Uma criatura dócil

Uma criatura dócil Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Uma Criatura Dócil


84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Jessica1248 14/07/2013

Essa novela, de pouca páginas, certamente é uma ótima ideia para alguém que esteja querendo começar a ler Dostoiévski. Lá estão presente muitos dos elementos da sua escrita. Nessa novela, encontramos o personagem febril de sempre, inquieto e com uma vida interna extremamente intensa e delirante.

comentários(0)comente



Ana Emilia 09/05/2012

Um monólogo verborrágico genial!

Dostoiévski nos presenteia com um livro simples e inteligente. Conta a história de um penhorista que reflete sobre as causas que levaram sua jovem esposa a se matar. O personagem mergulha em si e na sua angústia, no seu egoísmo e na sua presunção. Ora assumindo a culpa, ora livrando-se dela.

Apesar da edição que consta aqui no Skoob ter 96 páginas, o livro é uma novela curta. A edição que li tinha 28 páginas. Li em duas manhãs.
comentários(0)comente



Sol Belchior 18/09/2011

Fantastic!!!
Uma obra de se devorar, se angustiar, se questionar e se desesperar...
comentários(0)comente



Leonardo 04/07/2011

Dostoiévski e seus devaneios fantásticos
Disponível em: http://catalisecritica.wordpress.com

Estava na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Brasília, procurando um livro para meu irmão, Reinaldo, que aniversariava justamente naquele dia. Já havia comprado outro livro de presente, mas queria comprar outro. E queria Dostoievski. Ele queria “Os Possessos”, mas este está fora de catálogo, segundo me informou o vendedor.

Vi alguns livros mais conhecidos e acabei deparando-me com este “Uma Criatura Dócil”. Comprei-o por um motivo, eu confesso: é da Cosac Naify.

O fato de eu ter comprado Os Miseráveis, de Victor Hugo e três livros de Faulkner (O Som e a Fúria, para Reinaldo, presente meu e de Eduardo, Luz em Agosto e A Árvore dos Desejos) me deram a conhecer a excelência da qualidade dessa editora. “Reinaldo merece um Cosac Naify”, pensei, o que não deixa de ser uma metonímia que insulta bastante Dostoievski.

Eu nunca havia ouvido falar dessa novela do russo, e como estava com bastante tempo, li ali mesmo, antes de comprar. Já falei algumas vezes que, para mim, a literatura definitiva está toda contida em O Sonho de um Homem Ridículo, de Dostoievski. É um conto perfeito, que resume tudo que eu espero das letras. Enquanto lia Uma Criatura Dócil, uma luzinha acendeu na minha mente, especialmente quando li o seguinte:

“Sou mestre na arte de falar em silêncio, passei minha vida toda conversando em silêncio e em silêncio acabei vivendo tragédias inteiras comigo mesmo.”

O livro fala muito sobre mim, sobre como eu sou naturalmente: amigo do silêncio, sem que isso signifique necessariamente uma coisa boa. Lembro que no começo do meu casamento, quando brigava com a minha esposa, eu simplesmente ficava calado, parecendo o protagonista da história, esperando que ela compreendesse tudo por ela mesma. Como eu ficava calado, eu nunca falava o que não devia, mas também não falava o que devia. E isso era uma crueldade com a minha esposa, essa sim, falante, que esperava por minhas respostas. Com o tempo, fui amadurecendo – é natural do cristão querer ser melhor, superar seus defeitos – e hoje já não pareço tanto assim com o narrador da novela.

Mas como fala forte em mim aquela citação!
comentários(0)comente



Franciel.Oliveira 18/04/2021

Uma criatura dócil
Esse livro foi uma grande novidade para mim, tive que ler por causa da faculdade e me surpreendeu. Ao contrário de muitos, ele tem uma linguagem fácil de ser entendida, não ficamos perdidos por causa de palavras arcaicas. Porém, ele deve ser lido com muita atenção, pois ele se passa na narração do dono da casa de penhores, então ele está sempre tentando se justificar por seus erros, ou sua personalidade. O que não podemos tomar como verdade absoluta, já que ele é uma pessoa que passou por muitos problemas na vida.
A narrativa é atemporal, não tem linearidade, bem como o silêncio predominante, faz com que boa parte da narração seja baseada em pensamentos. Enfim, recomendo bastante a leitura dele, até porque é uma boa introdução a literatura clássica e a Dostoiévski.
comentários(0)comente



tina 03/03/2022

esse foi meu primeiro livro do dostoiévski e foi MUITO diferente do que eu to acostumada, mas foi uma leitura que me agradou muito
comentários(0)comente



