spoiler visualizarcmrdansp 18/10/2024
Uma diversão BEM descompromissada
Uma história sobre alienígenas na Chapada dos Veadeiros nos anos 90.
Existem alguns problemas bem gritantes aqui:
- Praticamente todos os personagens tem o mesmo discurso, falam as mesmas gírias, parecem a mesma pessoa falando;
- Muito dos diálogos são redundantes ou desnecessários, sendo que poderiam ser muito mais criativos, tendo em vista o universo rico que está aqui;
- Os antagonismos pontuais (prefeito, xerife, homens de preto, o boyzinho lá...) são jogados e acabam sendo sub-aproveitados;
-Senti falta de um projeto estético utilizando os elementos das culturas do interior para causar um apreensão, fazendo uma reflexão sobre o panorama histórico que remeta realmente à construção do Brasil, quase como um "Southern gothic" brasileiro.
As vezes sinto que uma revisão na estrutura e no diálogo beneficiaria muito a narrativa como um todo e realçaria muito as qualidades que esse livro tem. A valorização da cultura caipira é algo que eu sempre advogo a favor; a paisagem do nosso interior como sendo um cenário para um mistério flertando com o horror e com a ficção; e o romance, eu achei bem interessantes (e eu não gosto de romances).
Num geral, tem problemas e não vai inventar a roda, mas dá pra divertir legal se você só quiser uma leiturinha pra relaxar antes de dormir.