A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Cecilia.Rego 23/02/2018

A Cartomante 2°J
A Cartomante
Escrita por Machado de Assis em 1884


Melhores amigos desde a infância que são afastados com as circunstâncias da vida, Camilo tornou-se funcionário público e Vilela, advogado que casou com Rita, esta conquistou a "amizade" de Camilo após a reaproximação entre ele e seu marido. A moça com seu jeito envolvente atrai o rapaz para si. Esse contato adúltero é constante e então Camilo passa a receber bilhetes anônimos, por isso Rita decide ir em uma cartomante, a qual garante estar tudo bem, mas Camilo perdeu a crença nessas previsões, é cético. Dentre essas cartas, Vilela comunica da urgência em que precisa da presença do amigo, que fica desesperado e por uma vontade maior resolve ir a uma consulta na cartomante aonde é subornado pela mesma, ela confirma: a situação está em equilíbrio. Porém ao chegar na casa de Vilela, Camilo visualiza Rita morta, destino que o aguarda.
A Cartomante de Machado de Assis é um conto atemporal que transmite uma realidade próxima do convívio social, uma espécie de triângulo amoroso, característico da escola literária Realismo, onde os problemas são tratados de forma objetiva acerca das ações humanas que detectam os escrúpulos e limites de um determinado grupo social, o mistério do prazer em algo passageiro classificado como imoral que frusta pessoas diariamente, "justificando" uma das formas de assassinato. O tom irônico que o autor repassa certifica a sua ideia de sossego após o desfecho infeliz da narrativa que está baseada nos seres humanos, logo, o pressuposto é pensar negativamente, porque o mal é inato ao indivíduo.
O título "A Cartomante" de modo implícito revela uma alusão sonora a palavra amante, esse é um possível posicionamento questionável depois da leitura, pois existe um vínculo entre essas personagens, a vidente é o canal condutor dos acontecimentos, como mencionada na frase de William Shakespeare "Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a filosofia." A filosofia fundamenta-se em tentar findar as especulações, porém nem todas as indagações possuem respostas ou as respostas não são confiáveis.

Escola SESI
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Área do conhecimento: Linguagens
Aluna: Cecília Rêgo
Série: 2°J
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
comentários(0)comente



isa 03/10/2022

a cartomante foi um conto realmente muito bom de ler, de lá se tira várias reflexões. apesar de ser um clássico, é super leve e tem um fácil entendimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia.Neves 22/02/2018

A cartomante
O livro mega interessante, gostei bastante do conceito que a história retrata . Essa história em uma cartomante uma história entre três pessoas que formam a drama de um triângulo amoroso Vilela, Camilo , Rita . Conseguir interpretar e entender o livro que mostra a leitura tranquila e animada .
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Julia,

Também considero um texto interessante e surpreendente!! Quando o li pela primeira vez, nossa fiquei pasma! Confesso que nessa primeira leitura, vi a situação de maneira supersticiosa e somente após outras leituras é que compreendi suas críticas e a exaltação ao cientificismo da época. Machado é bom demais! Abraços,




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sky 17/11/2020

MUITO BOM!
Tive de ler este livro para meu trabalho de literatura mas me surpreendi com o conto, nele é bem visível as características machadianas e a quebra do romantismo pelo realismo, é um texto excelente com um final surpreendente, recomendo a leitura principalmente a quem tem dificuldades para identificar as características realistas e quem quer uma historia curta e impactante, que ajude nos seus estudos acadêmicos.
comentários(0)comente



Rafa 17/07/2024

Uma pequena coletânea de contos, quase todos bem curtos. O enfermeiro e Igreja do diabo são os que mais gostei. Estou voltando a ler Machado de Assis depois da obrigação do ensino médio e gostei, uma boa reentrada na obra.
comentários(0)comente



Alessandra.Santana 23/02/2018

A Cartomante
Diferente da minha primeira leitura referente aos contos de machado,a cartomante possui uma leitura mais fácil de ser compreendida.
O conto trata-se, principalmente da mentira e da traição, muito presente em nosso dia a dia. Pude notar que o conto nos mostra uma triste realidade quando se refere as consequências da desonestidade, como por exemplo a traição, esse fato me chamou bastante a atenção, pois, diferente de outras histórias que na sua grande maioria busca trazer um final feliz, a cartomante retrata a realidade dos dias de hoje.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Olá, Alessandra

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mavi 15/02/2021

Não foi ruim, obviamente não é o estilo de livro que gosto de ler mas fiquei com uma estranha vontade de chegar até o final, achei que seria entediante e na verdade foi uma leitura bem interessante
comentários(0)comente



_.Alleeh._ 19/07/2024

"A Cartomante" é um conto que mostra a habilidade de Machado de Assis em criar uma trama envolvente e intrigante, mas também faz uma crítica social e psicológica que é relevante até hoje. O conto revela a importância de se questionar as crenças e superstições que moldam nossas ações e como elas podem levar a consequências imprevistas e trágicas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado apresenta um retrato da elite burguesa do século XIX nos aspectos sociais e culturais. Utiliza elementos como paixão, traição e mistério para fazer uma análise das relações entre Rita, Camilo e Vilela. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal: A cartomante.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



juvenustre 19/04/2021

Alguém demite essa cartomante...
Conto curtinho, leitura rápida de 5 minutos, mas que fica na cabeça pra sempre.

Li para a escola, e me surpreendi. A Cartomante não possue o tom ultrapassado de clássicos da literatura, não há muitas palavras difíceis e a história é tão trágica que é engraçado (o clássico rir para não chorar).

Quanto à cartomante, não sei se rio ou fico com raiva kkkk. Mas que ela fatura, fatura.

O final foi bem apressado, o que ajuda a chocar o leitor (se é pra tombar, que seja um tombo que dure bastante).

Enfim, recomendo muito a leitura, pra dar aquela risadinha enquanto se pergunta "o que esse cara fumou?".
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR