Ismael.Chaves 17/10/2023
Perturbadoramente recomendável.
Larissa Prado é uma daquelas autoras que, tão logo sai material novo, eu já quero ler o mais rápido possível, tamanha é a criatividade e qualidade de suas histórias.
"Umbra" é sua nova coletânea e já está disponível em formato digital na Amazon. São três histórias que se passam no intervalo de um eclipse e esse evento astronômico muda, fatalmente, a vida das personagens.
A ficção de Larissa Prado é inspirada e influenciada pelo horror cósmico de H.P Lovecraft, mas também pelo absurdo, o insólito e o surrealismo de autores como Franz Kafka, Jorge Luis Borges e Junji Ito.
As situações inexplicáveis que ocorrem ao longo das histórias colocam o ser humano diante da sua insignificância em relação ao Universo. É o horror do desconhecido que traz o que há de mais sombrio escondido no lado oculto da lua - mas, principalmente, dentro de nós mesmos.
Em "O eclipse", o que era para durar apenas alguns segundos, se transforma em horas. Somos apresentados a esse fenômeno e o estranho efeito que ele causa nas pessoas. Em um parque cheio de pessoas, Camille é a única que não olhou para cima e ela tenta, desesperada, arrancar o marido de um estado hipnótico que parece ter infectado todos a sua volta. A partir daí, o conto cria uma atmosfera de tensão e claustrofobia cada vez mais crescente, cujo desfecho é simplesmente perturbador.
"Da sombra" apresenta Lúcio, um jovem que estava no mesmo parque do conto anterior e também decidiu não olhar para cima. Aliás, esse é um personagem que constantemente olha muito mais para dentro de si mesmo, buscando refúgio de tudo o que lhe atormenta ou amedronta. Mas não é uma "noite" comum. E ele perceberá que a escuridão também pode invadir sua mente.
"Carnívora" encerra essa tríade obscura com, talvez, seu melhor conto. Melissa acaba de perder o emprego e decide tirar um tempo longe de tudo e todos, alugando uma cabana no meio da floresta. Mas ela não pode escapar do eclipse e, logo, ela - e o leitor - perceberá que esse misterioso fenômeno é capaz de alterar toda a vida terrestre, e isso inclui a fauna ao seu redor.
Perturbadoramente recomendável.