Fair Rosaline

Fair Rosaline Natasha Solomons




Resenhas - Fair Rosaline


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Alyssa.FranAa 02/11/2024

Extremamente envolvente. A autora escreve
de uma maneira completamente nova e que te faz pensar tão diferente a respeito da história de Romeu e Julieta. Achei um pouco mórbido, mas me prendeu bastante. Não conseguia parar de ler para saber o final da história
comentários(0)comente



BellPolveres 09/10/2023

"Rosaline, a que Romeu amou tanto, e tão logo foi esquecida"
Uma ótima releitura, mantendo os ossos tão conhecidos da história e adicionando seus próprios detalhes. Leituras interessantes dos personagens e muito mais.

Os diálogos são maravilhosamente poéticos, coisa que eu realmente esperaria de algo inspirado em Shakespeare, ajudando muito a dar o tom da época; não aquela sensação de que os personagens DEVERIAM estar uns séculos para trás mas soam estranhamente modernos.

O livro é bastante poético em si também, a escrita as vezes é bem descritiva e consegue dar um gostinho bem distinto para os cenários e momentos; mesmo as descrições do fedor dos peixes na cidade ou dos corpos putefrando pela peste ou calor de Verona foram estranhamente prazerosos de ler, tão boa era a escolha de palavras da autora. Mas essa mesma beleza da escrita tornou a leitura um pouco difícil em vários momentos, bastante densa e floreada com algumas palavras mais antigas que mesmo o dicionário do Kindle não sabia traduzir (até agora não sei exatamente o que "fie", mas tomei como uma exclamação, então é isso ?)

Achei interessante como a autora buscou inspiração de outras Rosalines (Ou Rosalinds) de Shakespeare para formar sua Rosaline Capuleto. E como a fez forte sem perder a vulnerabilidade da juventude; claro, em vários momentos nós leitores ( já sabendo do que inevitavelmente aconteceria) às vezes somos acometidos pela vontade de estapear alguma razão na menina e fazer ela enxergar as bandeiras vermelhas balançando que nem bandeira de escola de samba em carnaval na frente dela, mas apesar de em momentos essa situação ter me feito empurrar a leitura para depois, tudo isso é deliciosamente coerente com a situação da Rosaline e não funcionaria se fosse de qualquer outro jeito.

Embora não seja necessário saber o original para se ler Fair Rosaline, acho que eu teria apriveitado melhor se tivesse lido Romeu e Julieta, e talvez releia se algum dia ler essa peça, já que muitos dos simbolismos ou falas que com certeza foram retiradas do original me escaparam em sua genialidade. Mas mesmo eu que vi apenas adaptações consegui perceber que a autora fez um trabalho excelente em se manter fiel a Romeu e Julieta ao mesmo tempo que adicionando suas pequenas mudanças: Rosaline estava lá o tempo todo, não apenas uma citação mas uma ativa participante de tudo, e ainda assim essa adição não muda o curso da história aos olhos dos outros personagens. Coisa que até o final me deixava na pergunta "ela vai mudar o final ou não?" E isso... bom, fica para você descobrir. ?

Voltando a falar dos simbolismos, eles são fortemente presentes, alguns referentes tanto ao clássico quando próprios do livro, como as abelhas, coisa que gostei bastante. Gostei também da escolha de temas abordados e reflexões da protagonista ao longo da narrativa, além de querer elogiar essas versões do Romeu e da Julieta e até do Tybalt ou personagens menores, e como já citei a própria Rosaline, deixo no final um trecho as considerações da autora que me fez gostar ainda mais da personagem:

"Rosaline é a garota que eu queria ter sido quando era adolescente. A garota que está pronta para lutar contra Romeu, a única pronta para defender Julieta"
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2