Uma Breve História do Brasil

Uma Breve História do Brasil Mary del Priore




Resenhas - Uma Breve História do Brasil


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Matheus 06/09/2020

Nem lá nem cá..
Realmente fiquei decepcionado, exagera em pontos menos interessantes (para mim) da história e passa super brevemente por outros. O período colonial extremamente detalhado e um imperial que parece que durou 5 dias.
comentários(0)comente



Renato375 05/09/2021

Texto agradável e acessível
Conforme o título deixa claro, o livro é um resumo "breve" é conciso de 500 anos de Brasil.

Os autores escolhem temas de relevância geral e abordam questões culturais, religiosas, políticas e econômicas, com muita propriedade.

(Super indicado como presente, principalmente se você tiver algum familiar que manifeste o desejo de sair às ruas no dia 7/9 em defesa do atual governo).

E mais uma vez, que elite ordinária e medíocre é essa que temos no Brasil! ????


E-book
Preço: Amazon unlimited
comentários(0)comente



Felipe 12/02/2012

Comentar uma obra é uma grande responsabilidade, portanto, tentarei me limitar às impressões -talvez- pessoalíssimas da leitura. O livro, tal qual os nossos luso-colonizadores, desliza, mas entre a linguagem acadêmica e o diálogo casual a que se propõe.

No início sua narrativa me pareceu mais quadrada, mas com a sequência, e talvez, o aquecimento dos fatos históricos, passa a ceder ao estilo informal e a leitura é fartamente recompensada.

Os capítulos dão uma grande amostra da realidade subjetiva que guiou e (de fato) fez a nossa história nacional. Descreve das refeições, ao aspecto das residências coloniais, dos personagens aos coadjuvantes dos fatos históricos, e dos fatos até a sua própria ambiência.

O processo de colonização, o ciclo do ouro, a consolidação da economia local, o processo de independência e do (anômalo) Império do Brasil, são muito bem tratados, com fartos detalhes e curiosidades.

Mas é da República Velha em diante que o livro se revela uma excelente leitura e adota uma narrativa sólida, fluída e segura, que talvez pudesse ter sido adotada também nos capítulos anteriores.

No último terço do livro a política e a economia tomam o papel principal da história e finalmente a leitura voa, tornando-se tão ágil e concatenando os fatos de uma forma tão lógica, que nos permite enxergar o presente do nosso Estado e da nossa política, como um resultado coerente e inevitável do nosso processo histórico.

Como sempre se diz: conhecer o passado é compreender o presente. Entender a História do Brasil, portanto, é enxergar no presente o retrato de uma realidade continuada, talvez não uma luta, mas um samba de classes, com mestres, baianas e expectadores facilmente identificáveis.

Recomendo a leitura.



Tomaz 14/07/2012minha estante
Concordo com você com o início, é uma leitura quadrada, que me fez abandonar o livro, pois é muito chato. Vou ver se consigo terminar.




Bevê 29/01/2024

Livro CHATO
Livro chato demais! Além de dar ênfase a eventos e pessoas sem tanta importância no estudo da história do Brasil, é monótono e de leitura arrastada. Já tentei ler umas três vezes e abandonei as três. Não tentarei mais.
Lucas 29/01/2024minha estante
Curiosidade: quem são as pessoas sem importância?


Bevê 29/01/2024minha estante
Espero que entenda que o público-alvo pretendido do livro é pessoas não-especializadas em história (acredito que para um estudante de graduação de história pode ser um livro interessante), pretendendo sintetizar a história do Brasil em poucas páginas.
A começar, é a metade do livro sobre brasil-colônia. Claro, o período colonial foi extenso, mas ele não poderia ter sido melhor sintetizado para tratar de forma mais extensa de períodos de mais complexa compreensão (como a república velha e a ditadura militar, por exemplo)?
Te darei um exemplo no capítulo 11 de nomes que eu sinceramente não considero importantes numa síntese da história do Brasil: João Barbalho Bezerra, Francisco Rendón de Queveda, Salvador Correia de Sá e Benevides, etc etc


Lucas 29/01/2024minha estante
Ainda não li o livro. Só perguntei porque vi o mesmo comentário em outras resenhas. Fiquei curioso. Obrigado!


Bevê 29/01/2024minha estante
De nada!




TiagoHelmer 29/03/2019

Se não tem paciência ou não gosta de história do Brasil tudo bem, compre esse livro, leia apenas o posfácio e depois deixe enfeitando sua estante! Não que o resto seja ruim, pelo contrário! Mas as últimas 10 páginas fazem uma análise incrível do nosso país de hoje que já valeria o investimento. Nesse final, tem um parágrafo que fala sobre a educação pública. Vocês sabiam que temos a melhor educação pública do mundo e também uma das piores? A educação federal (como Institutos Federais, por exemplo) do Brasil é considerada uma das melhores do mundo, inclusive com notas em exames nacionais (como o Enem no Brasil) que superam os norte-americanos e franceses. Isso é possível graças valorização dos professores, plano de carreira, estrutura física, acompanhamento pedagógico, gestão, etc. etc. etc. Agora em compensação, quando se trata de ensino municipal e estadual simplesmente estamos em 38º de 44 países, que contraste não? Já temos a solução, a questão é como expandi-la? Tem um projeto de lei no Senado (nº 320/2008) para federalização do ensino de base, mas o custo é alto, será que vale a pena? Esse posfácio também fala do absurdo que é o investimento em cultura em grandes shows e eventos, sendo que 99% das bibliotecas públicas estão em condições péssimas. Fala sobre a falta de investimento na saúde e que a questão da violência pode ser resolvida não só com penas mais duras, mas também com o problema da educação já citado. Ou seja, uma análise incrível da nossa atualidade.

