A magia da leitura

A magia da leitura Mem Fox




Resenhas - A magia da leitura


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Raquel.Serrazine 28/09/2024

A magia da leitura
O livro nos ensina o poder transformador da leitura em voz alta. Só quanto esta "modalidade" de leitura é imprescindível para o desenvolvimento das crianças.

Alguns trechos, onde havia depoimentos de pais sobre os filhos, deixaram-me com lágrimas nos olhos.

Recomendo demais este livro!
comentários(0)comente



Pavozzo 24/03/2024

Magia necessária para um mundo que está perdendo a graça.
Publicado originalmente em 2001 e revisado em 2008, este livro sintetiza a experiência de décadas da escritora de livros infantis "Mem" Fox na alfabetização de crianças através da leitura em voz alta. Sua fama não veio sem razão, principalmente após sua participação em um programa de tv no qual "ensinou" um menino de três anos a ler em "apenas" quinze minutos.

Acho interessante como vários autores do gênero parecem ser unânimes em alguns princípios: começar o quanto antes, envolver os pais, facilitar o acesso aos livros e fazer do ato de ler em si uma experiência divertida e gratificante. Pelo fato de Mem Fox ser também professora e escritora de livros infantis, seu livro diferencia-se pelo enfoque que dá à própria experiência de leitura em voz alta para crianças, enfatizando a importância do ambiente adequado, da regularidade e principalmente do tom de voz.

Há vídeos em seu site e canal no Youtube nos quais a autora demonstra a leitura em voz alta de suas próprias obras, além de uma lista, no final do livro, bastante útil com recomendações de obras infanto-juvenis.

Na parte "teórica" da coisa é que acho que a autora escorrega um pouco: há menções a pesquisas que não são citadas as fontes, e sua desconfiança quanto ao método fonético de alfabetização pareceram-me um pouco equivocadas.

No fim das contas, um idioma é composto essencialmente por sons - as letras são apenas uma representação visual destes. Mesmo na leitura silenciosa que, caro leitor, você está fazendo agora, ecoamos o som de cada palavra em nossa mente. Por isso, ainda assim, podemos dizer que o significado das palavras estão nas combinações articuladas desses sons, e não na escrita em si - como afirma a autora - "desenhos" inventados seis mil anos atrás para simbolizá-los.

Ela menciona Jim Trelease em seu texto. Para quem se interessar, acho que os dois livros complementam-se razoavelmente bem, embora eu continue achando que o livro de Daniel T. Willingham seja superior. Como o livro dele demora-se mais em explicações, talvez este aqui seja o livro certo para pais e professores que desejam "enfeitiçar" seus filhos e alunos pelo mundo da leitura mais rapidamente.
edu basílio 24/03/2024minha estante
eu acho muito sagazes e inteligentes seus comentários. ???


andre_limafr 25/03/2024minha estante
Parabéns amigo, análise muito rica.




2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR