rizzopi 17/07/2024
Ontem à noite
Sinceramente, que livro surpreendente pra caramba meu deus!! fui ler esse livro por uma recomendação e não sabia da história, e ler isso foi uma caixinha de surpresas com muitos traumas, lágrimas, aprendizados e felicidade também!! acho que nunca vou ter palavras suficientes pra descrever o quanto esse livro me tocou e me fez ver a vida de uma perspectiva totalmente diferente, e aprender muito sobre tudo. tudo nessa história me prendeu, do começo ao fim. digo com tranquilidade que foi um dos melhores livros, se não o melhor, que li até agora esse ano.
quando eu descobri quem morreu, simplesmente fiquei em choque, eu tinha teorizado várias vezes quem poderia ser, mas quando eu descobri quem foi... era como se eu tivesse perdido alguém, era como se eu estivesse junto naquela sala do hospital com a eve tendo que identificar um corpo de 34 anos. e ver a eve descobrindo e tendo que lidar com a morte de uma das pessoas mais importantes da sua vida e do seu grupo de amizade desde a escola, foi algo que me deixou muito reflexiva... era nítido o quanto todos estavam sofrendo com a morte da pessoa, e foi bem difícil ler isso sem chorar igual um bebê. foi tudo tão trágico, um acidente e uma morte tão repentina.
confesso que os plots desse livro me deixaram de queixo caído, e quando a eve vai descobrindo as coisas conforme a história flui me deixavam ???, ver ela tendo que lidar com todas as emoções calada em meio a um luto, nossa foi surreal.
quando o finlay aparece, a primeira coisa que você pensa é "meu deus que diabo de pessoa", por mais errado que seja KKKKKKKKKK, mas quando a história vai se desenvolvendo e você percebe que ele não é o vilão que todos diziam ser, e que ele tem muitos traumas e teve que passar por todos eles sozinho, porque era considerado "louco", foi algo bem impactante, ainda mais porque o pai dele tinha demência e sequer se lembrava do filho. e é muito difícil lidar com uma pessoa com demência/alzheimer, porque você vê a pessoa definhar até a morte.. e era assim que o pai do finlay estava.
porém, mesmo esse livro ter me feito chorar igual uma condenada, eu fiquei simplesmente encantada e apaixonada por cada detalhe dessa história e do romance que foi sendo desenvolvido entre a eve e o finlay (algo que não imaginava nem um pouco que tinha realmente chance de acontecer, até porque ela era muito apaixonada pelo ed * ainda fico feliz de ver toda a luta de superação com essa paixão de anos *).
o romance deles foi uma das coisas mais puras e leves que eu tive a oportunidade de ler, sem dúvidas. ver eles enfrentando o luto juntos, e ainda em uma viagem importante, foi algo muito mágico e gostoso de ler. o finlay ajudando, apoiando e entendendo o luto da eve foi algo muito lindo, sinceramente. assim como eu amei muito quando a eve entendeu que o finlay não era o vilão, e que ele era uma boa pessoa só que com traumas do passado. o amor deles foi muito bonito de ver se construindo, porque foi leve, puro, gostoso e tão fluído e certo... eles estavam se curando juntos de todas as mágoas do passado e aprendendo a lidar com as emoções e com essa nova fase.
esse livro, pra mim, foi muito mais do que um "romance bobo", foi algo que me fez ver a vida com outra perspectiva, e entender que tudo acaba em um piscar de olhos, mesmo a gente sabendo disso a gente nunca pensa que realmente acontecesse dessa forma. foi mágico e magnífico ler esse livro, e ele me fez ficar com vários traumas psicológicos, mas ele curou uma parte de mim, e me fez perceber que, sim, eu tenho a permissão de estar viva e seguir em frente.
simplesmente ainda processando tudo desse livro, e de todo o impacto que ele teve em mim. obrigada mhairi mcfarlane por escrever uma história tão linda e pura. ?