Lara 17/10/2024
"Paralamas do Sucesso? Que nome, hein?"
Sempre digo que não sou fã dos Paralamas à toa. Meu pai fazia uma verdadeira viagem todos os dias para me levar na escola, e durante todos esses anos da minha vida o trajeto era acompanhado de uma coletânea paralâmica, montada pelo meu pai com suas músicas favoritas. O tempo passou, mas a admiração pela qualidade musical e pela trajetória da banda só aumentaram.
João Barone consagra sua carreira como bateirista e escritor com mais esse trabalho bem feito. Foram várias as vezes que ouvi elogios de profissionais da música a respeito da sua performance como bateirista. Depois de ler esse livro, posso dizer que aprendi minimamente o funcionamento complexo desse instrumento, graças a didática leve e fluída do Barone em nos ensinar alguns de seus aprendizados e estratégias nesse livro de memórias paralâmicas.
Outra ponto positivo da leitura foi minha impulsiva expansão de repertório musical. Já nos primeiros capítulos do livro percebi que Barone nos fornece muitas recomendações de artistas e bandas que o influenciaram na bateria e, posteriormente, na banda. Comecei, quase sem notar, a organizar uma playlist com as recomendações do autor ao longo do livro. O resultado ficou sensacional! Claro que falhei em alguns trechos, pois estava lendo longe do celular ou então não queria interromper o ritmo da leitura para procurar versões e álbuns específicos no spotify, mas ainda assim, rendeu um complilado de 60 músicas, com artistas brasileiros e estrangeiros que dizem, nem que seja numa passagem breve, um pouco da história dessa banda fantástica. Quem quiser conferir, deixo o link aqui: https://open.spotify.com/playlist/4giRVyAFxjk6mCMUNwv6Rd?si=txdrLHMqSdyX6XMEDD00og
Recomendo a leitura para os amantes da boa música, para os fãs da banda e para os interessados em bateria!