Sobre o livro. É um livro rápido com linguagem fácil. Vale a pena ler para entender um pouco da história do Brasil. Mas como os próprios autores deixaram claro na conclusão, fazer uma “breve história” do país é uma tarefa extremamente difícil, por esse motivo, os assuntos foram suprimidos e muitos descartados. Ou seja, não é um livro para vestibulandos nem acadêmicos de história e sim para o público normal que quer conhecer melhor a história da nação. Um destaque negativo para o capítulo sobre “cidades coloniais”, bastante tedioso para quem não é arquiteto, mas uma boa fonte sobre o assunto. O destaque positivo vai para o capítulo “o Brasil como nação” muito bem estruturado e escrito, fazendo entender como foi a construção da identidade nacional e os motivos. De forma geral o livro é muito bom, dá para ter uma boa noção de nossa história. Livros como esse deveriam estar na sala dos brasileiros, talvez até no lugar da televisão.
comentários(0)comente



vinicius 25/08/2010

sintese interessante
Livro que retrata esses pouco mais de 500(?) anos de Brasil. O livro faz uma grande sintese dessa historia e aborda pouco detalhes mais profundamente. O ponto forte é que os autores buscam dar um enfoque mais cotidiano aos fatos historicos. Alem disso, ha algumas sugestivas hipoteses, consensos sobre os eventos . Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



yukicomelivro 24/07/2023

Com essa leitura extremamente rica, completa e agradável, sinto-me um cidadão brasileiro mais consciente e responsável ao conhecer a maravilhosa e interessante história nacional. Finalmente, cheguei a seguinte conclusão definitiva:

PORTUGAL, DEVOLVA O NOSSO OURO ??
comentários(0)comente



Clara.Brogliato 26/02/2023

É bom, mas muito corrido
Entendo que para contar a história do Brasil em 300 páginas é muito difícil, mas teve muita coisa que eles deixaram passar, ou passaram muito por cima.
Como uma pessoa disse na sua resenha, tem muita coisa sobre o período colonial e quando chegou na fase imperial, passou batido e de uma forma muito superficial, assim como foi feito com o período ditatorial - um capítulo para retratar 21 anos.
Mas de forma geral, é um bom livro, a escrita não é muito complexa.
comentários(0)comente



M Ferreira 17/03/2022

Esse livro, lançado em 2010, oferece um resumo geral da história do Brasil desde o período do "descobrimento" até a primeira década do século XXI. Embora seja um resumo histórico, o livro é cheio de detalhes e de fontes sobre os eventos.

A forma de narrativa é simplesmente incrível. Você quase consegue sentir o balanço das caravelas, o calor das cozinhas queimando o açúcar, o som das festas comemorando a chegada da coroa ao Brasil, e o agito das multidões protestando contra a ditadura.

Além disso, os capítulos foram construídos de maneira que se percebe uma linha de raciocínio que perpassa toda a história. Dessa forma, cada capítulo aborda um período histórico ao mesmo tempo em que conduz o leitor ao capítulo seguinte.

Para quem possui interesse ou curiosidade em conhecer melhor a história do nosso país, esse livro é uma ótima recomendação.
comentários(0)comente



Mila 10/01/2021

Resenha Uma breve história do Brasil
É um ótimo livro para começar a estudar a história do Brasil, eu aprendi muito coisa e sou muito grata por esse livro. A maneira que os autores escrevem fez com que eu não conseguisse imergir na leitura, por isso foi tão difícil para mim ler esse livro, eu fiquei um ano lendo esse livro por conta disso. Mas é um livro bom, eu recomendo para quem quer começar a estudar história do Brasil.
comentários(0)comente



ErickdeAlbuquerque 11/06/2020

História do Brasil simples e esclarecedora
Um livro que narra os eventos principais na construção do nosso país. Aprender sobre a história do Brasil é aprender sobre a nossa própria história. Percebe-se que os fatos do presente não são tão novos assim, e, na verdade, tiveram origem muitos anos atrás em contextos semelhantes. História, portanto, não é simplesmente para quem gosta do passado, mas para quem quer entender o presente e enxergar as possibilidades do futuro.
comentários(0)comente



fabibas 02/03/2022

Difícil, mas melhora dos anos 30 pra frente
É dada uma importância grande (e muitas páginas), cheia de detalhes, ao período colonial - talvez por isso eu tenha achado maçante.
Brasil Imperial passa num piscar de olhos, mas, coincidentemente ou não, a leitura começa a ficar mais agradável e fluida, mais especialmente dos anos 30 em diante.
Leitura importante que nos faz pensar que devemos conhecer o passado, para entender o presente.
Não gostei do ritmo, mas a leitura foi instigante, por isso vou procurar outros livros de história do Brasil.
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR