A religião ainda desempenhava papel central na sociedade europeia do século XVI quando foi abalada pelas reformas conduzidas por figuras do porte de Martinho Lutero, João Calvino e Inácio de Loyola, entre outros. Este livro apresenta esses importantes personagens, suas ideias, suas motivações e o efeito que provocaram. A divisão experimentada pela Cristandade latina não criou, mas incrementou a diversidade já presente na religião cristã. De resto, deixou um saldo inegável de violência e intolerância. Por outro lado, colaborou para a adequação da prática religiosa aos novos tempos ao repensar a relação entre os crentes e a figura de Deus, além de difundir a liturgia e a Bíblia nas línguas faladas pelos habitantes do continente europeu. Embora a religião, em nosso contexto dito ocidental, tenha deixado de ocupar o lugar central que tinha nos primeiros séculos da Época Moderna, a diversidade religiosa é um fenômeno com o qual convivemos diariamente e um fator socialmente relevante e presente em nossos dias e em nossas vidas.
Sobre a coleção: A Coleção Temas Fundamentais é um projeto irmão da Coleção História na Universidade. Sua proposta é focar em eventos mais específicos, porém igualmente essenciais aos estudos históricos e à formação de todo historiador.
Suas obras apresentam momentos definidores da História de forma sucinta, didática e clara, sem deixar de lado a qualidade conceitual e teórica. Escritos por pesquisadores especialistas em cada assunto, oriundos das principais universidades do país, os livros são voltados para estudantes, professores de História e todos aqueles que desejam entender os acontecimentos que formaram nossa sociedade.
Não-ficção