Olhar petrificante

Olhar petrificante Natalie Haynes




Resenhas - Olhar petrificante


37 encontrados | exibindo 31 a 37
1 | 2 | 3


Paula.Dandara 03/11/2023

O outro lado da história
Achei um livro muito interessante, além de contar a história da Medusa sem a vilanizar, traz de maneira fiel egocentrismo dos Deuses.
Ainda, traz a reflexão sobre quem de fato é o vilão da história. Que pode mudar de acordo com quem narra a história.
Para mim, a maior reflexão da história, foi sobre o que é belo? Como se determina o que é monstro e o que é belo de verdade?
Além de toda reflexão sobre a normalização do estupro e sobre como, ainda, se culpa e puni a vítima.
comentários(0)comente



Carla 26/10/2023

Decepcionante
Esse reconto é decepcionante por vários motivos:

+ forma: um pouco mais de 300 páginas com mais de 70 capítulos. Isso significa que os capítulos são pequenos demais. Além disso, se alternam entre uns 20 personagens, eu acho, fragmentando a história de um jeito bem ruim, bagunçado e confuso.

+ conteúdo: um reconto da história da Medusa que não reconta quase nada. Uns 30% podemos dizer que é sobre ela, de fato. A centralidade da história só passa a ser dela nos 20% finais do livro. Além disso, a história deixa diversos episódios já bastante conhecidos de fora.

+ o tom: a proposta dos recontos centrados nas mulheres é lhes devolver a voz e nos dar uma chance de ler a história sobre outra ótica. A autora não consegue fazer isso, infelizmente, perpétua a percepção de sempre: as mulheres são frágeis e fúteis e os homens são implacáveis, cruéis e têm motivos. A deusa Athena aparece como uma garota mimada que em nada lembra a presença forte da deusa da guerra; as górgonas irmãs de Medusa são atrapalhadas e indecisas; a deusa Hera é só ciumenta e a própria Medusa parece ter ficado sempre criança.

Podia continuar elencando motivos, mas vou ficar por aqui dizendo: leiam recontos, mas deixem esse para o final da fila pq Medusa merecia muito mais do que o relatado aqui.
comentários(0)comente



Paty 20/10/2023

Se vc espera um livro que foque apenas na medusa e que seja sobre o ponto de vista dela vc vai se decepcionar.
Eu comecei lendo esperando um livro assim, mas encontrei muito mais que isso. O livro é cheio de pontos de vistas diferentes, das divindades do olimpo e tudo vai culminando no tão famoso olhar petrificante de medusa. Eu gostei muito da narrativa dessa história, dos capítulos curtos e como vc se sente dentro do próprio olimpo vendo todas as fofocas dos deuses. O livro é mto visual, vc consegue vê claramente em sua mente toda a glória e esplendor do olimpo e todos os conflitos dos deuses.
Se tenho algo pra reclamar é que achei a história da medusa um pouco fraca, no sentido de que eu esperava mais, tendo em vista tudo o que ela sofreu. A cena do templo eu achei fraca demais, sem a emoção que deveria passar.
comentários(0)comente



babrantes 12/10/2023

A medusa só queria chilar com as suas sisters
Bastantes capitulos um pouco confusos (pov de pedras e sla mais o q), mas até esses eram interessante de ler.

Perseus é um 🤬 #$%!& (n o meu percy), a athena é mt clueless (kinda ironico but oh well), as irmãs são incriveis e rip Ceto
comentários(0)comente



ValeLucas 19/09/2023

Que livro incrível
Eu amo recontos de mitos gregos e não seria diferente com esse aqui. Esse livro é primoroso em nos fazer refletir sobre o papel das mulheres nessas histórias, sempre em segundo plano, sendo usadas e descartadas, meros instrumentos e coadjuvantes nas histórias de deuses, heróis e homens.

A narrativa passeia entre muitas mitologias, não só na da Medusa, como é de se imaginar pela capa e pelo título. Acompanhamos todo o plano de fundo de histórias interligadas, a dinâmica entre os deuses do Olimpo e as histórias que impactam diretamente no que ocorreu com a Medusa.

A premissa geral do livro é a história de como a górgona Medusa, que vivia pacificamente com suas irmãs, foi abusada por Poseidon em um templo de Atena, e foi punida pela deusa no lugar do abusador. A vítima sendo mais uma vez atacada por quem deveria ser um apoio. Medusa então amaldiçoada é perseguida por Perseu, que tem a missão de levar a cabeça de uma górgona para um rei soberbo.

Mas a história é muito além disso, vemos vivências de diversas mulheres, sejam elas deusas, criaturas imortais ou humanas, sendo subjugadas pela vontade de outros, tendo suas histórias esquecidas e tratadas como troféus, conquistas, prêmios ou obstáculos a serem ultrapassados. Todos os mitos se conectam no final de uma maneira incrível. A autora fez muito bem ao traçar paralelos entre vários mitos sem sair do contexto proposto.

A escrita é incrível, com capítulos em primeira pessoa, em terceira pessoa, contados por narradores misteriosos, por deuses e heróis. Vários pontos de vista que se unem pra formar uma história incrível, que emociona e faz pensar. Ainda mais que já lemos sabendo o fim que aguarda Medusa nas mãos de Perseu. A autora brilha em utilizar isso como um fator pra instigar o leitor e aumentar a curiosidade. Saí dessa leitura triste e ao mesmo tempo encantado. Já quero ler tudo dessa autora.
comentários(0)comente



Guynaciria 08/09/2023

Olhar petrificante: a história da Medusa/ Natalie Haynes / @editorajangada

Após um ato de violência de Zeus, contra sua ex esposa, essa ficou grávida de Medusa.

Zeus temendo que a criança fosse a responsável pelo seu fim, roubou a criança, a abandonando junto as górgonas, que a criaram como uma irmã.

Medusa cresceu cheia de curiosidade, mas o destino da sua mãe, se repetiu com ela. Só que dessa vez ela foi punida por Atena, que a amaldicoou, transformando seus cabelos em serpentes.

No livro, também acompanhamos a história de Perseu. Como ele acabou decapitando a Medusa, e usando sua cabeça para perrificar as pessoas que lhe afrontavam.

Engraçado o tratamento diferenciado que Zeus da a Perseu, ajudando a cumprir sua missão em detrimento da vida de sua outra filha.

Fica evidente o papel secundário que a mitologia grega da as mulheres, que só conseguem exercer seu poder através da beleza, da inteligência e de seu instinto vingativo.

Mas um olhar despercebido, não consegue visualizar que essas mulheres estão sendo subjugadas e oprimidas por homens tiranicos, que cometem violência contra seus corpos e mentes.

Adorei fazer essa leitura, obrigada editora Jangada pela oportunidade.

#medusa #olharpetrificante #editorajangada #mitologiagrega #papeldamulher
comentários(0)comente



jescarolinas 04/09/2023

Vale a leitura!!
Amei o livro!!!!!!!! vale a pena a leitura, a gente já sente uma empatia pela medusa por tudo que ela passou ne, mas nesse romance, nos conectamos com ela, e vemos o verdadeiro vilão da história. recomendo muito
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 31 a 37
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR