Uma Breve História do Brasil

Uma Breve História do Brasil Mary del Priore




Resenhas - Uma Breve História do Brasil


34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


@monicadoceu_ 12/10/2020

O que é o Brasil?
A guerra civil americana, o faroeste, a juventude transviada, os tempos da brilhantina, o macartismo, o natal do Papai Noel da coca-cola e todos os demais fatos ou símbolos da história dos EUA, nós, brasileiros, conhecemos de cor, com a ajuda da indústria do entretenimento. Não precisamos estudar isso.

Mas o que sabemos sobre o Brasil? Como nosso país surgiu e como se desenvolveu?

Essa porta de entrada nós temos que cruzar. Uma boa opção é começar por este livro.

Só senti falta de mais imagens!
comentários(0)comente



Matheus 06/09/2020

Nem lá nem cá..
Realmente fiquei decepcionado, exagera em pontos menos interessantes (para mim) da história e passa super brevemente por outros. O período colonial extremamente detalhado e um imperial que parece que durou 5 dias.
comentários(0)comente



ErickdeAlbuquerque 11/06/2020

História do Brasil simples e esclarecedora
Um livro que narra os eventos principais na construção do nosso país. Aprender sobre a história do Brasil é aprender sobre a nossa própria história. Percebe-se que os fatos do presente não são tão novos assim, e, na verdade, tiveram origem muitos anos atrás em contextos semelhantes. História, portanto, não é simplesmente para quem gosta do passado, mas para quem quer entender o presente e enxergar as possibilidades do futuro.
comentários(0)comente



Volnei 07/04/2019

Uma breve história do Brasil
O livro conta em poucos capítulos toda história do Brasil desde a descoberta até aproximadamente 1964

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



TiagoHelmer 29/03/2019

Se não tem paciência ou não gosta de história do Brasil tudo bem, compre esse livro, leia apenas o posfácio e depois deixe enfeitando sua estante! Não que o resto seja ruim, pelo contrário! Mas as últimas 10 páginas fazem uma análise incrível do nosso país de hoje que já valeria o investimento. Nesse final, tem um parágrafo que fala sobre a educação pública. Vocês sabiam que temos a melhor educação pública do mundo e também uma das piores? A educação federal (como Institutos Federais, por exemplo) do Brasil é considerada uma das melhores do mundo, inclusive com notas em exames nacionais (como o Enem no Brasil) que superam os norte-americanos e franceses. Isso é possível graças valorização dos professores, plano de carreira, estrutura física, acompanhamento pedagógico, gestão, etc. etc. etc. Agora em compensação, quando se trata de ensino municipal e estadual simplesmente estamos em 38º de 44 países, que contraste não? Já temos a solução, a questão é como expandi-la? Tem um projeto de lei no Senado (nº 320/2008) para federalização do ensino de base, mas o custo é alto, será que vale a pena? Esse posfácio também fala do absurdo que é o investimento em cultura em grandes shows e eventos, sendo que 99% das bibliotecas públicas estão em condições péssimas. Fala sobre a falta de investimento na saúde e que a questão da violência pode ser resolvida não só com penas mais duras, mas também com o problema da educação já citado. Ou seja, uma análise incrível da nossa atualidade.

Sobre o livro. É um livro rápido com linguagem fácil. Vale a pena ler para entender um pouco da história do Brasil. Mas como os próprios autores deixaram claro na conclusão, fazer uma “breve história” do país é uma tarefa extremamente difícil, por esse motivo, os assuntos foram suprimidos e muitos descartados. Ou seja, não é um livro para vestibulandos nem acadêmicos de história e sim para o público normal que quer conhecer melhor a história da nação. Um destaque negativo para o capítulo sobre “cidades coloniais”, bastante tedioso para quem não é arquiteto, mas uma boa fonte sobre o assunto. O destaque positivo vai para o capítulo “o Brasil como nação” muito bem estruturado e escrito, fazendo entender como foi a construção da identidade nacional e os motivos. De forma geral o livro é muito bom, dá para ter uma boa noção de nossa história. Livros como esse deveriam estar na sala dos brasileiros, talvez até no lugar da televisão.
comentários(0)comente



Arca Literária 10/01/2019

resenha disponivel, no link, a partir do dia 01/03/2019 http://www.arcaliteraria.com.br/uma-breve-historia-do-brasil-mary-del-priore-e-renato-venancio/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/uma-breve-historia-do-brasil-mary-del-priore-e-renato-venancio/
comentários(0)comente



Thiago 25/07/2017

Bom Manual
Eu diria que é um bom livro de introdução para aqueles que não tem muito conhecimento da História do Brasil, ao mesmo tempo que é um bom manual para professores de ensino médio. Alguns capitulos são chatos, outros são excelentes, sendo o melhor deles o que trata da Independência, apresentando inclusive um outro viés para tal fato histórico e que é pouco conhecido dos habitantes do sudeste.

