booksdapaty 31/10/2024
Trilher psicológico
Nós vamos acompanhar a investigadora Maia Torres e o trabalho diário da polícia em desvendar um crime que chamou a atenção na cidade do Rio de janeiro devido a execução do mesmo. O corpo é encontrado carbonizado, muito danificado, mas ainda sim é possível identificar muitos sinais de tortur@. Não demora muito e a perícia revela que se trata de um homem. Mas quem será a vítima e seu algoz? Logo no início percebemos que se trata de uma "vingança/justiça" com as próprias mãos.
Temos também passagens de um diário do assassino em questão, onde ele revela aos poucos sua ação, o modo como pensa e se justifica do porquê dos seus crimes.
Em uma terceira linha nós temos a personagem Nicole e o namorado v!olento, abuso!Ivo e manipulador que ela tem, Victor. Aqui nós acompanhamos o clássico comportamento do homem abus@dor, que com a sua habilidade e poder de manipulação consegue sempre culpabilizar a sua vítima, justificando seus atos injustificáveis e acreditando realmente que ele é perfeito, causando assim um ciclo de abuso infinito onde a vítima tem muita dificuldade de sair e entender o que se passa com ela.
Minha opinião: eu gostei do livro, ele realmente prende a atenção, a escrita da Gabriela é agradável, gosto quando o investigador sabe por onde tem que ir, sem ter que ficar errando o tempo todo para dar trama (isso é muito irritante). Maia é esperta, não está para brincar, ela quer pegar o criminoso e pronto. É um livro que não vai ficar tanto assim na investigação, mas foca muito no psicológico das personagens, a apresentação do que é um relacionamento abusivo, a teia que o abusador prende sua vítima e a sua personalidade doentia e egocêntrica.
A identidade do criminoso é previsível, mas não significou algo negativo.