Cecilia.Rego 23/02/2018
A Cartomante 2°J
A Cartomante
Escrita por Machado de Assis em 1884
Melhores amigos desde a infância que são afastados com as circunstâncias da vida, Camilo tornou-se funcionário público e Vilela, advogado que casou com Rita, esta conquistou a "amizade" de Camilo após a reaproximação entre ele e seu marido. A moça com seu jeito envolvente atrai o rapaz para si. Esse contato adúltero é constante e então Camilo passa a receber bilhetes anônimos, por isso Rita decide ir em uma cartomante, a qual garante estar tudo bem, mas Camilo perdeu a crença nessas previsões, é cético. Dentre essas cartas, Vilela comunica da urgência em que precisa da presença do amigo, que fica desesperado e por uma vontade maior resolve ir a uma consulta na cartomante aonde é subornado pela mesma, ela confirma: a situação está em equilíbrio. Porém ao chegar na casa de Vilela, Camilo visualiza Rita morta, destino que o aguarda.
A Cartomante de Machado de Assis é um conto atemporal que transmite uma realidade próxima do convívio social, uma espécie de triângulo amoroso, característico da escola literária Realismo, onde os problemas são tratados de forma objetiva acerca das ações humanas que detectam os escrúpulos e limites de um determinado grupo social, o mistério do prazer em algo passageiro classificado como imoral que frusta pessoas diariamente, "justificando" uma das formas de assassinato. O tom irônico que o autor repassa certifica a sua ideia de sossego após o desfecho infeliz da narrativa que está baseada nos seres humanos, logo, o pressuposto é pensar negativamente, porque o mal é inato ao indivíduo.
O título "A Cartomante" de modo implícito revela uma alusão sonora a palavra amante, esse é um possível posicionamento questionável depois da leitura, pois existe um vínculo entre essas personagens, a vidente é o canal condutor dos acontecimentos, como mencionada na frase de William Shakespeare "Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a filosofia." A filosofia fundamenta-se em tentar findar as especulações, porém nem todas as indagações possuem respostas ou as respostas não são confiáveis.
Escola SESI
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Área do conhecimento: Linguagens
Aluna: Cecília Rêgo
Série: 2°J