Bolsonarismo

Bolsonarismo João Cezar de Castro Rocha




Resenhas - Bolsonarismo


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Andressa.Diogo 31/07/2024

Nesse livro o João Cezar consegue, brilhantemente, mesclar a teoria sobre o bolsonarismo com a literatura, muitas vezes com os clássicos, mas também com nossa realidade. É uma leitura fácil e gostosa, haja vista a temática
comentários(0)comente



Ariel121 02/05/2024

Um futuro para se pensar
Olha? como foram terríveis esses últimos 4 anos. Eu achei que tudo iria sucumbir em uma terrível ditadura. Sou carioca, e aqui o bolsonarismo ainda é altamente pulsante. Pelo menos localmente, acho que ele está longe de enfraquecer.

O autor me parece otimista demais, falta muita ação do setor progressista, e até da própria direita, para retomar seu papel na sociedade não mais como um extremismo fanático e religioso. A esquerda tá longe de entender a guerra cultural. Este livro mesmo, todo rebuscado e cheio de referências à literatura, pouco serve ao povo. Somente à uma elite intelectual presente na academia. Quando teremos um real projeto de enfrentamento, principalmente, na mesma linguagem?

Ainda assim, livro necessário, pois organiza o pensamento e o entendimento do fenômeno, pelos detalhes e acontecimentos que apresenta. Recomendo!
comentários(0)comente



Laianny Almeida 17/04/2024

Didático
Através de uma linguagem simples e acessível, o autor consegue reunir seus texto na tentativa de explicar a guerra cultura da iniciada pela extrema direita com o bolsonarismo.
Recorrendo a Freud estabelece uma conexão entre as atitudes que vimos desde 2018 com o conceito de ilusão de Freud.


Recomendo a leitura
comentários(0)comente



leiturasdabiaprado 11/04/2024

Se você quer entender o porquê que o avanço da extrema direita foi tão avassalador no Brasil esse é o livro que eu te indico!
A análise trás exemplos na literatura (já começa com O Alienista de Machado), fundamenta teorias em grandes nomes como o Freud, vai lá na ditadura e a analisa com as semelhanças e diferenças do hoje, aborda o nazismo, o fascismo, e, o crescente uso das redes sociais, das fakes news...
É uma obra que compila opiniões e entrevistas, mastiga o assunto, torna palpável termos como dissonância cognitiva coletiva!
Cita Olavo de Carvalho e o seu uso como meio manipulador de massa...
O livro é vasto em conhecimento e detalha bem os seus porquês!
Particularmente, eu gostei muito de uma abordagem sobre erro e ilusão, que afirma que podemos dizer que os bolsonaristas não estão em erro, o autor traz uma análise, com base em Freud, aonde diz que os mesmos estão vivendo uma ilusão, pois a ilusão é sempre a projeção do próprio desejo. E quando eu parei para pensar sobre essa assertiva tudo fez sentido: as pessoas nas portas dos quartéis, a invasão e quebra-quebra em Brasília, a eterna espera pelas 72 horas, as manifestações pró-ditadura... é tudo um grande fanatismo coletivo, mas fundamentado na ilusão, eles não se veem em erro, eles realmente acreditam naquilo tudo...
Entre as diversas passagens dignas de transcrição vou me ater a essa: "O bolsonarismo é o primeiro movimento de massa da política brasileira cujo eixo é uma incitação permanente ao ódio como forma de ação. O resultado não pode ser outro: colapso da gestão pública e esgarçamento máximo do tecido social."

Eu poderia escrever muito mais, mas vou deixar você curioso!
Então se você quer saber mais, entender mais sobre o tema é simples: Leia o livro, tenho certeza que você não vai se arrepender!! ?
comentários(0)comente



Vitor Hugo 21/03/2024

DA CARICATURA À CARACTERIZAÇÃO

Com esta obra, o professor e escritor João Cezar de Castro Rocha dá início a uma trilogia que se propõe ao árduo trabalho de entender e estruturar o bolsonarismo, evitando a simples (e perigosa) derrisão; daí o título, retirado do texto mesmo do livro, desta singela análise.

