Thiago 26/10/2024
A leitura foi interessante em alguns momentos, principalmente por tocar em assuntos como arte e racismo. Teju Cole aborda muito bem esses temas. No entanto, Cole me parece ter uma dificuldade de focar numa história e acaba dando voltas e mais voltas, e se perde no meio da narrativa. Muitas vezes não consigo me situar na história e nem ter apego aos personagens, tanto pelas “voltas” que o autor dá, quanto pelo excesso de referências a músicas e obras de arte ao longo da narrativa. "Tremor" é mais um conjunto de ensaios do que um romance.
Pensei muitas vezes em abandonar a leitura, mas resolvi ir até o fim. Todos os problemas que citei anteriormente continuaram aconteceu, porém, em um capítulo especificamente, gostei muito da forma como foi escrito e das histórias contadas. Isso mostra como a escrita não é concisa. Era um capítulo em que personagens da cidade de Lagos, na Nigéria, contam suas histórias. Realmente, uma experiência de leitura muito interessante. Mesmo assim, todo o resto, apesar dos temas interessantes, como falei, se perde entre o romance, as memórias, o texto auto-biográfico, os ensaios e a filosofia.
Por tudo que li sobre Teju Cole, eu esperava muito mais do livro, mas não vou formar uma opinião fechada sobre o autor apenas por causa de Tremor. Espero ter a oportunidade de ler outras obras em breve e, se possível, ter experiências diferentes.