Eder 21/08/2023Sensacional!E terminei "O Coração de Nanquim! Um tijolão difícil de ler deitado na cama, mas impossível de largar. E como sempre, deixando um gosto de "quero mais", torcendo para a próxima história não demorar tanto para ser publicada!
Essa história explora bastante o ambiente tóxico que é a internet e o twitter, a obsessão descontrolada de fãs de um jogo que faz sucesso e como esse ambiente possibilita a invasão de fascistas e racistas nesse meio, fingindo ser algo que não são e tentando recrutar as mentes mais frágeis a concordar com suas ideias de doutrinação.
O vilão principal da história, Anomia, deixou-me tentando adivinhar sua verdadeira identidade durante as quase mil páginas da história, cada vez pulando para um ou outro individuo intragável que circulava em volta desse jogo/desenho animado, mas tenho que confessar que apenas num momento muito superficialmente eu desconfiei dessa pessoa ser o vilão.
Outro fator muito legal dessa história foi finalmente o Strike acabar de vez com qualquer ilusão à respeito da sua ex-noiva, Charlotte Campbell, além de os leitores terem a oportunidade de conhecer o execrável Jago Ross, alguém que desde o primeiro livro só era mencionado superficialmente.
E com tantos personagens envolvidos nessa história, ao terminar de ler, fiquei com a sensação de que ficaram algumas pontas soltas. Não acredito que o próximo livro trará de volta alguns dos personagens envolvidos com "o coração de nanquim", mas fiquei querendo ver algum desenvolvimento nesse sentido.
Lembrei de algo que me incomodou bastante durante a história: o uso de cigarro eletrônico continuamente, primeiro pela Pat e depois pelo Cormoran, em uma tentativa de diminuir seu vicio em fumar.
Pelas várias notícias que tenho lido sobre o assunto, essa mudança parece ser para pior, então acaba espalhando a ilusão de ser uma coisa boa.