annacê 24/08/2023Mais do mesmo.Eu estava preparada pra vim aqui e reclamar bastante, mas o final não me deixa apenas reclamar. Então preciso elogiar o final.., o final foi bom o suficiente.
Vou começar falando do que eu não gostei. Tem descrições demais, cenas que não são relevantes demais e diálogos desnecessárias demais. Se tirar tudo isso o livro diminuiria pra tipo umas 400 folhas. Tem personagens demais e por ter personagens demais alguns não eram tão interessantes de acompanhar, ainda mais que a autora tentou dar profundidade pra todos eles, mas sinceramente, às vezes eu só tava interessada em saber mais sobre a história principal e que caminho a gente tava indo e aí eu tinha que esperar ela explicar o trauma de cada um dos personagens. O que eles fizeram pra chegar ali, o que aconteceu com ele, aaaargh ninguém liga, sem ofensas, mas pra mim foi tentar forçar o found family. (e tentar forçar a heteronormatividade, sério pra que juntar todos os homens com mulheres do grupinho íntimo? pra que?)
Eu acho que a autora tentou meter muita coisa na história, tinha poderes, dragões, zumbis, profecias, era coisa demais pra um primeiro livro e na minha opinião ela não soube desenvolver tudo muito bem. Principalmente pelo fato dela ficar muito no romance, acho que se você quer fazer uma super fantasia você precisa maneirar no romance. Ou faz um ou outro e ela fez os dois e ficou cansativo de ler e desinteressante (minha dica é sempre slow burn no casal principal e focar no desenvolvimento da história). O diálogo também não era lá aquelas coisas, algumas coisas eram muito frases clichês e frases prontas, outras pareciam um diálogo coloquial.
Eu gostei do Davion, mas com muitas ressalvas! Tenho minhas suspeitas se ele é realmente o mocinho e teve umas cenas aí que eu fiquei hmm abusivo ??. A Navya é bem idiota, a autora fez ela ser bem idiota de propósito porque não é possível, ela desconfiava de coisas óbvias e acreditava em coisas que ela tinha que desconfiar (tipo amigou rápido demais com o Davion mana), tinha coisa que tava na cara dela e ela ficava se fazendo de sonsa. Também tinha as partes que ela tinha um surto de insegurança e crises e com duas frases ela já tava super confiante de novo, a própria auto terapia, ela é a bichona mesmo,
Aliás, a autora deixou tudo bem exposto de primeira, dava pra saber o que ia acontecer antes de acontecer em algumas cenas, tudo muito previsível. Falando em previsibilidade, tudo o que eu li é muito mais do mesmo, parecia um combo de vários outros livros de fantasia.
Agora o que eu gostei. Esse livro me fez ficar interessada de primeira, me ajudou a sair de um bloqueio literário e eu realmente fui até o fim por querer saber mais sobre aquele mundo. Minha parte favorita foi os parceiros de alma, ou como é chamado no livro, pares perfeitos. Não gosto de triângulos amorosos, mas gostei do Arnott e ele agora é meu personagem favorito (Navya fica com ele mata o Davion). Gosto de dragões, infelizmente a gente recebeu um grande nada.
Esse é um livro de mais de 600 páginas e eu não me incomodo em ler livros grandes, eu até gosto, mas precisa saber prender o leitor e esse livro não consegue. Precisa saber desenvolver ou pelo menos explicar tudo que você quer explicar no primeiro livro de uma forma que não pareça que eles estão explicando mais pro leitor do que pros personagens (ai ela fez a Navya ser completamente burra pra poder explicar tudo pra gente, jogada de mestre). Você fica cansada com as descrições de EXATAMENTE TUDO que a Navya ver na frente dela, dos diálogos que não te levam a lugar nenhum, dos monólogos que alguns personagens dão da vida deles (sério, eles se abrem com tanta facilidade com alguém que eles nem conhecem a tempo suficiente). Tem muitas páginas e uma história que caberia em 400 páginas ou menos se a gente tirar toda vez que ela descreve cenários, cheiros, roupas.. Dá uma acalmada aí Feyre, digo Navya. Eu fui até o fim porque sou persistente, o final realmente me deixou interessada em continuar, mas a escrita da autora me desmotiva um pouco de continuar.
Eu recomendo esse livro pra quem tá entrando na fantasia e gosta de romance. Pra quem não tem outras experiências com romantasy, mas não pra quem já leu bastante desse gênero. Pra mim, hoje é não ?