Infinita

Infinita Camila Maccari




Resenhas - Infinita


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Maria 16/11/2024

Gostei muito de conhecer a perspectiva de uma pessoa que a vida inteira conviveu com a obesidade? abriu várias janelas em minha mente? mas a leitura não fluiu como gosto e o final não foi bom pra mim! Camila inteligentíssima e muito sensível com temas tão fortes, mas o livro não me trouxe o prazer que eu esperava
comentários(0)comente



Tainá 06/11/2024

Infinita é mais do que uma obra brilhante. É um soco no estômago, um tapa na cara, uma crise de enxaqueca, um convite a revisitar a busca pelos modelos ideais inatingíveis, os preconceitos velados, o sofrimento silencioso, os inúmeros erros que trazem apenas dor e nó na garganta. Que livro!
comentários(0)comente



@retratodaleitora 01/11/2024

Chocante! | @retratodaleitora
Uma mulher de 29 anos, gorda. Uma cadeira quebrada. Uma cadeira que cedeu com seu peso no meio de um bar, enquanto ela tomava uma cerveja sozinha.

Esse acontecimento a deixa totalmente desnorteada, entrando numa espiral que vai deixá-la extremamente consciente de seu corpo, e então vamos acompanhar as ações dessa protagonista a partir do momento que a cadeira quebra, mas também voltamos e temos vislumbres de todos os seus traumas envolvendo seu peso, as dificuldades, as humilhações, o preconceito. Seu psicológico abalado desde criança, mas ainda mais agora, quando tudo volta como um baque.

Desde seu relacionamento estável com Gustavo até a insatisfação com o trabalho numa agência de publicidade, acompanhamos o adoecimento de quem nunca conseguiu se encaixar no mundo. Ela planeja acabar com isso, mas como?

Que livro pesado! É meu segundo contato com o trabalho de @camila.maccari e senti que esse foi mais difícil de digerir. A escrita continua maravilhosa, envolvente. Mas os temas, como transtorn0s alimentares e g0rdofobia, mexeram demais comigo, talvez por me identificar em certo grau com dilemas apresentados. Eu adorei a forma como a autora organizou essa trama, dando total atenção a personagem principal, de maneira muito crua e muito direta.

Eu recomendo muito a leitura de Infinita, mas deixo avisado que existem gatilhos, então fiquem atentos.
Klikucha 02/11/2024minha estante
Resenha incrível, amiga. Já combinei de ler esse com uma amiga minha por causa da sua resenha. Não conhecia a autora.




Zeka.Sixx 02/10/2024

A minuciosa construção da personagem é o que eleva o livro
Lançado recentemente, o segundo romance da escritora gaúcha Camila Maccari tem como ponto de partida um fato aparentemente banal: em um final de tarde, bebendo sozinha uma cerveja artesanal em um bar, a protagonista - uma mulher de quase 30 anos - despenca no chão quando a cadeira em que estava sentada repentinamente se quebra. O motivo da quebra? A mulher pesava, àquela altura, 146 kg.

O incidente desencadeia na protagonista um choque que a leva a revisitar toda a sua trajetória até aquele momento: uma vida inteira sempre marcada pela questão do seu sobrepeso, do sentimento de não-aceitação que isso gerou, seja na família, no ambiente escolar, no ambiente profissional ou em seus casos amorosos.

É um tema que, em mãos menos habilidosas, poderia facilmente escorregar em clichês ou em mera "panfletagem" sobre os preconceitos sofridos pelas pessoas obesas. Mas a autora jamais cai nessas armadilhas, apresentando de forma brilhante sua protagonista, sem qualquer pretensão de dar voz à todas as pessoas gordas do mundo, mas tão somente àquela mulher, com suas inseguranças, sua visão particular sobre as coisas, seus desejos.

