ValeLucas 29/12/2023
?????Este livro compreende 53 histórias dos mais variados tipos, revelando muito da cultura coreana.
?Este livro é um compilado de histórias inicialmente levantadas por Im Bang por volta do século XVII, mais 13 contos de Yi Ryuk, ainda mais antigos, e ainda 3 contos de origem desconhecida. A maioria dos contos tem preceitos baseados nas três grandes religiões do Extremo Oriente: Taoísmo, Budismo e Confucionismo. Abordam diversos temas e proporcionam uma visão da vivência e crenças da Coreia antiga. Os temas mais recorrentes são honra, amor, espiritualidade e magia.
?Gostei de conhecer essas narrativas e de perceber como os contos mostram uma sociedade que valorizava muito a cultura, a escrita, a erudição e espiritualidade. Achei interessante também como histórias de amores proibidos são universais, existindo em diferentes culturas com diferentes contextos. Além disso, alguns contos trazem criaturas que são comuns nas fantasias atuais, como duendes (dokkaebi), gigantes, bruxas, xamãs (mudangs) e demônios, com algumas características um pouco diferentes, dando um aspecto muito único.O livro também traz alguns trechos de contextualização e curiosidades para alguns contos, que nos ajudam a compreender um pouco mais do panorama geral da história.
?Como é uma coletânea com mais de 50 histórias, realmente temos um ar de contos de fadas e histórias populares, com aquele tom de fábula que transmite uma mensagem no final. Isso faz com que a maioria das histórias seja muito curta e direta ao ponto, mas que cumprem seu papel. E em todo livro de contos, sempre há aqueles que chamam mais a atenção. Meus favoritos foram: "A História de Chang To-ryong", "A Visão do Homem Santo", "A Velha que virou um Duende", "Dez mil Demônios", "Im, o Caçador", "O Velho Buda" e "A Árvore Misteriosa". Uma ótima oportunidade para conhecer uma nova cultura e encontrar histórias únicas??