Acho a formatação em 10 páginas em média por capitulo de ótimo proveito, não deixando a leitura cansativa
comentários(0)comente



Neilania 13/11/2016

Breve e brilhante.
Neste livro, os autores analisam a história do Brasil através de ótimos recortes e de maneira simples e interessante.
comentários(0)comente



Renato420 21/09/2016

Com uma linguagem fácil e acessível a todo tipo de leitor(a), característica sempre presente em suas obras, a historiadora Mary Del Priore nos apresenta “Uma Breve História do Brasil”, lançado no ano de 2010 pela Editora Planeta do Brasil. Com 319 páginas, o livro também possui a assinatura do historiador e professor Renato Venâncio.

De forma sucinta, todavia com muita qualidade, a obra discorre sobre alguns fatos que se iniciam com os preparativos e a saída da esquadra portuguesa rumo às índias, liderada por Pedro Álvares Cabral, e que aportou em abril de 1500 em terras americanas que hoje se chama Brasil, até o período do primeiro governo Lula, nos primórdios do século XXI. Gravuras e fotos ilustrativas também fazem parte do conteúdo do livro.

No decorrer das páginas, são narrados eventos como a chegada dos portugueses e os primeiros contatos com os habitantes locais; a preocupação da coroa com a exploração das terras descobertas; conflitos com outros países europeus interessados na colônia; a formação das vilas e cidades; a chegada da família real e as mudanças consequentes, como a abertura dos portos às “nações amigas”.

O livro traz também aspectos que vão contribuir de forma decisiva para a proclamação da Independência. Os autores chegam a mencionar que o 7 de Setembro de 1822 seria uma consolidação do que foi conquistado a partir da abertura dos portos, 14 anos antes. Os últimos capítulos vão abordar o processo que antecedeu a República e de que forma esse sistema se desenvolveu ao longo dos anos.

Recomendado para quem gosta de historia, e para quem não gosta também (excelente oportunidade de tomar gosto pela coisa). Para quem tem curiosidade sobre fatos históricos importantes que marcaram o país ao longo desses anos. Uma chance de aprender mais, e quem sabe ter uma melhor compreensão desta terra que se chama Brasil.
comentários(0)comente



Debb Cabral 22/01/2016

O Gato leu: Uma breve história do Brasil
Uma breve história do Brasil é um livro que tem como objetivo contar a história do Brasil para leitores não especializados, pessoas comuns. É conhecer para nos entender.

Depois da leitura desse livro reforcei ainda mais o meu pensamento de que as desigualdades do nosso país e as grandes crises são reflexos de um copo que está transbordando e que não consegue suportar todos os problemas de gestão pública de que veio acumulando desde o seu “descobrimento”.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.com.br/2015/10/09/o-gato-leu-uma-breve-historia-do-brasil/
comentários(0)comente



Maximiliano 04/05/2015

Creio que os colegas já colocaram (quase) tudo o que havia para ser dito sobre o livro.

Coloco aqui, portanto, aquilo que não foi dito e que me incomodou um pouco: Em algumas passagens os autores tornam a história um tanto quanto simplista, como logo no início, quando ao falar nos indígenas, narram o modo de viver dos Tupis, fazendo algum leitor distraído achar que aquela era a regra no Brasil, sendo apenas uma das centenas de etnias e hábitos adotados.

Porém, há de se fazer justiça, pois é uma "breve" história, e quanto a isso, cumpre o que promete. Ponto positivo para a leitura fácil e rápida.

No entanto, se você estiver com um pouco mais de tempo - e disposição - sugiro ler "História do Brasil", breve, conciso, completo e escrito pelo maior historiador brasileiro vivo, Bóris Fausto.
comentários(0)comente



Charlie 16/07/2014

É bom recomendo, porém a leitura é cansativa os parágrafos poderiam ser menores, pois são longos de mais e cansam a leitura.
comentários(0)comente



Isa 13/03/2013

Comigo não rolou
OBS: Essa é uma resenha pessoal!
Com todo o respeito pelos autores, mas não posso definir esse livro como um dos que mais curti. Comigo não rolou. Achei a leitura meio quadrada e cansativa. Os autores tiveram uma ótima ideia de fazer um resumão da história do Brasil (o que é um baita desafio também!), mas achei que faltou um pouco de leveza na leitura. Ficou, por vezes, confusa e resumida demais em algumas partes, além de ter pulado algumas fases que eu considero importante na história brasileira. Acabou sendo difícil a finalização da leitura. :(
comentários(0)comente



Cristian_HC 16/01/2013

Uma Breve História do Brasil Colonia...
O livro é fantástico. Realmente nos mostra grandes acontecimentos, mas pecou num detalhe, o Livro inteiro é praticamente baseado na Historia do Brasil Colonia... mas no mais, é uma boa leitura. de fácil compreensão...
comentários(0)comente



Fábio Z.C. 24/11/2012

Bom, mas poderia ser melhor
O livro é interessante. Começa meio quadrado e de difícil leitura, e talvez por isso eu tenha demorado tanto tempo para terminá-lo. Por ser "breve" pula alguns acontecimentos marcantes que faça com que o leitor que não conheça o básico da história do Brasil pense que a história flua quase naturalmente, pois pula do Estado novo ao segundo mandato de vargas sem explicar muito bem o governo dutra e a segunda eleição do Vargas, por exemplo.

No entanto, cumpre basicamente o que promete. Dá uma visão básica sobre o desenvolvimento das instituições políticas e econômicas do Brasil em uma perspectiva macro e rápida.
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR