Contos de fadas coreanos

Contos de fadas coreanos Im Bang...




Resenhas - Contos de fadas coreanos


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Lara 22/10/2024

Bão
Tem todo tipo de história, literalmente há contos sobre política, mitologia e cultura num geral.
Por ter datação dá pra entender um pouquinho da época em que cada história se passa.
Consegui notar também toda aquela mística envolta das raposas e gatos selvagens na mitologia como seres não necessariamente traiçoeiros, mas sensuais.
comentários(0)comente



Ponyo 22/09/2024

Foi um livro novo , as histórias eram bem complexas e não entendia muito bem elas , tentava compreender o máximo possível mas em algumas era bem difícil
comentários(0)comente



Isadora 13/09/2024

Curioso
Gostei bastante dessa leitura. Alguns contos são até engraçados; outros me deixaram curiosa; e teve uns que me fizeram pesquisar mais sobre a cultura da Coreia. Aprendi sobre os 도깨비 (dokkaebi, duendes- que é basicamente o nome coreano daquele dorama Goblin hehe), sobre o Rei Taejong, sobre o legado do Rei Sejong ( a dinastia Joseon em geral, que por sinal é beem interessante). Aprendi também sobre os exames 과거 (gwageo, exames civis para selecionar funcionários públicos com base em seus méritos, em vez de sua origem social). Dentre tantas outras coisas.
Em fim, é inevitável ler contos assim e não sentir mais curiosidade sobre a cultura de um povo ou como eles enxergavam a realidade de outra maneira, com seus costumes e valores.
Agora me arrependo de não ter comprado o outro livro dessa coleção o de Contos de Fadas Japoneses T-T
Isadora 13/09/2024minha estante
VIIIISH o hangul que escrevi ficou todo bixado kkkkkkk bora se atualizaaaar Skoob




Bia 03/08/2024

Contos de fadas coreanos
É um livro mais levinho de ler do que os outros dois. Tem mais histórias de romances (vibe príncipe e princesa) do que aventuras em si, mas não deixa de ser uma boa leitura pra se distrair
comentários(0)comente



Anny Campos 01/07/2024

Esperava uma coisa e recebi outra
A história é bem resumida, de certa forma, são contos curtissimos, com dados históricos, mas com uma visão europeia demais neles.
comentários(0)comente



Gabriela.Fujiki 03/03/2024

Contos Coreanos
Os contos coreanos são bastante confusos, são bem focados em pessoas, sem muito misticismo.
Senti um pouco de falta de fantasia, e as histórias são extremamente elitizadas, apenas pessoas importantes (nobres, políticos ou guerreiros) foram retratados e isso me deixou um pouco frustrada.

Uma das coisas que eu gostei foi que eles se utilizam muito dos ideais do confucionismo.

O livro é um bom objeto de entretenimento mas pouquíssimo se pode ser utilizado para entender a cultura do país.
comentários(0)comente



Mlluna 19/02/2024

O livro possui 53 contos muito bons e interessantes, que fazem parte do imaginário da cultura coreana há séculos. Alguns contos nos trazem lições de moral, como característica marcada das fábulas; outros nos fazem refletir nossas próprias conclusões. Em grande parte, são sucintos e diretos (mas não menos ricos do que os mais extensos).
Acredito que a melhor característica de livros como este seja a possibilidade de nos aproximarmos de culturas e ideários de povos geograficamente distantes, ainda pouco traduzidos para o português. Nunca havia encontrado em nosso idiomas uma coletânea de contos específicos da Coreia, apenas ?asiáticos?, de maneira geral, fazendo uma grande mistura e síntese do que as editoras/tradutores acreditam que seria a definição de ?Ásia?. Como posto nas notas introdutórias da edição, é comum que sejam feitas substituições de termos ou elementos do folclore local para algo mais tangível ao tradutor (à exemplo das mulheres raposas - kitsune - que seriam mulher-gato-selvagem na Coreia ou das gueixas - que seriam gisaeng na Coreia), o que acarreta em equívocos e perda de elementos significativos no estudo de outras culturas; neste livro, entretanto, a reedição dos contos conta com a ajuda de uma professora especialista na área, para que os equívocos sejam corrigidos, e a leitura fique mais próxima ao texto original.
comentários(0)comente



ValeLucas 29/12/2023

?????Este livro compreende 53 histórias dos mais variados tipos, revelando muito da cultura coreana.

?Este livro é um compilado de histórias inicialmente levantadas por Im Bang por volta do século XVII, mais 13 contos de Yi Ryuk, ainda mais antigos, e ainda 3 contos de origem desconhecida. A maioria dos contos tem preceitos baseados nas três grandes religiões do Extremo Oriente: Taoísmo, Budismo e Confucionismo. Abordam diversos temas e proporcionam uma visão da vivência e crenças da Coreia antiga. Os temas mais recorrentes são honra, amor, espiritualidade e magia.

?Gostei de conhecer essas narrativas e de perceber como os contos mostram uma sociedade que valorizava muito a cultura, a escrita, a erudição e espiritualidade. Achei interessante também como histórias de amores proibidos são universais, existindo em diferentes culturas com diferentes contextos. Além disso, alguns contos trazem criaturas que são comuns nas fantasias atuais, como duendes (dokkaebi), gigantes, bruxas, xamãs (mudangs) e demônios, com algumas características um pouco diferentes, dando um aspecto muito único.O livro também traz alguns trechos de contextualização e curiosidades para alguns contos, que nos ajudam a compreender um pouco mais do panorama geral da história.

?Como é uma coletânea com mais de 50 histórias, realmente temos um ar de contos de fadas e histórias populares, com aquele tom de fábula que transmite uma mensagem no final. Isso faz com que a maioria das histórias seja muito curta e direta ao ponto, mas que cumprem seu papel. E em todo livro de contos, sempre há aqueles que chamam mais a atenção. Meus favoritos foram: "A História de Chang To-ryong", "A Visão do Homem Santo", "A Velha que virou um Duende", "Dez mil Demônios", "Im, o Caçador", "O Velho Buda" e "A Árvore Misteriosa". Uma ótima oportunidade para conhecer uma nova cultura e encontrar histórias únicas??
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR