Carla Verçoza 14/01/2024
Sigrid Nunez é uma autora que gosto muito. Li dois livros seus publicados por aqui ("O Amigo" e "O que você está enfrentando") e amei ambos. Fiquei bastante feliz em poder ler um livro da Sigred em que ela fala sobre outra autora que admiro, Susan Sontag.
Ela conta sobre o período em que conviveu com Susan, no qual também se envolveu romanticamente com o filho dela. Sigrid usou dessa convivência tão próxima para traçar um perfil interessante, bastante humano, mostrando além das qualidades de Susan, também seu temperamento nem sempre muito fácil de lidar.
Acima de tudo vemos a admiração de Sigrid pela grande intelectual que foi Susan Sontag.
"Entediante, assim como servil, era uma de suas palavras favoritas. Outra era exemplar. E sério também. "Pode- se dizer quão séria é uma pessoa observando seus livros." Ela se referia não apenas a quais livros estavam na estante, mas à maneira como estavam organizados. Naquela ocasião, ela possuía seis mil livros aproximadamente, talvez um terço do número que por fim teria. Por causa dela, organizei meus livros por tema e em ordem cronológica, em vez de alfabética. Eu queria ser séria."