spoiler visualizarPor Layza 18/01/2024
Leiam!
Bom, se você espera um clichê ou algo do tipo, pode se preparar porque noventa por cento da leitura é resumido em lágrimas.
A Helena sofreu muito, muito mesmo. E ver todo o processo de superação dela foi nada mais que mágico.
Tem muitos lobos com pele de cordeiro, eu poderia julgá-la em algumas escolhas que fez durante o livro, mas eu me coloquei no lugar dela, eu senti, arrisco dizer que eu vivi com ela, quando a helena chorava eu chorava também porque ela me transmitia algo tão bonito, mas que perdeu o controle, um chuvisco que com pouco se transformou em tempestade. Ver que a venda sempre está nos nossos olhos, mas o coração amarrado impede de tirar.
Chorei praticamente o livro todo, e resumindo a Helena em uma única palavra seria: FORÇA. Ela é fora de série, muito forte, muito tudo. A Helena é uma mistura de tudo que forma um ser humano, com erros e acertos. É resiliência, afinal, viver não é fácil.
Eu estou apaixonada pelo amor, (aaaah, o amor...) ver ela se amando, se perdoando, se colocando no lugar da vítima, mas sabendo das suas responsabilidades. E no final:
"Karma?s on your scent like a bounty hunter
Karma?s gonna track you down
Step by step, from town to town
Sweet like justice, karma is a queen
Karma takes all my friends to the summit
Karma is the guy on the screen
Comin? straight home to me" - Já diz a loirinha, Taylor Swift.
A amizade dela com a Lu, que coisa linda! Retratar as falhas, os momentos bons, mas as desavenças também. Afinal, nenhuma amizade é cem por cento perfeita, nos moldamos com o tempo. Ver como as autoras trouxeram a relação delas com Hélio sem em nenhum momento colocá-las como rivais, foi maravilhoso! De uma maturidade mil!
Eu escrevo essa resenha enquanto choro, porque eu senti lendo, tanto, tanto, tanto. E relembrando de alguns momentos nebulosos, me emociona o fim. Ver que ela passou por tudo e que está bem. Durante a leitura eu não me senti como leitora, eu me senti como uma amiga da Helena, parecia que ela me contava os acontecimentos durante uma tarde em frente ao mar.
E o Hélio (meu crush, mas não deixem a Helena saber), por um momento pensei que ele era o que faltava na Lena, mas durante um período tempestuoso ela me mostrou que por si só era completa. O Hélio é apenas um bônus, algo lindo que foi colocado no caminho dela como recompensa pela longa jornada. E apesar da luta, do tempo chuvoso e do céu escuro, um girassol não vive longe da luz.
(Ah, e o livro tem alguns gatilhos, como: Abus* sex*al, violênci* doméstica, e pânico pós traumático. Se mantenham atentos nisso, se não for confortável não ultrapasse!)