brrruuunaaa 28/06/2024
Recomendo, mas não é nada demais
Começando de forma a justificar minha nota, o livro tinha potencial de ser muito mais interessante, na minha opinião. Ele aborda o assunto com superficialidade e olhando sempre pra mesma esfera da química amorosa. No entanto, ele também nunca se propôs a ser extremamente aprofundado. A ideia principal é de que procuramos nos relacionamentos sensações, sentimentos e circunstâncias parecidas com aquelas em que vivemos em nossos vínculos primários. Dessa forma, se fomos preenchidos de culpa, desconexão, falta de privacidade, controle excessivos, tendemos a buscar relações que demonstrem esse mesmo padrão. De novo: o conhecimento tem um grande potencial libertador. Saber disso auxilia o leitor a conseguir ter um olhar mais atento para passadas, atuais e futuras relações, de forma que ele pode driblar essa química esquemática.
"O que a química pode revelar sobre nossa história e sobre as faltas que tivemos ao longo da vida?"
"A química esquemática consiste na atração por relações que ativam nossas dores emocionais mais profundas e nos aproximam das situações que um dia já foram comuns para nós"
"É importante esperar que o parceiro o supra emocionalmente, mas também é importante enxergá-lo como ele é, sem criar expectativas irreais"
O livro também conta com vários exercícios interativos, tabelas e até mesmo testes para identificar alguns esquemas e a consequente busca amorosa a partir disso.