levou a criar empresas futurísticas com inovações surgindo em tempo recorde. Os que o odeiam se apegam à visão de uma pessoa egocêntrica e polêmica que surge na internet com posts bem inapropriados.
Muitos acham que foi fácil chegar na posição que se encontra agora por sempre ser rico, mas vemos na história contada que não foi bem assim. Sua família chegou a ser bem de vida no seu país de origem, mas seu pai perdeu grande parte do dinheiro por causa de escolhas erradas. Quando Musk se mudou para o Canadá e para os Estados Unidos, ele não tinha muito dinheiro e chegou a ter uma vida modesta. Foi preciso lutar para conquistar o império que tem hoje, tendo como limite somente as leis da física, pois as barreiras humanas muitas vezes foram ignoradas.
Sendo um engenheiro com uma visão inovadora, Musk foi enxergando oportunidades para criar empresas em setores não muito convencionais. Com seu senso de urgência, ele criou empresas nos ramos espaciais, carros elétricos, energia renovável, internet via satélite, inteligência artificial e chips para conexão homem-máquina. O Twitter não entra nessa lista, pois foi uma aventura bem idiota que o levou a adquirir a empresa.
Para alcançar tudo isso, ele conseguiu selecionar excelentes profissionais, mas com características que podem ser consideradas viciadas em trabalho. Elon tem um jeito autoritário e todos os profissionais devem ficar disponíveis 24 horas por dia. Muitos acabam se demitindo devido ao desgaste físico e mental ou por não suportar o jeito grosseiro de lidar com as pessoas.
Olhando para sua vida pessoal, o livro mostra que Musk teve relacionamentos conturbados e dramáticos. Ele tem vários filhos e convive bem com a maioria. Uma tristeza muito grande é a rejeição que uma filha tem por ele, chegando a romper qualquer tipo de convivência. A relação com seu pai também foi rompida, pois é alguém que Elon teve grandes desavenças e o deixa muito incomodado. Ele mantém ligações muito fortes com sua mãe e seus irmãos, mas principalmente com seu irmão mais velho, que é citado em vários momentos no livro.
No meu ponto de vista, este livro traz grandes experiências e exemplos que podemos incorporar em nossas vidas e, ao mesmo tempo, bons exemplos de como não devemos ser. Gostei muito de ter lido esse livro pela história contada e pela ótima escrita do autor. Certamente, irei ler outras obras escritas por Walter Isaacson. Já vou procurar a próxima aventura.