Bottonlina 25/01/2022

Quem realmente é docil? O que é ser assim?
Diversos questionamentos sobre o que é ser bom, justo e dócil. Não se pode apontar a ninguém nenhuma afirmação celestial. É fato.
A moça que peça, o velho que sofre, a raiva refletida nela, o castigo da perda.
Grande pequeno livro. Recomendo!
comentários(0)comente



Gabi 01/01/2022

Uma Criatura Dócil
Essa novela foi escrita por Dostoiévski no século XIX, sendo uma das suas mais notórias obras. Narra, por meio de pensamentos e flashbacks, a vida do dono de uma loja de penhores e seu casamento com uma jovem de 16 anos. O livro retrata as intrigas e ciúmes dentro do matrimônio, além demonstrar de forma clara as inseguranças do então marido. A obra, por intermédio dos pensamentos do protagonista, tenta justificar e explicar de maneira profunda e filosófica o que havia ocorrido com um dos personagens no começo da narrativa. Assim, ao se basear em alguns fatos reais, que havia lido no jornal Golos, o autor conseguiu desenvolver uma magnifica ficção que encanta o mundo até os dias atuais.
comentários(0)comente



akame7 27/10/2021

Narrado pelo protagonista de 41 anos, por suas próprias palavras e percepções. A história é muito envolvente! Esse homem egoísta, desagradável, amargurado e que usa os bens materiais a seu favor, casa com uma menina de 16 anos, pobre, calada e uma criatura dócil, também nas palavras dele. Ele narra esta história enquanto ela está morta encima da mesa após cometer suicídio.
Mesmo o narrador sendo inconfiável, por ser um homem extremamente perturbado, a história trata muito acerca de desigualdades, do sofrimento calado em um casamento, na indiferença e no amor.
É fácil ver como o personagem se aproveita da diferença de idade e de classe para manipular a situação. Por ter passado diversas más experiências na vida, ele é um homem destrutivo com sua esposa, de modo a fazê-la sentir um vazio intenso. Pela sua dual e conturbada narrativa, ele não permite ao leitor saber se a ama ou se a odeia. Não sabe lidar consigo e com seus sentimentos. É de uma genialidade incrível de Dostoiévski nos fazer confrontar nossos próprios pensamentos a respeito do protagonista e da menina.
comentários(0)comente



Nina 24/10/2021

Tormenta
Dostoiévski se interessava muito por psicologia, ainda que não de forma acadêmica.

Este livro utiliza essa abordagem em profusão para descrever a relação entre as duas personagens principais e concluir que para o casamento não há método.
comentários(0)comente



Annali.Rocha 20/09/2021

??????????????????
????????????????????????????????????
???????????????????????????????????
????????????????????????????????????
?????????????????
comentários(0)comente



Gabs 13/07/2021

Uma experiência
Esse é aquele tipo de leitura que te faz perguntar ?O QUE eu acabei de ler!???
É uma viagem dentro da mente de um homem perturbado...
Difícil, diria quase impossível, simpatizar com o protagonista e mesmo assim conseguir se solidarizar com a sua dor. Essa é a sensação.
Recomendo.
comentários(0)comente



Ana 02/06/2021

Interessante ver os conflitos internos do protagonista, como ele acaba se "isolando" e crê em um futuro que pode ser melhor, como ele quer entender o motivo por trás da morte da sua esposa e acaba descobrindo mais sobre si mesmo durante o processo... enfim, eu gostei, é bom.
comentários(0)comente



André 21/04/2021

Incomunicabilidade, posessão, desespero e tragédia. Um texto que condensa algumas das principais características da obra do mestre russo!
comentários(0)comente



Ju 25/03/2022

Já imaginava o que viria
Gostei. Foi uma leitura extremamente rápida e que me surpreendeu um pouco com o final, mesmo já esperando algo nesse estilo.

Super recomendo!
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR