ValeLucas 16/11/2023
A história de Ichabod Crane e o Cavaleiro sem Cabeça, escrita por Washington Irving, é um marco na literatura norte-americana e serviu de inspiração para várias histórias e autores. Uma dessas adaptações inspiradas nesse conto é a feita pela Disney, e este livro é uma continuação dessa animação clássica de 1949.
Gerações após os acontecimentos envolvendo Ichabod, Katrina e o Cavaleiro sem Cabeça, a família van Tassel é famosa na cidade de Sleepy Hollow, sendo bastante influente, rica e carregando o legado da Primeira Katrina. Kat é a mais recente descendente dessa lendária figura, que não deseja seguir o caminho das outras mulheres da família e permanecer na cidade. Ela tem planos maiores e não acredita nas lendas do local. Ao investigar o passado da primeira Katrina, acaba conhecendo Isadora Crow, que mexe com seus sentimentos e desencadeia eventos importantes na vida de Kat.
A história revela muito do que ocorreu nas entrelinhas da animação de 1949, acrescentando fatos e dando voz a Katrina para contar sua versão e revelar detalhes sobre Ichabod, Brom e o Cavaleiro, através de seu diário lido por Kat. São acréscimos que deixam a narrativa muito mais completa. Gostei bastante da representatividade e do casal formado por Kat e Isadora, assim como dos paralelos com a história de sua ancestral.
É um livro com uma linguagem bem direta, repleto de diálogos e beeem jovem. A autora não perde tempo enrolando demais e constrói uma história fluida, coerente, rápida e envolvente. A ambientação da cidade de Sleepy Hollow é interessante, misturando modernidade com as lendas antigas. É uma leitura para quem busca uma história intrigante, compacta, com representatividade e aprecia a animação da Disney.