PatriciaLima_autora 17/10/2023
Dia memorável
Orgulho de ter participado desse momento histórico para a Literatura brasileira contemporânea.
"Um Grande Dia para as Escritoras” nasceu da ideia da escritora Giovana Madalosso em reunir autoras (com textos publicados ou não) durante a Feira do Livro (SP) em junho de 2022, para reproduzir o clássico retrato “Um grande dia no Harlem” (1958), tirada por Art Kane em Nova York, com lendas do jazz. Desde então, foram realizados 53 registros, em 49 cidades do Brasil e do exterior, com a presença de 2302 mulheres.
"Organizada coletivamente e editada pela Bazar do Tempo, a publicação traz textos das organizadoras e escritoras Giovana Madalosso, Paula Carvalho, Esmeralda Ribeiro, Sony Ferseck e Deborah Goldemberg, antropóloga que fez uma pesquisa com as participantes das fotos e escreveu a partir da compilação de respostas. As fotos foram publicadas em ordem cronológica, a partir do dia em que foram feitos os registros. O primeiro registro, por exemplo, foi feito em Salvador, na manhã de 11 de junho de 2022, antes da foto que originou todo o movimento, enquanto a última foto foi registrada em 11 de fevereiro deste ano, em Itanháem, no litoral paulista.
A publicação traz também outros 58 textos de escritoras que participaram das fotos, como Eliana Alves Cruz, Cida Pedrosa e Nara Vidal. Um dos principais destaques do livro é apresentar o nome de quase todas as escritoras que participaram das fotos nas suas respectivas cidades. Essa tarefa árdua ficou a cargo da jornalista Jess Carvalho, que, ao longo de cinco meses, conseguiu identificar quase todas as mulheres presentes nas imagens. "
📸 No Rio de Janeiro o encontro foi registrado na escadaria do Teatro Municipal, pertinho da Biblioteca Nacional, pela fotógrafa Monica Ramalho.
site: https://www.instagram.com/reel/CwYEd5UJFLM/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==