Paula Juliana 27/11/2022
@overdoseliterariaoficial
''- Para onde leva essa porta?
Ele ergueu as sobrancelhas, maravilhado. Sabia a onde levava.
À paz. Segurança. Possibilidade.
E aos lábios dela nos dele.''
Apaixonante, hipnotizante, de tirar o fôlego!
Fazia tempo que não lia um romance de época tão envolvente, adoro o gênero, acompanhar a caminhada de Elisabeth foi algo lindo e apaixonante, tanto a obra literária como a adaptação da Netflix são experiências maravilhosas, inspiradoras e cativantes, acompanhar todo o romance, a descoberta do amor, as tramas políticas, traições e fofocas do Império, assim como a revolta e busca de dignidade do povo!
''Elisabeth era o vendaval. Selvagem, livre...''
Elisabeth é uma personagem incrível, espírito livre, autentica, sincera e intuitiva assim como um animal. Quando todos a desacreditavam, a tachavam de rebelde e louca, a mocinha sempre soube o que não queria, e o que almejava para si, um casamento por amor, daqueles amores que são consumidos pela paixão, algo tão forte que é até impossível respirar, um homem que saciasse sua alma, só não esperava encontrar isso nos braços do Imperador Franz, noivo prometido de sua irmã Helene.
''Ele falou de suor e gritos, escuridão engolindo sua vista, o corpo desconectando da mente. E o coração de Elisabeth se envolveu protetoramente ao seu redor - ao redor daquele homem que era tantas coisas ao meu tempo: um imperador forte, um amante de poesia em segredo, um coração vulnerável.''
Franz é um daqueles mocinhos que amamos e ao mesmo tempo passamos muita raiva acompanhando, um bom homem, muitas vezes se deixa levar por ''conselhos'' de pessoas ao redor como sua mãe e seu conselho político, ele procura a paz, quer o melhor para seu povo, só que muitas vezes o fardo é muito pesado, sofreu uma tentativa de assassinato, tenta fugir da guerra, porém seu povo está descontente e passando fome, segundo sua mãe o que seu povo precisa mesmo é de uma Imperatriz e um novo herdeiro.
''Ela podia ver a curva dos seus lábios tão bem que poderia ter contato seus cílios, se quisesse. Seu coração deu um salto e acelerou, a pele esquentando contra o piso fresco.''
A obra é muito bem escrita, uma leitura muito fluída e envolvente dividida em duas partes, tanto o livro quanto a série vão por um caminho bem linear, muito fiéis, a série vai mais além da onde a história do livro termina, e o livro é bem focado no romance, nos sentimentos e principalmente em Elisabeth e Franz, o seriado abrange mais elementos.
Me apaixonei, emocionei, fiquei com raiva e irritada, a obra nos leva a muitos caminhos e muitas emoções, a escrita da autora é fantástica, consegue deixar a leitura ainda mais forte que a série, que também é maravilhosa, amei o elenco e as interpretações. A Imperatriz é uma história espetacular, daquelas que entram para todas as listas de favoritos! Recomendadíssimo!
''Ela não tivera tempo de dizer sim antes, e era incrível como aquela única palavra desatou todos os nós em sua alma, todas as incertezas. Aquele sim podia mover montanhas, podia enfrentar a escuridão batendo nos portões dos Habsburgo. E pensar que ele quase deixara um pesadelo roubar aquela sua certeza.''
Paula Juliana
site: http://overdoselite.blogspot.com/2022/11/resenha-imperatriz-baseado-na-serie-da.html