Cupim

Cupim Layla Martínez




Resenhas - Carcoma


132 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 7 | 8 | 9


Mari 29/10/2024

Uau!
O tipo de leitura que vai te deixar pensando por um bom tempo. Muitas metáforas. Violência, machismo, diferenças sociais, explorações, guerras...rancor, raiva, indignacao, vinganca...o que afinal, é o cupim da história?
comentários(0)comente



Ketlen 30/10/2024

Inovador
A autora foi feliz em utilizar uma narrativa inovadora pra trazer uma problemática bem antiga: o machismo. O livro traz elementos peculiares e personagens fortes, com narrativas intercalada, nos trazendo algumas reflexões.

Demorei um pouco para entender a dinâmica da escrita, mas após isso foi bem satisfatório, indico a leitura ??
comentários(0)comente



Vladia Castro 08/11/2024

Cupim
Layla Martinez. Duas mulheres, avó e neta, em uma casa mal assombrada. Livro de terror? Não!!! Nas sombras e sons da casa, espelham-se as vidas delas duas. Das dificuldades e preconceitos em se viver em um cidade pequena, em que há machismo, sentimentos negativos, rancores diversos, desigualdade social. Em que a avó é tida como fazedora de amarrações, mas que sempre é procurada às escondidas. Livro curtinho e que prende.
comentários(0)comente



Joao.Almeida 10/11/2024

Um livro que te deixa sem entender exatamente o que está acontecendo, mas que, em um instante, faz tudo se encaixar. A história acompanha uma neta e sua avó que vivem em uma casa mal-assombrada, onde a rotina delas é cercada por vozes e vultos em cada cômodo.

Gostei da forma como os elementos foram introduzidos, permitindo explorar os problemas familiares que se estendem por gerações. Além disso, a narrativa mostra a dualidade dos vizinhos, que evitam as duas ao máximo, mas as procuram em momentos de necessidade quando ninguém está olhando. Uma grata surpresa!
comentários(0)comente



Mariana.Guimaraes 13/11/2024

Instigante
Leitura rápida e instigante. Gostei muito da história, da maneira que foi escrita. Diferente de tudo.
comentários(0)comente



Ibson 13/11/2024

Bisavó, avó, mãe e neta: quatro gerações de mulheres lançadas ao relento, tratadas como simples corpos por um sistema patriarcal e burguês. Cansadas de como são tratadas, a casa ganha vida, e o cupim se infesta.

Adorei todas as camadas desse livro. A casa, como um personagem importante que carrega todas as dores dessas mulheres, é uma ideia genial, assombrosa e fascinante.
comentários(0)comente



Mariana 17/11/2024

Uma grande loucura
Adorei, as vezes ficava meio assustador e eu parava. me lembrou um livro infanto juvenil que li há tempos.
comentários(0)comente



Chris Botosso 30/04/2024

Mágoa e vingança
"Nesta casa não se herda dinheiro nem anéis de ouro nem lençóis bordados com as iniciais, aqui o que os mortos nos deixam são camas e ressentimentos."
O trecho representa o romance, repleto das sombras que habitam a casa, quase a protagonista da história. Sombras que não conseguem partir porque têm contas a acertar.
Lenta e gradualmente, alternando o foco narrativo entre avó e neta, vamos descobrindo as origens da casa e do rancor visceral que a habita.
comentários(0)comente



Dilso 12/05/2024

A casa...
Gerações sentidas por uma casa, que é também personagem. Livro bem escrito, perturbador, misterioso e inquietante.
comentários(0)comente



Carol.Ramos 04/06/2024

...
Se alguém me pedisse pra descrever essa história eu diria que ela é puro rancor, ódio e vingança. Dentro da própria família, com a família dos outros (esta por sua vez rica, que ganha grande destaque no livro mostrando a luta entre classes).

Eu fiquei muito curiosa em alguns momentos, mas a narrativa de cada capítulo sendo da neta e da avó, e o fato de ninguém se chamar exatamente pelo nome, me confundiu um pouco. Quando achava que a história ia começar a se aprofundar, ela ficava rasa de novo e não explicava nada. Pode ser que a autora quis deixar a nossa própria imaginação e criatividade fluir nesses momentos? Sim. Mas eu ia gostar de ter um pouco de certeza de algumas coisas que aconteceram.
comentários(0)comente



Julio.Argibay 20/07/2024

Cupim
Uma boa leitura sobre a vida sofrida de uma família onde as mulheres são as protagonistas. Elas viveram seus dramas em diferentes épocas num vilarejo remoto na Espanha. A casa onde elas moraram guarda muitos mistérios e alguns crimes e interage com as moradoras. A atmosfera do romance lembra um pouco o romance A casa dos espíritos.
comentários(0)comente



Rayllani.Barbosa 27/07/2024

O quanto uma casa e suas paredes podem guardar de história e sentimentos (literalmente)?
Gerações de mulheres e uma casa retendo suas densas vivências e amarguras. Uma leitura fácil, mas que te deixa pesado em certos momentos. Então sim, é um terror daqueles que valem muito a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jadinha 15/09/2024

Muito diferente
Me lembrou muito Gabriel Garcia Marquez em Cem anos de solidão. Passando pela geração de mulheres e contando cada personalidade e histórias próprias. Uma pitada de terror, mas nada esquisito. Vale a leitura
comentários(0)comente



Luis.Henrique 17/09/2024

Excelente. Leitura que flui e dá prazer. A alternância do foco narrativo é um achado brilhante e a casa como personagem é um espetáculo à parte. Recomendo.
comentários(0)comente



132 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 7 | 8 | 9