Brubs² 04/01/2024
"Talvez cruel seja a melhor coisa que eu possa ser" ????
Que delicia de livro! Posso dizer que comecei meu 2024 com o pé direito em se tratando de leitura. Isso sim é uma fantasia digna, com enredo, trama e plot.
A escrita é extremamente fluida e, a todo momento, temos acontecimentos de deixar pulgas atrás da orelha; é um livro único, com um final fechado e que se amarra por si só... mas que tem pontas soltas que podem facilmente ser usadas para um próximo livro (por favor Gina, escreva uma continuação eu amei eles ?opa rs ??).
É escrito em primeira pessoa, - o que é raro para uma fantasia - a Violet, uma Vidente. Os personagens secundários tem suas questões, mas não são tão bem aprofundados (até porque nossa querida narradora é vidente, mas não consegue prever tudo de todo mundo); o que tudo bem, visto que não são tão essenciais e o ar de mistério deixa mais envolvente.
O desenvolvimento foi impecável. Toda a misticidade envolvida me captou; todo mistério valeu a pena; todo ódio foi sincero demais. Posso dizer que não senti, em momento nenhum dessa história, falha na criação de mundo, na resolução dos problemas, ou na explicação de tudo.
Esse é o tipo de fantasia que eu procuro reencontrar a muito tempo. Uma protagonista forte, poderosa, e de certa forma egoísta - cansei dos protagonistas moles que se sacrificam e aceitam seu destino sem questionar; eu quero aqueles que possam matar qualquer um até mudar o seu futuro.
A Violet faz o próprio destino e não tem receio em chantagear, manipular, mentir, iludir e sacrificar outros pra o seu objetivo.
Violet não é a heroína dessa história, mas ela manipulou todos até que acreditassem que ela fosse.
O toque de romance - o VERDADEIRO enemies to lovers - me fez perder o ar. Juro, o ódio genuíno, sincero e perpétuo do casal me fez questionar se em algum momento eles iriam realmente sair do enemies e ir para o lovers. É disso que eu gosto, duvidar de tudo, de todos, me questionar e teorizar sobre os acontecimentos. Saber que eles se pegarem (MUITO BEM a propósito) não significa necessariamente um endgame - porque eles REALMENTE se odeiam; e qualquer um pode trair qualquer um.
Eles EXALAM ódio e ferocidade até quando estão se pegando (o que deixa tudo bem bruto e ainda mais emocionante). Eu AMO eles, meu Deus. Eles são complexos e nada previsíveis; eles são parecidos, mas nunca se entendem - é incrível.
" - Você me odeia.
- Eu não odeio você. Dá muito trabalho. Mas alguém deveria odiar."
??????