Olhar petrificante

Olhar petrificante Natalie Haynes




Resenhas - Olhar petrificante


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Beatriz.Minozzo 10/04/2024

Muito legal!
Eu gostei bastante do livro em geral! Adoro mitologia e esse livro reflete bem a história! Não favoritei só por causa do último capítulo, mas por motivos pessoais! Indico bastante! Se você gostar de mitologia e quiser saber e entender mais sobre o assunto, esse é um livro para você!
comentários(0)comente



Marina 25/03/2024

Você conhece a história da Medusa? Qual versão você ouviu?
?? | Ao longo dos séculos, Medusa foi representada na literatura como a mulher monstro que tinha cabelos de cobras, olhar que petrificava seus inimigos, amante de Poseidon e inimiga de Atena, sendo derrotada num duelo com Perseu, o herói filho de Zeus que desejava proteger sua mãe. Já na versão de Natalie Haynes, conhecemos uma Medusa inocente. Uma menina criada pelas suas irmãs que tem a sua paz interrompida pela ganancia e orgulho dos homens e dos deuses.

? | A minha parte favorita da construção desse livro foi a forma que a autora conseguiu contar todas as histórias que se atravessavam sem tornar tudo confuso. Não descobrimos apenas quem era Medusa, mas também o nascimento dos deuses Atena e Hefesto, o lado perverso de Poseidon, a desconstrução do heroismo de Perseu e a maternidade vivida por Esteno e Euríale, irmãs de Medusa.

?? | Já entrou para a minha lista de favoritos! Amo releituras dos contos gregos, principalmente quando eles enaltecem as figuras femininas. Indico a leitura para todos que desejam conhecer mais sobre a mitologia grega ou que gostam de histórias sobre mulheres fortes, porém, ressalto que apesar da escrita ser cuidadosa, podem haver gatilhos relacionados à temas como abuso sexual e violência contra a mulher.
comentários(0)comente



Sarah 02/03/2024

Decapitante
Os Povs não foram bem usados no livro, eu acho, as vezes ficava muito chato e fora de foco; esse não é uma história da Medusa, mas de todas as mulheres que fizeram parte, indiretamente, de sua história. Muito legal o final e a exploração de outras personagens da mitologia.
comentários(0)comente



Margarete 23/02/2024

Um olhar divertido (mas raso) para a profunda Medusa
A autora promete reescrever o Mito da Medusa sob a ótica feminina. Uma ideia ótima. Mas o que acaba fazendo é escrever um livro divertido, com uma salada de mitos gregos um tanto fora de seus lugares e definitivamente mal representados. Acho que o uso indiscriminado dos mitos para uma história meio pastelão foi o que me irritou um pouco, mas se você apertar o seu botão de "vale da descrença" e não for chato quanto aos mitos como eu, pode se divertir ainda mais. Mas Medusa continua sendo vítima, a autora não a redime e, pior, a coloca no lugar de uma assassina em massa na mão de um Perseu idiotizado. Ninguém disse que autores não podem bagunçar a história dos mitos. São apenas mitos, não verdades. Mas a autora preferiu o pastiche só pra fazer um humor sub Monty Python. Recomendo.este livro para passar o tempo e para quem não ama os mitos gregos como eu (confesso ter me irritado muitas vezes com."liberdades" demais na representação deles, sem ganho algum para a história. Neil Gaiman deu uma aula de como recontar mitos em seu Mitologia Nórdica, com graça e qualidade de texto, e sem fugir dos mitos. Não é o caso aqui. Ah, a autora escreve bem, sim. Ou foi muito bem editada, não sei dizer.
comentários(0)comente



Milena799 21/02/2024

Falta Medusa
Acredito que com o intuito de trazer a história da medusa de outros ângulos, o romance traz narrações e histórias de outros personagens que vão se entrelaçando. Inicialmente a proposta é interessante, mas a história, em si, de medusa, acaba ficando em segundo plano, sendo basicamente uma coadjuvante, quando deveria ser a protagonista.
A percepção que tive durante a leitura, é que a autora se perde?

