Fabio 13/09/2023
A "Hollyberry" esta de volta
?Holly?, o novo thriller de mistério de Stephen King, nos traz de volta a queridíssima e intrépida investigadora particular Holly Gibney, personagem de diversas histórias escritas pelo mestre do terror (Mr. Mercedes, Achados e Perdidos e Ultimo Turno, Outsider e o conto Com Sangue de livro homônimo), agora como protagonista da presente obra.
Em ?Holly?, Stephen King nos entrega um livro de mistério repleto de ação, suspense, e reviravoltas inesperadas, e em um tom muito mais ?colorido? do que os habituais cinza e preto de sua prolifica (e vasta) obra, nos mostra em ação a ?obsessiva-compulsiva? Holly Gibney, mais madura e confiante, que se envolve em um caso para envestigar o desaparecimento de uma jovem bibliotecária, enquanto lida com seus problemas pessoais e emocionais, suas perdas/ganhos e dores tanto do presente, quando do passado.
Como pano de fundo, ?Holly?, nos mostra uma cidade de porte mediano da costa leste americana, açoitada pelo Covid -19, e nos remete ao um passado recente cheio de medos e duvidas, podendo, aqui afirmar que, se trata do romance mais ?politico? já escrito por King, onde ele com certa imprudência, aborda temas polêmicos, precursores de diversos debates, mas, certamente pertinentes e bem atuais, tais como eleições presidenciais nos Estados Unidos, racismo, homofobia, fakenews, ?desinformação?, e a guerra que a humanidade travou contra a pandemia que assolou o mundo, física e financeiramente.
O livro é narrado em terceira pessoa, e dividido em capítulos datados, com constantes saltos e regressões no tempo (que exige uma atenção redobrada), num período que compreende entre outubro 2012 a agosto de 2021, alternando entre os pontos de vista de Holly e dos seus adversários, em em alguns momentos também pela visão de seus amigos e aliados.
?Holly? é um livro de narrativa fluida e enredo complexo, onde King de forma quase arbitrária, nos entrega o(s) culpado(s), logo no primeiro capítulo, e este fato acaba dando aquele ar de urgência a toda a narrativa, principalmente quando é revelada a natureza do crime. Desde o início, King nos prende pagina, após pagina de forma magistral, e entrega somente o necessário, pontualmente e gradualmente, fazendo com que os problemas sejam solucionados, quase por si sós, apesar de alguns serem ?resolvidos? de forma bem forçada, confesso, mas que todo o trabalho de desenvolvimento do enredo, induzem ao leitor questionar e a pensar, o tempo inteiro durante a leitura: ?Como a Holly, vai liga todos os pontos? Como ela vai resolver esse problema? Será que vai dar tempo??
Quero mencionar ainda que, todas as vezes que, Holly Gibney entra em cena, dá para sentir o carinho e a afeição impressos nas linhas escritas por King, e o quanto a personagem coadjuvante que nasceu lá em 2014 no livro ?Mr. Mercedes?, como uma simples ajudante do detetive Bill Hodges, cresceu no coração do mestre até alcançar o posto de protagonista, ?dona? de seu próprio livro. Também é visível o quanto Stephen King se divertiu escrevendo ?Holly, e que você, amigo leitor, vai perceber, que este ?divertimento? salta aos olhos durante a leitura. E por fim, confessar que há tempos eu não me divertia tanto com um livro do King, e que fui completamente arrebatado pelo enredo, todo o elenco e o seus diálogos incríveis, e principalmente pela demonstração de amizade e amor entre os personagens principais.
Em suma, ?Holly? é um livro incrível, onde o King está e sua melhor forma como escritor e contador de histórias, e nos ensina tantas coisas, que é quase impossível mensurar, mas que direta ou indiretamente nos fazem refletir, principalmente sobre o quão bom e mal um ser humano pode ser; em quem podemos confiar, ou não; e que,não podemos nos deixar abater por nada, e seguir firmes, mesmo que a solução não esteja visível e pareça inalcançável, e que como Holly Gibney, mesmo, cansados ou desanimados não podemos deixar de atender o telefone.
Antes de encerrar, devo alertar primeiramente aos desavisados que, para que haja a compreensão da obra e, e que se entenda a relação de profunda amizade e afeto entre os personagens principais e, para que se entenda também todas as referencias contidas em "Holly" deve-se ler obrigatoriamente os livros citados (abaixo) na ordem que aparecem, e assim, poderão desfrutar desta aventura maravilhosa e reencontrar os personagens incríveis, criados pelo mestre Stephen King.
E como bom Leitor Fiel que sou, recomendo esse livro absolutamente, a todos os amantes de uma boa historia de suspense!
Ordem De leitura:
1. "Mr. Mercedes" (Trilogia Bill Hodges)
2. "Achados e Perdidos" (Trilogia Bill Hodges)
3. "Ultimo Turno" (Trilogia Bill Hodges)
4. "Outisider"
5. Conto " Com Sangue" ( Livro: "Com Sangue")
6. "Holly"