A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Giulia 13/08/2023

?A Cartomante
Terminei o livro/conto dizendo: ?eita p0urr@? ?
Como tudo do autor, muito bem escrito, mas terminou dessa forma e gostaria de saber o que acontece depois.
comentários(0)comente



nicke0 03/09/2024

Não tenho muito o que dizer sobre a historia, é interessante mas rápida, não da nem tempo de se envolver.
comentários(0)comente



Vitor 23/02/2018

" assim é o homem, assim é as coisas que o cercam " :(
" assim é o homem, assim é as coisas que o cercam " essa frase esta no livro e ela serve como se fosse um tema pra ele pois é a pura verdade, se fazemos o mal, o mal vai no cercar e se fizer o bem, o bem vai te cercar. foi o caso do Camilo, que traiu o próprio amigo pq quis, e em consequência disso, vilela se vingou de uma forma trágica né... mas a cartomante que fazia a cabeça de todo o mundo rapaz, leiam que vocês vão ver. kkk
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Vinicius,
Realmente, a cartomante que fazia a cabeça dos supersticiosos! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais. Sua opinião é muito interessante, porém permita-me discordar de alguns pontos: primeiro, Machado na maioria dos textos usa de sutileza, ao criticar atitudes sociais. Creio que tenha sido assim com Rita, ela é ardilosa, envolvente, perspicaz e ao mesmo tempo supersticiosa e se deixa levar pelas "previsões" vagas da Cartomante. Não consigo ver sua fragilidade.
Segundo, que final é esse?! Um final trágico e surpreendente (pelo menos para mim...). O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. Sinto pela decepção, mas esse é um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços




galaxnity 06/09/2024

Final surpreendente
Ok, não estava esperando esse final, me surpreendeu muito!!! Eu estava achando esse conto tão irrelevante, mas o final me fez reavaliar todos os meus pensamentos.
Esse conto explora temas clássicos como a superstição, a infidelidade e a ironia do destino, com uma forte crítica ao comportamento humano, principalmente a credulidade e o autoengano.
O final foi trágico e inesperado, creio que esse conto nos passe a mensagem de que o ser humano sempre tenta sair de seus medos, seus problemas e coisas relacionadas, buscando ajudas ou soluções em fontes questionáveis, ao invés de realmente enfrentarem a situação.
comentários(0)comente



Loitora 31/08/2023

Mano, eu não esperava por esse final aakakakkakaaakakakakakaakakakakaka

Por mais que a escrita de machado de assis seja repleta de reviravoltas, eu não consegui prever essa.
Niih_Santos 09/09/2023minha estante
Eu também não skjdkdjksj
Me surpreendi demais com o final, não esperava esse plot de jeito nenhum


Loitora 10/09/2023minha estante
Poisé, eu fui ler as sinopses desse conto e todo mundo dizendo que o final era previsível e eu bem assim ?????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



i4perczbeth 04/10/2023

Salvando aqui os contos machadianos que li e esqueci de resenhar!

conto curtinho mas com uma ótima crítica social.
me impressionei ao começar a ler machado de assis pq achei que iria odiar as histórias por serem clássicos, grande besteira.
adorei o enredo e a construção, li apenas por obrigação escolar, mas achei bastante interessante!
comentários(0)comente



user120473918 09/10/2023

Clássico
Tinha preconceito com os contos e romances de machado de assis por serem clássicos mas a leitura foi super rápida e fluída, muito bem escrita, da para entender o pq ele é um dos melhores escritores da literatura brasileira
comentários(0)comente



MiNegreiros 15/07/2024

É um conto bom
Eu nunca tinha lido um conto, achei interessante, gostei da história achei envolvente, só por ser um clássico tem um vocabulário rebuscado, mas isso no meu ponto de vista é até bom, aprendi palavras novas! Bom para quando você está enjoado de ler, acabou de ler um livro grande.
comentários(0)comente



Marcelo Purificação 30/08/2021

Até acontecer...
Que conto interessante, vc só creem até acontecer com vc para levar a sério... Mas, além de traz reflexão sobre a vida... Gostei demais, é Machado difícil não gostar...
comentários(0)comente



Ju 17/04/2022

Machado genial como sempre
Queria fazer rimas engraçadas com genial, mas sou muito respeitosa para tal.

