Mah 07/11/2024
?Quando despertou, [?] viu-se metamorfoseado em inseto.?
?Metamorfose?, de Franz Kafka, conta a história de Gregor Samsa, um homem que, de repente, acorda transformado em um inseto gigante. Ele passa a enfrentar não apenas as dificuldades físicas (e, principalmente, emocionais) dessa nova condição, mas também o choque e a rejeição de sua família, que não sabe como lidar com a situação. O livro segue o desenvolvimento dessa história, explorando como Gregor e os outros personagens vão se transformando - de forma literal e metafórica - em resposta a essa mudança absurda e assustadora.
Achei o livro curto e bem direto, o que o tornou uma leitura rápida por assim dizer, mas nem por isso menos impactante. A escrita de Kafka flui bem, e, apesar de ser minha primeira experiência com esse tipo de literatura mais existencialista e absurda, gostei muito. Ele realmente consegue criar um ambiente pesado e envolvente, cheio de trechos e frases que fazem a gente se questionar e até se identificar. Fiquei surpresa com a quantidade de reflexões que surgem em tão poucas páginas. Cumpriu totalmente as minhas expectativas e até me deixou curiosa para explorar mais livros desse estilo - talvez algo do próprio Kafka ou de outros autores da época.
Com certeza, eu leria Metamorfose de novo. Acho que é um daqueles livros que sempre trazem algo novo a cada leitura, sabe? Cada vez que penso na história, percebo novas camadas e nuances que talvez eu não tenha captado da primeira vez. Gostei bastante da escrita do Kafka, como disse, e já estou pensando em procurar mais obras dele. Ele tem uma maneira bem única de ver o mundo e de explorar os sentimentos humanos que, mesmo com toda a bizarrice da trama, acabam sendo muito reais e, de certa forma, universais.
- M&M