Opinião de uma psicóloga leiga, mas apaixonada por mitologia grega, é que a autora não se baseou na personalidade dos deuses, semideuses e criaturas já descritas nos clássicos. Quando ela traz Zeus ou qualquer outro personagem aos quais já li sobre, fica difícil associar a leituras anteriores?

Os diálogos não são bem construídos, poderiam ser explorados de outras formas, com mais intensidade, são apresentados de forma superficiais e infantilizados.

A autora traz uma certa influencia ao leitor, passando a imagem de medusa como vítima absoluta e Perseu como vilão cruel.

Por fim, me decepcionei com a leitura. Volto com a opinião que falta Medusa durante toda a leitura.
comentários(0)comente



Leo Neto 18/02/2024

Então, por que que quer protege-las ?
Porque eu posso?
Eu amo mitologia grega e esse livro leva a gente pra esse mundo de deuses, gigantes, Reis, heróis e ?mostro?
Juliaaeu 18/02/2024minha estante
só essa frase já me conquistou, já adicionei na lista




Miguel 07/02/2024

Um livro que não funcionou para mim. Muito demorado mas o fim é muito fofo e alguns personagens não bem desenvolvidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Milena799 27/02/2024minha estante
Nossa, ela quis influenciar o leitor durante todo o livro, faltou muito a imparcialidade, concordo com você.


Jessica.Seidenfuss 13/03/2024minha estante
Simmm, ficou até chato, as justificativas para todos os atos dos outros personagens acabaram se tornando rasas e superficiais?




m.eduarda1 26/01/2024

É o auge da perfeição.
"? Por que alguém amaria um monstro? ? perguntou Perseu.
? Quem é você para decidir quem é digno de amor? ? falou Hermes.
? E quem é você para decidir quem é um monstro? ? acrescentou o deus mensageiro."



É um dos meus trechos favoritos desse livro que inicio a resenha de "Olhar Petrificante". Essa narrativa tão rica em detalhes nos proporcionam um lado cru da mitologia que infelizmente é muito romantizada, tal qual o heroísmo do Perseu para não dizer Tirania. A autora aborda os assuntos com sutileza e delicadeza, ainda que de forma explícita, pega de surpresa os que não estão preparados a ler tais assuntos. São contos interligados que mostram a dura realidade de muitas moças que vivenciaram na pele o mesmo que Medusa e seu trágico fim. Embora seja muito descritivo e tedioso em algumas cenas curtas, não possui coragem suficiente de tirar a quinta estrela tão merecida. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Moony 19/01/2024

Pesado
Ela n querendo fzr mau a ngm, geral tratando ela como monstro.... Achei triste a história, me deu gatilho.
comentários(0)comente



Camila 06/01/2024

Gostei bastante
Livro muito bem escrito. Indico para quem gosta/tem interesse em mitologia grega. É dividido em várias histórias que acontecem em paralelo e que se integram/interagem em algum momento. Explora muito bem os personagens (deuses gregos, titãs e outros seres míticos) mostrando um pouco mais de suas personalidades e atitudes. Descrições e fluidez de leitura boa
comentários(0)comente



mille 05/01/2024

Vale a pena a leitura
Sempre quis ler um livro sobre mitologia que contasse as histórias das mulheres, nunca me interessei muito na mitologia como é contada, sobre como os deuses são os grandes poderosos e intocáveis.
O livro começa um pouco confuso, demora para você pegar o ritmo de escrita da escritora, pois o livro tem vários narradores e vários capítulos de histórias diferentes que se conectam.
A parte que mais gostei do livro foi a infância da Medusa, sobre como as Górnonas aprenderam a amar e ter medo, não por elas, mas pela Medusa, o conhecimento delas sobre os sentimentos e o cuidado pela criança, que era tão diferente delas. Vi resenha aqui falando que o livro só mostra o quanto as mulheres da mitologia são fracas e frágeis mas vi ao contrário disso: mostra que muitas vezes os famosos "monstros" como as Gorgonas, na verdade são mais humanos do que os próprios humanos - como o Perseu -.
Todos os capítulos são nomes de mulheres, mesmo que o livro conte sobre a infância do Perseu e sua jornada. Achei interessante o livro contar sobre a mãe de Perseu, o que dá total embasamento a história da Medusa e ao propósito do livro que é dar voz às histórias das mulheres na mitologia.
É difícil de ler, todas as mulheres da mitologia aparentemente foram abusadas de alguma maneira, até Athena, que apesar de não ser santa por ser também uma Deusa que só pensa em vingança e rivalidade com os outros Deuses, passou por isso, porque não deixa de ser mulher.
Só não dei 5 estrelas porque demorei para pegar o ritmo de leitura com ele livro, alguns capítulos são um pouco cansativos, como de guerra, que eu particularmente acho chato ler. Mas vale a pena a leitura, te faz refletir e ficar com muita raiva pois muitas vezes quando falam sobre "relação sexual" que a Medusa teve com Poseidon na verdade foi estupro.
Medusa nunca foi um monstro, Perseu nunca foi um herói.
mille 05/01/2024minha estante
perdão os erros de português kkkkkkk


Biaa 12/02/2024minha estante
Se você quer livro sobre mitologia que conta história de mulher, leia Circe. Eu terminei hoje e achei muito bom


mille 15/02/2024minha estante
oii bia, esta na minha lista!!!


Biaa 19/02/2024minha estante
Ah que legal!! Depois me conta o que achou *-*




Luciana 20/12/2023

Quando de fala de Medusa, imediatamente vem a cabeça de muitos s palavra "Monstro".

Uma criatura que, apenas com um olhar, pode transformar qualquer ser em pedra.

Mas, se eu te disse que o "monstro" na verdade é a vítima?

Natalie Haynes, elabora com maestria uma narrativa no olhar de Medusa... Seus traumas, seus sentimentos, o amor pelas irmãs... Mostra que os verdadeiros monstros são aqueles que pousam de heróis em detrimento de seu sofrimento (e de outras mulheres).

Um livro incrível de se ler.
comentários(0)comente



Isabelle 13/12/2023

Chocante e Revoltante
Eu não sou grande entusiasta da mitologia grega mas me interessei pelo mito da Medusa e li o livro. Fiquei chocada com tanta injustiça e barbaridade cometida pelas mulheres da história. Não importa se são mortais, deusas, ninfas ou um monstro? se é feminina é violada, subjugada, sacrificada, violentada, amaldiçoada? decapitada.

Eu terminei o livro revoltada, triste e muito satisfeita com todo o desenrolar da história.
Um livro incrível que narra com maestria de vários pontos de vista e entrelaça vários mitos que fazem todo o sentido no final!
comentários(0)comente



Alê | @adagaliteraria 06/11/2023

Seus olhos estavam queimando e pareciam pulsar contra suas pálpebras, por isso achou que ia ficar cega. Seu couro cabeludo estava se rasgando. Gritou até perder a voz.
A história mergulha nas profundezas do mito grego, revelando uma história emocionante e sombria. Reimaginando o conto da única mortal entre deuses, Medusa, e seu trágico destino.

Dividida em 5 fases: irmã, mãe, cega, amor e pedra. A trama se desenrola quando o deus do mar, Poseidon, comete um ato hediondo contra Medusa, levando à ira de Atena e à transformação irreversível da jovem mulher.

A maldição de Medusa, com serpentes em seu cabelo e um olhar petrificante, a condena a uma vida solitária nas sombras.

“Eles vão teme-la, fugir de você e chama-la de monstro!”

O livro destaca a jornada de Perseu, um dos filhos de Zeus, em busca da cabeça da Górgona e da missão de matar Medusa. A trama se desenrola de maneira intrigante, explorando temas de vingança, sacrifício e redenção.

A narrativa se destaca por sua capacidade de dar voz a Medusa, uma figura frequentemente vilanizada na mitologia, e humanizá-la, revelando as profundezas de sua tragédia pessoal.

A narração varia em vários personagens, o que dá a possibilidade de serem desenvolvidos e contar seu ângulo da história da Medusa, de forma que podemos entender todos os acontecimentos.

Você conhece a história da Medusa, eu particularmente acho muito pesada e triste.

site: https://www.instagram.com/p/CyrJp_XPM5u/
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3