Jubs Manzano 17/01/2024
Opiniões contrárias tem valor?
Esse livro me fez pensar muito além do tema abordado, a princípio.
Duas mulheres negras, formadas e com vida acadêmica deveriam ser o orgulho do progressismo, mas não se trata disso, não quando essas duas mulheres são conservadoras.
O assunto abordado é uma pauta que deve ser vista e valorizada por todos. Mas será que estamos abertos a ouvir opiniões divergentes? Ou simplesmente baseamos nossa ideia naquilo que nos convém, cercando de pessoas com a mesma opinião e fechando os horizontes a cerca do debate ideal?!
Racismo existe, todos sabemos (ou deveríamos saber). Mas será que é realmente pautado em uma estrutura? Se sim, que estrutura é essa? E quem é o responsável por ela?
Lugar de fala realmente existe? Se sim, quem tem direito a falar? Todos que se encontram naquele ?lugar social? ou só os que se encontram dentro do mesmo viés? Ou será que é uma ideia ?deturpada? e é usada apenas para censurar os ?privilegiados da sociedade? - realmente entre aspas porque não podemos tratar alguém como vítima ou privilegiado sem conhecer a história da pessoa, de fato. As aparências enganam, e muito! Além de que, a sua história passada, ou a de um povo por inteiro não deve determinar seus passos futuros, você é o único responsável por se desenvolver e crescer, por chegar aos lugares que quer chegar, essa luta é individual (rodeada de pessoas que desejam seu melhor, mas é uma luta particular).
O que dizer sobre cultura? Ela realmente tem dono? É necessário o cancelamento por admirar e usar algo da cultura alheia? Se sim, por que, como brasileiros, amamos ver nossa cultura mundo a fora e não nos indignamos com a mesma ideia de ?Apropriação da nossa cultura?? Além disso, se vai haver cancelamento (tentativa de demonizar alguém e acabar com a vida social de uma pessoa, simplesmente por ser alguém falho e não se adequar aos padrões de perfeição da sociedade) por que ele é tão seletivo?
As questões ficam no ar e espero que, assim como eu fiquei refletindo sobre o assunto, todos os leitores também reflitam.
Termino minha resenha com uma citação famosa:
?Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.?
Que venhamos ter debates sem a censura, afinal ela só é benéfica a um: o racista.