spoiler visualizarNatanaelC 05/11/2024
Um coração puro e corajoso são os dois ingrediantes que fazem de alguém verdadeiramente forte!
O livro conta a históra de dois personagens principais: um menino chamado Christopher e uma menina chamada Malum Arvorian.
Christopher é um menino como qualquer outro, mas quando vai passar uns dias com seu avô que mora ao pé de uma colina e a partir daí que sua vida vira de cabeça para baixo. Tudo começa com o seu avô, Frank, que proíbe seu neto de ir até o topo da colina, fazendo-o prometer que jamais iria lá. O menino, ao desobedecer o avô, vai até o local após escutar umas coisas, e se depara com um pequeno lago no cume da colina, no lago uma criatura mágica se afogava: era Gelifen, um bebê grifo! Christopher pula na água para salvá-lo, mesmo incrédulo pelo o que estava vendo.
O lago (lochan) é um portal que leva para outro lugar, um lugar mágico com pessoas e com seres mágicos de inúmeras espécies ( a autora traz com riqueza de detalhes e imagens cada um deles antes do primeiro capítulo). O lugar mágico é um arquipélago de ilhas em que a magia (glimourie) mantém o equilíbrio de tudo, e a fonte dessa magia se encontra em uma árvore que fica em um labirinto no qual somente o ''imortal'' sabe o caminho dentro do labirinto. O ''imortal'' equivale ao Aslan das Crônicas de Nárnia, mais especificamente ao seu signficado para o mundo mágico em que habita.
O Glimourie vai sumindo aos poucos e todo o equilíbrio do arquipélago vai se perdendo, a exemplo os Krakens que passaram a caçar em locais que nunca foi seu habitat, dentre várias outras mudanças drásticas. Christhoper é da linhagem de guardiões, ele é um guardião do local no qual seu avô já foi também guardião, e agora a responsabilidade, a predestinação, chama Christopher!
Malum é uma menina encantadora e que é nativa do arquipélago, ela é dona do bebê grifo Gelifen ( meu personagem favorito do livro), e Mal tem também algo especial, uma predestinação a qual, assim como Christopher, ela não sabia.
A história dos dois se encontram e salvar o arquipélago mágico e bem como a própria terra, estão nas mãos deles!
Alguns trechos que gostei:
''Mas diga para elas: maiores do que o caos do mundo são os milagres.''
''— Coragem — disse ela. — Você deve aguentar, pois não há outra opção. Coragem, garoto valente.''
''Os trompetes soaram uma, duas, três vezes. Christopher sentiu lágrimas escorrerem pelo rosto quando as criaturas, organizadas em fileiras e multidões, soltaram um grande grito, cada uma em sua própria língua. Elas gritaram pela perda e em gratidão, em tristeza e glória, e o som se elevou aos céus e preencheu o oceano, e a quilômetros de distância, um berserker e uma mulher com sangue de nereida ouviram, e choraram, e se alegraram, e choraram novamente.''