MdA muito bom, vão ler, adeus.
comentários(0)comente



ma134340 02/05/2024

Vá, vá, ragazzo innamorato.
Eu particularmente amo livros curtos e com histórias cativantes. Foi bom ler esse aqui, apesar de na trajetória eu me perder um pouco e a leitura ter ficado confusa. É o tipo de livro que eu terei que ler denovo em um outro momento. Não esperava nem um pouco por esse final!
Leitorconvicto 02/05/2024minha estante
Contos do Machado são diferenciados, já leu a igreja do diabo?


ma134340 06/05/2024minha estante
Ainda não, mas pretendo!


Leitorconvicto 06/05/2024minha estante
Outra autora de contos brasileira é Clarice Lispector


ma134340 10/05/2024minha estante
Simm, ela é muito boa também, pretendo ler "A hora da estrela", me indicaram muito




Tata 07/03/2018

"A cigana" uma obra classica de Machado de Assis, narra a história de três pessoas Vilela, Camilo e Rita três amigos.
Vilela e Camilo eram amigos de longa data, desde à infância, mas devido aos estudos de cada um, eles acabaram se separando e não se vendo por muito tempo.
Quando Vilela voltou este já se encontrava- se casado com uma moça formosa e um pouco tonta, ela que ataiu muito à atenção de Camilo.
Dada a morte de sua mãe, Camilo se abateu muito como qualquer outro filho, porém Vilela cuidou de tudo relacionado a parte material do enterro como um bom amigo que era, enquanto Rita a esposa de Vilela, confortou o coração do rapaz "principalmente o coração".
Não sabiam como mais os dois estavam apaixonados, e se encontravam frequentemente as escondidas, trocando juras de amor e carinhos, mas depois de algum tempo Camilo começou a receber cartas com acusações sobre os dois, e com medo de um escândalo parou de visitar a sua amada.
Rita com medo de seu amado não a querer mais, procura uma cartomante que lhe diz palavras de conforto, que faz com tenha coragem para enfrentar seu amor, e pedir explicações sobre seus sentimentos.
Depois de tudo ter sido exclarecido, eles voltaram a se encontrar e é claro depois de algumas precauções serem tomadas.Até que um dia o rapaz recebe uma carta de seu amigo o convocando para que ele vá rapidamente a sua casa, o que fez com o moço se enchesse de preocupação já que o horário não era o adequado.
Enquanto ele andava para a casa de Valela, a curiosidade e ansiedade o corruiam por dentro foi quando ele passou em frente à casa da cigana na qual a sua amada havia se consultado e resolveu entrar, a cigana lhe disse palavras, assim como para com sua amada, confortantes que o deixou corajoso e esperançoso em relação a conversa quê teria com o seu velho amigo.
Chegando lá Velela o chamou para que entrasse em um certo cômodo, este que no qual jazia o corpo já sem vida de sua querida Rita e alguns minutos depois o seu.
Ana Paula Paim 08/03/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais. Sua opinião é muito interessante, porém permita-me discordar de alguns pontos: primeiro, Machado na maioria dos textos usa de sutileza, ao criticar atitudes sociais. Creio que tenha sido assim com Rita, ela é ardilosa, envolvente, perspicaz e ao mesmo tempo supersticiosa e se deixa levar pelas "previsões" vagas da Cartomante. Não consigo ver sua fragilidade.
Segundo, que final é esse?! Um final trágico e surpreendente (pelo menos para mim...). O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. Sinto pela decepção, mas esse é um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços




spoiler visualizar
comentários(0)comente



letição 03/09/2021

a fofoca
chifre, fofoca e fogo no parquinho.
a cartomante espertinha tacou lenha na fogueira, essa ai é a propria maria fifi encarnada!
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |