Buraco de dentro

Buraco de dentro Ana Márcia Diógenes




Resenhas - Buraco de dentro


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Beatriz2268 13/04/2024

Difícil
Imaginei que seria um livro difícil de ler, mas jamais pensei que terminaria me tremendo e com enjoo.
Magnifico como a autora detalha os acontecimentos, me senti na pele de Vítor, desesperado, encurralado e desprezado.
Definitivamente uma leitura que vou levar pra vida. Termino o livro dizendo que a falta de políticas públicas pra esses cidadãos é um descaso muito grande, deve ser exigido com urgência. Que lutemos ao lado deles e jamais contra.
comentários(0)comente



Michele 28/01/2024

Muitos Buracos
Se todos nós carregamos conosco alguns buracos, imagine aqueles que vivem à margem da sociedade.
O "Buraco de Dentro" pode ser o bueiro onde Vítor, o morador de rua protagonista desta história, passou a viver com sua família a fim de se esconder de seus perseguidores. Também pode ser o buraco que a fome deixa, uma marca, uma cicatriz que conduz o destino de quem vive sob essa sina. Mas o buraco mais profundo é o emocional, aquele deixado por tantas dificuldades na trajetória de Vitor: a falta de amor materno, o fracasso escolar, a falta de acesso a necessidades básicas.
Márcia Diógenes acerta em cheio o tom da narrativa. A linguagem com cadência de oralidade representa bem a fala do protagonista. As impressionam pela crueza - seja pela criança comendo a barata ou pela unha cheia de pus. "Buraco de Dentro" é um livro pesado por abordar uma vida que diariamente cada cidadão (os ricos, como diria na narrativa) quer esquecer que existe, mas é lindo e poético na medida em que revela uma vida que se nega a se entregar.
comentários(0)comente



Costa193 23/11/2023

Leitura necessária
Através da voz de Vítor, Ana Márcia Diógenes descortina para nós, leitores, a realidade como ela é, nas ruas, viadutos, calçadas, marquises, comunidades inteiras, expostas ao que há de mais cruel. Usando a escrita, a autora firma ainda mais a voz de seu personagem na linguagem que, semialfabetizado, não sabe escrever corretamente. Achei um recurso genial, que trouxe mais carne e tornou a narrativa verossímil.

Dentro de vários lugares em sua história, Vítor nos conta sua infância, sua adolescência e juventude fazendo uma narrativa circular, iniciando dentro do bueiro onde está confinado com sua esposa e três filhos pequenos; nos tirando desse lugar para andarmos com ele enquanto ?casqueira? o lixo cidade afora, passando por seus conflitos familiares, a descoberta da puberdade e a juventude que se inicia na solidão dos que não possuem um teto ou a certeza se poderão comer alguma refeição no dia. Até finalizar de uma forma que me surpreendeu muito. Terminei depois de tantas sensações diferentes, com aquele oco, reverberando em mim.

Com reflexões duras e pontuais acerca da pobreza, a explor@çã0 e pr0stitu¡ção, autora expõe as dores, dificuldades e o apagamento da forma que tem que ser, sem meias palavras. As situações, às vezes grotescas, vividas pelo personagem nos tira do lugar comum em que pouco paramos para pensar sobre quão diferentes são as posições que ocupamos como cidadãos. A régua não é igual e saber que a vida é ainda pior que a literatura, faz dessa, uma leitura ainda mais necessária.

Buraco de dentro é um livro que nos coloca frente à frente ao ignorado: a extrema pobreza e a desigualdade social no nosso país. Esse romance que nos fala da invisibilidade das pessoas em situação de rua, a falta de proteção e marginalização dessas pessoas, toca num ponto onde nossa sociedade tem falhado: a humanidade

Romance concorrendo ao prêmio Kindle!??
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR