spoiler visualizarviic626_ 22/02/2018
A cartomante
A cartomante teve sua primeira publicação em 1884, sendo escrita por Machado de Assis, tornando-se um dos grandes e simbólicos contos desenvolvidos pelo escritor, e sendo assim uma grande referência. Essa excitante obra relata de forma detalhista e curiosa, um triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela, e como uma cartomante, raramente visitada por Rita, contribui para a história. Ao desenrolar desse conto é perceptível a forma como o suspense da história contagia o leitor com suas descrições precisas e marcantes dos atos de todos os personagens, tonando o livro algo extremamente encantador.
A obra mostra de forma instigante, um romance, entre Rita, que é casada com Vilela, e o amigo de seu marido, Camilo, onde ambos se apaixonam desesperadamente. A trama se desenvolve a partir do diálogo, onde Rita conta ao seu amado que foi visitar uma cartomante para saber sobre o romance e o amor que ele sentia por ela, após ambos se apaixonarem perdidamente com pequenos atos, apenas pela companhia um do outro. Porém, de início ambos negam esse amor, mas tempo depois, resolvem desfrutar dos seus encontros ás escondidas, para que ninguém descubra, inclusive, Vilela.
O desenrolar da trama ocorre após Camilo receber um bilhete anônimo de alguém que jura saber do romance escondido entre ele e Rita, com isso, o mesmo decide diminuir seus encontros, começando assim, a conversarem apenas por cartas. O amor de ambos, ainda floresce secretamente, apesar de se verem em raros momentos, mas pouco depois, Camilo ainda recebe bilhetes de alguém que o avisa sobre o conhecimento dessa traição, começando ele a suspeitar do seu amigo e marido de sua amada.
Passado o tempo, o mesmo recebe de Vilela, um bilhete, dizendo que deseja o encontrar rapidamente, e como o medo da descoberta entre a paixão dele e da esposa de seu amigo, ele teme ir até ao encontro daquele homem, remoendo em sua mente, todo o bilhete, com receio do que lhes aguarda. Mas, ao ver a cartomante que sua amada havia visitado, resolve encontra-la também, para saber do ocorrido, e ao entrar, descobre que tudo se passa de um receio sem razões deixando com que Camilo acalmasse seu coração. Contudo, toda a trama dar-se uma reviravolta, quando o mesmo chega na casa de seu amigo, com o coração tranquilo, e descobre, que o mesmo havia conhecimento do ato de traição, e após encontrar Rita morta no chão, Vilela assassina Camilo com tamanha crueldade.
Este conto, obtém capacidade de instigar o leitor à continuidade de leitura para obter o conhecimento do último fato demonstrado. Apesar de ser um livro curto, o mesmo é de fácil compreensão e interpretação, tornando-se perfeito para o início das leituras Machadianas no contexto social atual.
A cartomante, é um dos diversos contos expressos por Machado de Assis, grande escritor brasileiro, e influenciador da literatura antiga e atual, inclusive, suas obras são de grande conhecimento público, sendo apreciada por todas as idades atualmente.
Victória Costa, 2ºano L, Sesi-Retiro.