Isabela.Wapenik 27/05/2024
Para sempre Rainha
Nossa, sinceramente, quando comecei esse livro, esperava ver apenas a jornada da Padmé enquanto senadora e seu desenvolvimento até o período do filme Ataque dos Clones. Aqui, E.K Johnston foi de uma maestria em apresentar não apenas a Padmé, mas TODAS as suas damas de companhia.
É aqui que deixo meu sincero respeito pela construção de cada peraonagem, que passaram de simples figurantes a pessoas completamente compelexas, com diversas emoções e personalidades diferentes, tudo isso apresentado em pouquíssimas páginas paracada uma. Fica claro que as principais são a própria senadora e sua dama mais fiel, a Sabé. E nem precisa de um bom olho pra ver que a Sabé é o contraste fidedigno da Padmé, desde suas perspectivas, objetivos e decisões/trabalhos, até seu relacionamento com oTonra( semelhante ao que o Anakin tinha com a Padmé, mas diferente). É tudo muito bem pensado.
Aescrita é extremamente fluída, gostosa de ler, te deixando sempre com um gostinho dequero mais. Contudo, ressalto aqui que é um livro político, de formação de personagem, então não tem muita ação. Vai acontecer algo emocionante mais ao final do livro, mas não éoponto alto nem o foco.
Por fim, o epílogo é dilacerante. Ele não tinha a obrigação de estar alí, mas estáe é simplesmente uma das coisas mais lindas e doloridas que eu já vi em todo o universo de Star Wars.
Leitura altamente recomendada para aqueles que gostam de Star Wars, mas sobretudo para aqueles que acharam que aPadméfoi subestimada durante as Prequels e que a acompanharam durante Clone Wars.