Chato Não sei como gostar de Machado de Assis, acho as histórias tão óbvias, sem graça, previsível, além do geito poético, que confesso não é o meu gosto, mas cansa ler.
Últimas leituras do EM Meu último dever como estudante de ensino médio foi fechado com chave de ouro com os contos machadianos. Leituras leves e com um final subjetivo (algo que surpreendentemente não me incomodou).
Achei mais denso que o enfermeiro, mas mais legal também. já comparando com o alienista, é muito mais fácil de ler. por ser um conto, tem pouco desenvolvimento, mas conta tudo o que precisa de forma simples
Esse conto se trata da sociedade burguesa e a hipocrisia do século XIX. Ademais, os rumos que um amor proibido podem tomar, juntamente com as consequências da traição, do silenciamento e da omissão.
Reflexivo Este conto apresenta uma face interessante do quanto guiamos a nossa vida, os personagens são levados a um caminho interessante, com um desfecho surpreendente.
Tá, isso foi realmente inesperado. A cartomante é uma história curta sobre traição. Acho que não formulei bem o que falar sobre. No entanto, o clímax me lembrou um pouco "A hora da estrela" de Clarice Lispector (uma vidente e o inesperado). Machado, como sempre, perfeito.