Sih Soares 20/10/2024
Obra de arte
✨| Em "Oceano em seus Olhos", acompanhamos a protagonista Sophie Taylor, uma artista e operária, que embarca na fatídica viagem com o coração partido devido a enormes perdas que tivera e sem grandes esperanças de que o futuro poderia lhe reservar algo bom. A autora cria um elo entre o leitor e a personagem, explorando suas emoções de forma íntima e delicada. O encontro com Virginia West, uma escritora, que também carrega consigo uma grande perda, dá início a um romance que floresce em meio ao luxo do navio e à tragédia iminente.
✨| Cristinne nos entrega uma releitura poética e tocante do clássico "Titanic", agora sob uma perspectiva sáfica que nos envolve em uma história de amor tão profunda e trágica quanto o oceano que se torna cenário da narrativa, além de nos fazer mergulhar em um universo onde as emoções se entrelaçam nas ondas do mar, para que exploremos não apenas os personagens, mas nossos próprios sentimentos.
✨| E, cá entre nós, qual sáfica nunca se imaginou no lugar do Jack, não é mesmo?
✨| Sophie, uma jovem marcada por grandes dores que embarca na terceira classe do navio usando trajes masculinos, é retratada com tanto cuidado, sensibilidade e delicadeza que fizeram com que meus olhos se enchessem de lágrimas em vários momentos. Virginia, a mulher que mostra a vida através um novo olhar – uma outra perspectiva – para a artista e embarca com ela não somente desbravando os dias no navio, mas também na vida. A relação que ambas constroem, com cumplicidade, amor, carinho e respeito, é de uma amabilidade gigantesca. Ambos muito bem construídos e, além disso, os personagens secundários como o John e a Emilly, ambos com seus dilemas, deram ainda mais brilho e profundidade nessa releitura.
✨| Algo que gosto muito e a autora trouxe no livro é a alternância dos pontos de vista dos personagens. Gosto de acompanhar o que ambos pensam em determinadas situações e, com certeza, esse fato me fez gostar ainda mais dessa leitura e trouxe um diferencial em inúmeros momentos, nos faz, realmente, mergulhar na história, além de nos envolver cada vez mais nessa releitura.
✨| Um outro ponto incrível é que, durante todo o livro, é retratado de forma sutil e poética as dificuldades de amar livremente em uma época em que ser uma mulher que ama outra mulher ainda era (e continua sendo) um ato de resistência. Essa batalha continua tão atual quanto nunca. De certa forma, o resistir delas reflete no nosso próprio, e suas histórias ecoam a força necessária para existir e lutar diariamente.
✨| Para quem ama um romance clichê com bastante emoção, daqueles que fazem você sorrir ou chorar entre uma cena e outra além de contar com personagens bem construídos, esse livro é uma escolha excelente. Essa releitura sáfica conta com tropes como age gap, cenas +18 e romance de época (se passa no século XX) que, com certeza, te farão amá-lo.
Mais resenhas no insta @books_siih
site: https://www.instagram.com/books_siih