A trama do livro é simples, sem grandes "plot twists", até porque é o menos importante, tendo em vista a proposta da obra. Embora eu tenha pequenas ressalvas (como uma curiosa obsessão da autora pela palavra "mortificada" ou o uso excessivo de um recurso "voz-da-consciência-que-invade-a-narração", que achei interessante, porém cansativo após algum tempo), o fato é que se trata de uma grande leitura, principalmente pela minuciosa construção da personagem, que se torna totalmente de carne e osso aos olhos do leitor. Um romance corajoso e que foge do lugar-comum.
comentários(0)comente



Yara289 01/10/2024

Infinitamente bom.
Confesso que fiquei surpresa - não sou de ler a sinopse nem nada, e quem leu primeiro Dias de se fazer silêncio pensa (ou pelo menos eu pensei) que seguiria o tipo de narrativa do livro anterior. Que quebra! Mas que quebra boa. Foi realmente divertido, porque a escrita da Camila é isso: divertida. Eu gostei bastante e pretendo recomendar a todos os meus amigos!
comentários(0)comente



Dilso 16/09/2024

Verossímil e muito bom
A ditadura do padrão estético, atormentando profunda e intimamente a vida de uma mulher com 'sobrepeso'. Romance verossímil e de crítica social e sensível a partir do olhar da própria vítima. Sem dúvidas, um texto muito poderoso e que nos provoca catarses a respeito de nossa postura diante do outro. Gostei bastante e indico fortemente.
comentários(0)comente



Carolina4817 13/09/2024

Que livro senhoras e senhores!
A temática sobre obesidade/imagem sobre o corpo me atraiu quando vi uma indicação no perfil do Bookster. Senti que seria um livro pra tirar qualquer um da bolha e nos tornarmos melhores quando aprendemos a ter consciência pelo dor do próximo. A escrita da autora é excepcional. Esse livro é pra quem não tem medo de ler algo verdadeiro, visceral e dolorido. Consulte os gatilhos do livro pois não é uma leitura leve!
comentários(0)comente



Caroline.Jacoud 13/09/2024

Esse não é um livro pra ser bonito? e sim, sentido.
Talvez uma das experiências de leituras mais desconfortáveis que já tive, talvez pelas diversas experiências pessoais que também tive. talvez.

dessa vez, a autora, Camila, nos apresenta uma personagem sem nome, mas com uma história comum a muitas mulheres. menina que cresceu tendo suas noções de autovalor mensuradas pelo seu peso, sua autoestima derrubada pelo tamanho do espaço que seu corpo ocupava.

até que um dia, adulta, sozinha em um bar, quebrou uma cadeira. e esse acontecimento fez o seu mundo parar. foi o gatilho que a fez mergulhar em todas as suas dores, entrar em contato com todas as feridas ainda abertas de um corpo que viveu na insegurança, no medo, nas cobranças.

em "Infinita" a autora dá voz ao corpo, literalmente, introduzindo relatos do corpo da personagem à narrativa. particularmente, foram os trechos mais cruéis que já li. porém, necessários na mesma medida para chegar, pelo menos um pouco, mais perto de entender a realidade dela.

para ressaltar a importância do peso na história de vida da personagem, a autora inicia os capítulos com "aos 130 kg, entrou na faculdade..", e achei de uma sensibilidade tamanha pensar nesses detalhes que representam tanto.

depois de muito refletir, cheguei a conclusão que esse não é um livro para ser bonito, para ter trechos inspiradores "instagramáveis". é um livro para ser sentido, doído mesmo. aquele que você termina idealizando um milhão de finais para satisfazer o próprio ego, mas entendendo que o final escrito para aquela história não poderia ser outro. mesmo sabendo que dessa personagem sem nome, existem milhares por aí na vida real.
comentários(0)comente



alinebernardes 07/09/2024

Nunca tinha lido nenhum livro de literatura que falasse sobre questões relacionadas ao corpo. E esse traz o tema de um jeito envolvente, doloroso e até meio perturbador. Não conseguia parar de ler. O texto segue aquela linha de fluxo de consciência direta e ininterrupta, como se tudo que a personagem pensa, seja tudo o que a gente lê. Camila Maccari já é uma das grandes da literatura brasileira contemporânea. Recomendo muitíssimo! 10/10
comentários(0)comente



jessicalimao 30/08/2024

OLHA, SINCERAMENTE...
Esse livro me prendeu do início ao fim, a história da protagonista é densa, cheia de traumas, mas o jeito dela de enxergar as pessoas me despertou sentimentos conflitantes, isso para dizer o mínimo
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10