A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A metamorfose


193 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Fernanda Coelho 24/01/2024

É na nossa inutilidade que conhecemos o próximo.

Segue uma fala do Padre Fábio de Melo que retrata muito bem:

?Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.?
Fabio 25/01/2024minha estante
Perfeita a analogia, Fer!




eloisagroshevis 18/09/2023

Odeio edição de bolso, mas amei essa
(Só um comentário sobre essa Edição da Nanofágica)

Adorei que estão com preços bem em conta na amazon e são BEM naniquinhas, mas tem ótimos textos complementares num Qr Code no final, gostei gostei.

Acabei de terminar a leitura e meu sentimento é que tenho medo de um dia acordar e ser percebida, tanto por mim, quanto pelos outros, como um parasita repulsivo e sem utilidade.

E isso em vários sentidos tlg, tanto físico, de se tornar dependente fisicamente dos que estão ao meu redor e não ser capaz de mudar minha condição, ou mesmo sobre sexualidade e a percepção preconceituosa dos outros, ou sobre depressão e como ela te imobiliza e te aprisiona como o corpo metamorfoseado aprisionou o Gregor. Ou até pelas mudanças dentro do convívio familiar e como os conflitos internos podem te transformar de uma forma negativa e aprisionadora.
Sla, me fez pensar kk

É um livro TAO curtinho mas com tantas camadas que realmente acho que uma releitura só melhoraria a experiência. Gostei muito, talvez leia mais obras do Kafka.


(obs: TODA vez tenho que obrigar meu cérebro a se concentrar pra nao lançar um Franz KAFTA, hmmm dlc Kafta com vinagrete e limao skksks)
Gbshelby 18/09/2023minha estante
Você jamais verá um inseto como antes.


eloisagroshevis 18/09/2023minha estante
acabei de deixar a barata da vizinha ficar na minha cama mesmo, ta td bem ne? vai q ela ta limitada a um corpo que exclui ela no ambiente que é a casa da vizinha ne


Gbshelby 18/09/2023minha estante
Hahahaha boa




jenny_jfs 08/07/2024

É triste como ao decorrer do livro fica cada vez mais claro o quanto somos descartáveis assim que perdemos a utilidade
comentários(0)comente



lalamiroma 07/08/2024

?
A desumanização que ele vai sofrendo no decorrer do livro me deixou muito triste, nunca achei q fosse me sentir mal por um inseto
comentários(0)comente



imnotmwll 19/06/2024

Uma boa forma de resumir esse livro é: você só é bom para as pessoas enquanto ainda for útil para elas.
comentários(0)comente



Thais Caroline 09/04/2024

Uma leitura singular
Eu comecei a ler o livro com a expectativa de entender porque motivo isso aconteceu com o Gregor e também de talvez ver ele retornar à sua forma humana.
Quando acabei o livro me senti um pouco frustrada por não ter entendido tão bem o conceito e fui atrás de assistir e ler algumas resenhar pra ver se me clareava um pouco os pensamentos, já que por ser um livro clássico talvez eu tenha esperado algo dele que não era a proposta.
E sinceramente, foi a melhor coisa que fiz, após ver diversos vídeos e resenhas do livro pude entender qual é a ênfase que o autor quis dar ao mostrar o Gregor como um inseto ?repugnante?, ou seja, o quanto nós só temos valor para as pessoas enquanto atendemos as expectativas delas sobre nós, que ao primeiro sinal de desapontamento com suas ações você passa a ser pouco a pouco desvalorizado é inútil.

Recomendo a leitura e pretendo reler em breve.
comentários(0)comente



Ibn.Al-Ahlam 22/08/2024

A inutilidade como motivação do mal-querer.
A primeira vez que o li, achei superestimado. Não fiz o trabalho direito, não o interpretei como devia, não possuía o olhar necessário para tal leitura. Percebo, agora, que senti-me bastante incomodado pela primeira vez, hoje vejo que esse incômodo é natural ao lê-lo, é imposto pela magnífica escrita e pensamento do nosso maravilhoso e trágico Kafka.

A obra possui, merecidamente, diversas interpretações, o que talvez fosse o objetivo de Kafka.
Gregor Samsa, para mim ? enquanto fazia a releitura ?, ele continuava humano, evitava vê-lo como uma barata. Isso porque o seu problema estava no trabalho, na vida extremamente cansativa que levava: carregando a sua família nas costas, pois todos dependiam dele, que exercia a profissão de caixeiro-viajante... Acordou, certa manhã, após sonhos intranquilos, metamorfoseado, isto é, doente. Sejamos sinceros e me desculpem pelas palavras que usarei: para aquele que preza pela utilidade ? e que, de certa maneira, necessita ?, em que será útil aquele que perdeu o juízo? De início, "cuidaram-no", sua irmã o levava alimentos e limpava o seu quarto, afinal, se tratava de um ente demasiado próximo; seu pai, o enxotava em qualquer oportunidade; sua mãe... que mãe gostaria de ver o filho sem suas faculdades mentais?

O que me fez muito raciocinar fora quando sua irmã ? ninguém mais da família queria ajudá-lo ? desistiu. Quando Gregor se tornou verdadeiramente um fardo para a família. O instinto "animalesco" se ativou: precisavam se livrar do Samsa, que, vendo-se como "animal", ainda amava-os humanamente ? já não havia mais utilidade nele nem para consigo mesmo, tudo estava nas costas, agora, da família. É como um idoso: quando seus filhos já não suportam mais a sua repetição de histórias e inutilidade, sem conseguir tomar um banho sozinho, e, então, desejam a sua morte, mas crendo que o descanso será do não-útil...
Quando tornar-mos inúteis, é possível que sejamos enxotados como o Gregor era; se quisermos evitar nós mesmos de tal comportamento e ideia, que passemos a apreciar, também, a inutilidade da vida.
Cafeína 22/08/2024minha estante
O utilitarismo voltado até ao ser humano... Belíssimas palavras, parece mesmo que kafka é inesgotável de interpretações
Também não consegui apreciar da primeira vez, foi uma leitura corrida demais. E percebi, pelo seu comentário, que iria tirar muito mais dele, em parte porque, como pessoa, toda essa questão de cuidados paliativos me pega muito mais


Ibn.Al-Ahlam 24/08/2024minha estante
Faça uma releitura, sim, café. Tenho certeza que terá outros olhares para a obra, será uma experiência rica.




thayzenha 27/10/2024

Pobre Gregor
Uma história, que, apesar de curta, nos traz inúmeras reflexões sobre o que significados para as pessoas, a partir do que podemos oferecê-la.

Acredito que ainda esteja processando tudo o que o livro me fez sentir, mas adianto que apesar de triste, é ótima história e que nos desperta inúmeros sentimentos.

Foi o primeiro livro que li do autor, o que me despertou interesse em conhecer mais de suas obras.
comentários(0)comente



fernanda 01/05/2024

Adorei! sei que a mensagem é diferente e bem mais profunda, mas esse livro inteiro transmite perfeitamente o sentimento de como é ser uma adolescente fodida
comentários(0)comente



Keyth 16/04/2024

Vai sem medo
Estou arrependida de ter enrolado a leitura de A Metaformose por pensar que seria difícil e teria que usar todos os meus neurônios; foi bem o contrário disso. É um livro com uma linguagem fácil e muito fluído.

Minha consideração final é: esse livro é a resposta daquela trend "amor você me amaria mesmo se eu me tornasse uma minhoca?"


(Extra: tô surpresa como essa versão de bolso é confortável de ler. O papel é de boa qualidade, tem uma diagramação muito boa e tem respiro nas margens.)
comentários(0)comente



Joy 01/07/2024

Quando Gregor Samsa certa manhã acordou?
Foi uma ótima leitura e um clássico imprescindível. Aborda sobre a importância do direito trabalhista, as relações familiares e humanidade. A escrita é muito linda, fiquei embasbacada(essa edição da nanofágica ajudou ainda mais). É curto e permite ser lido em apenas um dia, sem cortar o processo cartático, como diria Edgar Alan Poe. Recomendo demais.

Ps: Tadinho de Gregor??
Francyelly.Jesus 10/07/2024minha estante
Nunca achei que sentiria tamanha empatia por uma barata?




Juliana3566 17/05/2024

Instigante
Incrível como assim que gregor não fora mais útil para a família,o descartaram.fiquei a leitura toda pensando em como eu gostaria de ajudá-lo e reconfortá-lo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 01/02/2024

O pobi do Gregor
Cara você só vale alguma coisa para os outros enquanto você tem algo a oferecer, só digo isso. Desse livro podemos tirar várias analogias de nossa própria vida. Recomendo a um leitor nível médio.
comentários(0)comente



sunshineaw 09/06/2024

A metamorfose oferece uma visão angustiante da alienação e do isolamento social por meio da transformação de Gregor Samsa em um inseto gigante. A obra explora a desumanização da sociedade e a luta do protagonista para manter sua identidade e conexões familiares, enquanto mergulha em questões existenciais profundas.
comentários(0)comente



193 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR