Maria @booksofmary 24/07/2024
Não acredito que acabou
Finalmente terminei essa série e não sei se fico feliz com o final perfeito ou triste porque não vão ter mais novas histórias na Lovelight Farms, mas sei que vão ser livros que estarei sempre relendo, pois juntam tudo que amo em uma história só: natal, cidade pequena com um clima de Gilmore Girls, vizinhos fofoqueiros (mas bem intencionados), cada livro acontecendo em uma estação do ano e conseguindo transmitir bem o clima de cada uma, situações ridículas que me fizeram rir de verdade, amigos que estão sempre presentes uns para os outros, animais e muita, muita, fofura!
Esse último livro vai contar a história da Nova (irmã do Backett do segundo livro) e do Charlie (irmão da Stella do primeiro), que já tinham aparecido nos outros livros, por isso acho importante ler na ordem, já que a autora os desenvolve bem como personagens secundários antes pra aqui transformá-los em protagonistas, desenvolvendo-os ainda mais, mas sem perder muito tempo com apresentações, é uma história que parte do ponto de que o leitor já tem conhecimento e um certo apego por esses personagens, mas que agora vai passar a conhecê-los intimamente (a narrativa alterna os capítulos entre os pontos de vista dos dois).
Então é um livro que até pode funcionar como livro único, mas de todos, é o que mais precisa do conhecimento prévio dos outros livros, não só pela história da Nova e do Charlie ser a última, mas muito mais porque ele também encerra a história da fazenda de árvores de Natal e todos os seus moradores, acho que o leitor vai aproveitar e entender muito mais os personagens já tendo lido os outros.
Com isso definido, devo dizer que pra mim esse foi o mais engraçado e um dos mais emocionantes dos quatro livros, especialmente por conta do Charlie, tanto ele quanto a Nova foram muito bem desenvolvidos, mas me apeguei mais a ele e entendi bem seus problemas, que me lembraram muito as questões do Chandler de Friends (e por tabela do Matthew Perry), uma pessoa muito engraçada, morri de rir com o Charlie, e que está sempre ali por todos, mas que também usa desse humor pra mascarar as próprias incertezas e precisar aprender a enxergar o próprio valor.
Como eu disse, achei que os protagonistas foram bem trabalhados, adorei rever os personagens dos livros anteriores, tanto os casais principais quanto os personagens secundários que amo, amei saber como tudo se encaixou para todos no final, adorei que não teve aquela separação por motivos aleatórios que os autores colocam "no terceiro ato" dos livros e que mesmo tendo encerrado tudo bem certinho, a autora escreveu uma nota muito fofa que me deu esperanças de, quem sabe, talvez voltar a essa cidadezinha com uma fazenda de árvores de Natal no futuro.
Essa virou uma série conforto e garantiu que, assim como com os livros da Ali Hazelwood, lerei apenas absolutamente ??tudo?? que a B. K. Borison escrever, mal posso esperar por First-time Caller!
OBS.: Lembrando que essa é uma série de romance ADULTA, então tem alguns hots ali no meio, mas que achei bem encaixados no fluxo da narrativa, ajudando a compor as histórias, mas sem se sobrepor.