Gualter 29/08/2024
Obra de síntese necessária
Este livro da editora contexto é provavelmente a melhor obra de síntese das Reformas Européias disponível em português, substituindo alternativas como Peter Marshall e Patrick Collinson. O autor é Professor de História moderna da Unicamp e é ligado a comunidade religiosa carisma. A dimensão acadêmica e religiosa do autor dão a está obra um tom que é ao mesmo tempo rígido a nível teórico metodológico e empático em relação aos movimentos que examina.
Desta forma, a obra trata inicialmente de maneira introdutória do contexto histórico em que as reformas protestante e católica se insirem, bem como trata de cada uma das tradições que emergiram no período com considerável nível de detalhe para uma obra deste tipo.
Além disso, o texto tem um tom didático que facilita muito o entendimento do assunto, muitas vezes confuso para quem não está familiarizado. A abordagem escolhida por Rodrigues enfatiza e privilegia a mentalidade religiosa e o jogo político, levando vantagem neste último quesito até mesmo em relação a obras mais densas como a de Carter Lindberg.
O Último capítulo faz um panorama da historiografia de 4 temas relacionados a reforma. Aqui, percebe-se o domínio do assunto por Rodrigues, que destrincha mitos e equívocos historiográficos repetidos até os dias de hoje em salas de aula de ensino básico (e quem sabe até de nível superior).
Por fim, é uma pena que (provavelmente por imposição do padrão da coleção) as citações de autores não sejam exaustivas. Como bibliografia, é deixada apenas uma pequena lista de sugestão no final do livro. Gostaria muito de saber tudo que o autor usou para compor o livro , embora entenda que isso provavelmente aumentaria muito a quantidade de páginas e o preço. Ainda sim, é uma obra importante para quem busca iniciar um estudo acadêmico sério deste período, constituindo atualmente uma obra incontornável para quem deseja dar aulas ou começar a pesquisar sobre este período.