Umbra: o eclipse da sombra carnívora

Umbra: o eclipse da sombra carnívora Larissa Prado




Resenhas - Umbra: o eclipse da sombra carnívora


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Ismael.Chaves 17/10/2023

Perturbadoramente recomendável.
Larissa Prado é uma daquelas autoras que, tão logo sai material novo, eu já quero ler o mais rápido possível, tamanha é a criatividade e qualidade de suas histórias.

"Umbra" é sua nova coletânea e já está disponível em formato digital na Amazon. São três histórias que se passam no intervalo de um eclipse e esse evento astronômico muda, fatalmente, a vida das personagens.

A ficção de Larissa Prado é inspirada e influenciada pelo horror cósmico de H.P Lovecraft, mas também pelo absurdo, o insólito e o surrealismo de autores como Franz Kafka, Jorge Luis Borges e Junji Ito.

As situações inexplicáveis que ocorrem ao longo das histórias colocam o ser humano diante da sua insignificância em relação ao Universo. É o horror do desconhecido que traz o que há de mais sombrio escondido no lado oculto da lua - mas, principalmente, dentro de nós mesmos.

Em "O eclipse", o que era para durar apenas alguns segundos, se transforma em horas. Somos apresentados a esse fenômeno e o estranho efeito que ele causa nas pessoas. Em um parque cheio de pessoas, Camille é a única que não olhou para cima e ela tenta, desesperada, arrancar o marido de um estado hipnótico que parece ter infectado todos a sua volta. A partir daí, o conto cria uma atmosfera de tensão e claustrofobia cada vez mais crescente, cujo desfecho é simplesmente perturbador.

"Da sombra" apresenta Lúcio, um jovem que estava no mesmo parque do conto anterior e também decidiu não olhar para cima. Aliás, esse é um personagem que constantemente olha muito mais para dentro de si mesmo, buscando refúgio de tudo o que lhe atormenta ou amedronta. Mas não é uma "noite" comum. E ele perceberá que a escuridão também pode invadir sua mente.

"Carnívora" encerra essa tríade obscura com, talvez, seu melhor conto. Melissa acaba de perder o emprego e decide tirar um tempo longe de tudo e todos, alugando uma cabana no meio da floresta. Mas ela não pode escapar do eclipse e, logo, ela - e o leitor - perceberá que esse misterioso fenômeno é capaz de alterar toda a vida terrestre, e isso inclui a fauna ao seu redor.

Perturbadoramente recomendável.
comentários(0)comente



ixqwt 03/11/2023

Inspirado, escrita fantástica, um conto bem único na abordagem. curti demais esse, é uma ótima leitura.
comentários(0)comente



Geovana Rodrigues 09/11/2023

Ave Maria, misericórdia! - Eu senti o impacto!
Comprei assim que lançou, pois sabia que viria coisa de qualidade e olha só - expectativas altas com a Larissa Prado são expectativas superadas!

Adoro como a escrita dela me passa uma sensação de que não há mais nada a ser feito, uma desesperança, uma melancolia com uma pitada generosa de crise existencial - uma delícia!

Você já assistiu um eclipse? Tivemos esse recente agora, do dia 14/10, que só podia ser olhado com lentes especiais e tal… eu não assisti, fiquei com medo de dar algum problema nos meus olhos, mas confesso que admiro demais esses fenômenos grandiosos.

Mas voltando à pergunta, se já viu, consegue se lembrar de como se sentiu durante essa rara dança dos astros? Porque aqui, nos contos, a última coisa que os personagens verão será esse espetáculo - literalmente!

3 contos, narrando os últimos momentos de pessoas reféns deste fenômeno - se pudesse escolher 2 palavras para resumir o que senti seria: claustrofóbico e aterrorizante! Super indico!

site: https://www.instagram.com/p/CzE9_PfPrbr/
comentários(0)comente



Luigi 05/01/2024

Horror cósmico, ah, o horror cósmico!
Uma amante insatisfeita. Um arrogante enfadonho com planos sombrios. E uma sonhadora desiludida.
O que eles tem em comum?
Todos tiveram a vida mudada em um eclipse. O mesmo eclipse. O mesmo horror.
O horror cósmico que a autora nos envolve é tão fascinante, tão claustrofóbico e, ao mesmo tempo, libertador, que nos impede de parar a leitura mesmo que por um segundo. O incomum, o bizarro, o caótico. Tudo dança em uma harmonia surreal que se encaixa em perfeita ordem, irônico, não?
Solidão, egocentrismo, pertencimento. Emoções que se conectam através de personagens que não se viam prontos para o horror que habitaria dentro deles e escaparia naquele curto e longo eclipse.
Eu, honestamente, adoro a escrita da Larissa! É perturbador, é fantástico e arrebatador!
comentários(0)comente



Lari Guimarães - @lendocomanatureza 23/02/2024

Apocalíptico!
Escolhi por pura coincidência esse conto só pra ler no ônibus enquanto voltava pra casa, terminei já bem pertinho de casa e só digo uma coisa: isso que é conto de qualidade!
comentários(0)comente



jvictor.rc 04/05/2024

O único defeito é ser curto demais
Atmosfera melancólica, perturbadora, movida pelo horror cósmico!

Em "Umbra" temos três histórias curtas e distintas que orbitam o mesmo fenômeno – um eclipse desesperador e mortal.

Cada página envolve e sufoca conforme aprofunda nos personagens e consequências desse fenômeno. O final é um alívio, um respiro seguido pela ânsia em saber mais sobre esse universo e outras perspectivas.


comentários(0)comente



MichelleSN 15/11/2024

Que escrita poderosa!!!
Os textos da Larissa sempre vão além da superfície: as alterações que um eclipse solar causa nas pessoas, não são somente transmutações físicas - que são deveras horrendas - mas impactam profundamente sua psiquê. O ser humano é transformado em algo alem-humano, e as consequências são devastadoras.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR