spoiler visualizarSofia733 20/01/2024
Lidia Cervos e Ruhn Dannan são minha nova obsessão
Eu estou completamente destruída e sem palavras depois do fim deste livro, porque né - é um livro da Sarah J. Maas depois que eu acabo, sinto sempre tanta coisa ao mesmo tempo, que nem sei o que falar. Mas vou começar por dizer que quem vai ler este livro com muita expectativa por causa do crossover com acotar, vai sair decepcionado, afinal isto é um livro do universo de CC e eu sim fui com muita expectativa para cima disso e fiquei desiludida, pq na real os únicos personagens que têm destaque que sejam de acotar neste livro, são a Nestha e o Azriel, de resto os outros personagens mal aparecem, para não falar que a personagem principal da saga de acotar - a Feyre né - é apenas mencionada, parece que ter um bebé, faz com que a nossa Grande Senhora não tenha tempo nenhum nem para ter uma fala!!!
Mas enfim deixando de lado essa parte, este livro foi o melhor desta saga até agora, as reviravoltas, os plots de fazer a cabeça revirar, as cenas de ação...adorei muito. Só não é favoritado porque como já disse, fiquei decepcionada com o pouco que teve de acotar e não só isso! Também me irritou que o tempo todo que a Bryce esteve na Corte Noturna, ela só andou nuns túneis de que ninguém sabia da existência a andar e a andar, que até parecia que ela ia parar no mundo de Tog de tanto andar kkkk. Tipo foi só isso. A outra razão é porque eu não tinha paciência nenhuma para os povs do Tharion e do Ithan (quer dizer deste último nem tanto).
Agora falando dos personagens em si:
A Bryce me irritou muito neste livro, não sei o que lhe deu mas ela na maior parte do tempo parecia uma mimada, a certa altura sempre a reclamar dos feéricos (eu fiquei tipo: amiga não são só os feéricos que são o problema!!!), depois a relação dela com o Hunt tbm foi afetada pelas atitudes sem noção dela, tipo o reencontro deles em vez de ser algo emocionante, foi uma coisa repleta de briguinhas estúpidas e infantis. Acho que a autora se esforçou tanto para que ela tivesse atitude, que a personalidade dela se tornou chata nessas alturas. Tanto que quando ela "morreu" eu nem derramei uma lágrima. Sério chorei mais com o Ruhn e a Lidia salvando os filhos da Lidia do que com a morte da protagonista ah ah.
Por falar neles: o motivo de este livro me ter feito chorar e emocionar tanto - Ruhn e Lidia, sério eles são tudo e mais além, a maneira como eles ficavam se salvando um ao outro foi tão....eles. A Lidia foi absolutamente GIGANTE neste livro, o desenvolvimento dela, sério perfeita, a forma como ela fez tudo pelos filhos é admirável (adoro o Brann inclusive), para não falar dos poderes de fogo dela e do facto de ela ser literalmente uma parente distante da Aelin, já que ela é descendente do Brannon Galathynius. Eu amei esse plot porque fez referência a Tog, eu acho que ela e a Aelin se dariam super bem.
Falando agora do Tharion e do Ithan, eu acho que eles estiverem meio perdidos neste livro, mas também eles estão sempre perdidos e a tomar decisões questionáveis e impulsivas, tipo o Tharion, desertou da Rainha do Rio, depois da Víbora, depois da do Oceano lá e ainda arranjou uma esposa que inclusive ficou aberto de o que é que aconteceu com ela, porque eu até gostei da Sathia - por isso que eu acho que o próximo livro pode ser do Tharion não sei, acho que ficou meio aberto.
Bem apesar de ao início os pontos de vista do Ithan me terem parecido chatos, por causa daquele rolé todo com a Sigrid para chegar a lado nenhum foi um desperdício mas quando ele ganhou os poderes de gelo, se tornou o Primo dos Lobos, matou a Sabine e quase matou também o Sub-Rei, eu fiquei ena Ithan, gostei do seu desenvolvimento, afinal você não é apenas o lobo jogador de solebol ah ah ah.
Enfim falei demais? Talvez mas só queira terminar dizendo que o nome deste livro faz todo o sentido já que fomos apresentados à sede da Casa de Chama e Sombra, a Jesiba teve um papel importante no final ao se sacrificar pela Bryce, a Hypaxia se tornou a nova líder da casa e claro Chama e Sombra, pode simbolizar literalmente o poder de chama da Lidia e o poder de Sombras do Ruhn.
Para terminar: vocês têm alguma dúvida de que quem está na capa do livro é a Lidia? Quer dizer depois do papel gigantesco que ela teve neste livro ela certamente merecia.