spoiler visualizarThaty 26/08/2016
O "descobrir conhecimento" na educação infantil
O livro "A paixão de conhecer o mundo", de Madalena Freire, foi publicado em novembro de 1983 e trata-se de um apanhado dos relatórios da autora enquanto professora da Escola da Vila, na Vila Madalena, de crianças dos 3 aos 5 anos. É dividido em três macro seções: relatórios da professora, livro de "estórias" dos alunos e caderno de atividades.
No início, Madalena descreve como é a rotina dentro e fora da sala de aula, uma sistematização das atividades realizadas ao longo do dia e breves citações sobre como as crianças encaram este cronograma.
No decorrer do livro, ao narrar cada dia de trabalho, Madalena deixa explícito sua forma de ensinar que, aliás, estava se tornando cada vez mais como na década de 80, onde as crianças buscam conhecimento de forma quase independente, tendo a professora apenas como mediadora deste processo.
É interessante notar que não há um currículo pré-definido a ser cumprido, e nem uma preocupação direta com a alfabetização (que acontece de forma natural). A professora, a partir de suas percepções sobre a classe e, principalmente, a partir dos interesses dos alunos, traz conteúdos de diferentes áreas (biologia, ecologia, culinária, carpintaria, cultura, anatomia etc) a serem estudados não só nos livros, mas a partir de experimentos, visitações, vivências entre pais e filhos, etc. E não há assunto que não possa ser discutido: desde a fabricação de cadeiras até o nascimento dos bebês, tudo é apresentado de forma real e verdadeira às crianças, porém adaptado para que haja a clara compreensão de todos sobre o assunto.
É uma obra que apresenta uma forma de trabalho nova, que se mostra eficaz na escola onda foi realizada, mas que pode encontrar alguns obstáculos quando aplicada, por exemplo, em escolas públicas, onde talvez o ambiente de trabalho, a falta de participação dos pais (que é mais recorrente) ou a falta de materiais não colaborem para um bom desenvolvimento da criança.
No entanto, é uma obra rica em detalhes que podem auxiliar pedagogos e professores de escolas primárias a levarem novas formas de aprendizado às escolas, que possam substituir o "dar conhecimento" pelo "construir conhecimento".
Madalena Freire é filha de Paulo Freire, pedagoga graduada pela USP, uma das fundadoras da Escola da Vila e do Centro de Formação Espaço Pedagógico, e desenvolve todo o seu trabalho com foco na Educação Infantil.