Afirma o autor que o bolsonarismo transportou a lógica das redes sociais, e do mundo digital como um todo, para o campo da disputa política, o que levou, em sua expressão, "à despolitização da pólis", ao esvaziamento da esfera pública do debate.

Já presente no subtítulo do livro, o autor aborda como, da guerra cultural, o bolsonarismo passou a funcionar como seita religiosa, tudo descambando em terrorismo doméstico, como bem comprovam os lamentáveis acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.

A dita guerra cultural, no caso, age a partir de um falso moralismo permeando uma pauta de costumes, usando como instrumentos as "fake news" e as teorias conspiratórias. Isso se dá em um ambiente específico, cunhado pelo autor como "midiosfera extremista", um sistema fechado e paranoicamente coerente em si mesmo, composto de correntes de WhatsApp, canais de YouTube, redes sociais, aplicativos específicos e "mídia amiga externa", como, por exemplo, o grupo Jovem Pan.

Na dita midiosfera extremista opera a retórica do ódio, que objetiva, mesmo que de forma simbólica, a destruição do outro. Isso tudo, segundo o escritor, leva os componentes da seita a um estado de dissonância cognitiva coletiva, estado psicológico no qual a pessoa tem de conciliar um descompasso entre crença e comportamento, geralmente aprofundando o distanciamento de uma realidade fática objetiva.

A par desta análise mais, digamos, subjetiva do fenômeno, o autor aborda, para além do caráter internacional do bolsonarismo como parte de um movimento global da extrema direita, as notas nacionais do movimento.

Afirma o autor, então, que o bolsonarismo se funda em três elementos básicos: a) transposição da autoritária Doutrina de Segurança Nacional para tempos democráticos, objetivando a eliminação do "inimigo"; b) tomada de base teórica a partir da obra "Orvil", livro escrito nos anos 1980 pelo ministro do Exército do governo Sarney, a fim de fazer contraponto ao livro "Brasil: nunca mais", sendo que daquele se depreende que o "espectro comunista", a partir de 1974, abandonou a tentativa de tomar o poder por meio das armas, passando a agir de forma insidiosa no campo cultural, aparelhando a arte e o meio universitário; c) "sistema de crenças" do "guru" Olavo de Carvalho, difundindo-se daí o que o autor chamou de "analfabetismo ideológico".

Tem-se aí, portanto, uma visão de mundo bélica, uma estrutura de pensamento conspiratória e uma linguagem que se notabiliza pela retórica do ódio, cuja consequência só poderia ser o que o autor chamou de "arquitetura da destruição", ou seja, um (então) governo que buscou desmantelar tudo o que estava ligado aos campos cultural, educacional, acadêmico, ambiental etc.

O "ovo da serpente", segundo o autor, encontrar-se-ia ainda nos movimentos de rua de 2013. E o fim? Se levado adiante de forma acabada, tudo descambaria em um estado autoritário de matiz fundamentalista religioso. Mas há esperança, segundo o escritor, e tudo isso inicia com a ética do diálogo, verdadeira antítese à retórica do ódio.

O livro é composto de uma longa introdução, na qual a essência da estruturação do pensamento do autor já está presente; seguem-se artigos e entrevistas do autor ao longo do tempo, os quais ora repetem a temática, ora aprofundam os conceitos.

Embora, pela estruturação, o livro possa ser um pouco repetitivo, o fato de o autor ser professor de literatura, usando várias referências deste meio em sua escrita, torna a obra bastante agradável, como é, aliás, ouvir o autor, o que é possível em vários canais do YouTube aos quais o professor João Cezar concedeu entrevistas.
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 02/03/2024

Livro bom... Mas repetitivo
O autor faz críticas construtivas e pautadas, principalmente, um arcabouço teórico literário fazendo comparação do governo bolsonaro com a literatura, destacando a obra de Shakespeare. O livro também conta com várias entrevistas, artigos e falas do autor.
Um dos pontos válidos é a conceituação sobre a dissonância cognitiva coletiva, algo que me interessa muito e explica, em partes, o fenômeno do bolsonarismo, entretanto, o autor não aprofunda muito.
Por último, algo que me incomodou bastante foi sempre voltar nos mesmos temas...não gosto de livros assim. Enfim, espero que os próximos sejam mais ricos neste sentido.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR