spoiler visualizarCamili Oliveira 12/09/2021
A cartomante
Considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira, Machado de Assis foi contista, jornalista, cronista, poeta, o responsável por inaugurar o Realismo e deixou um conjunto vasto de obras.
No conto A Cartomante, o autor nos apresenta uma história que traz a temática de uma paixão proibida e de um triângulo amoroso, as personagens são complexas e denunciam a hipocrisia da sociedade burguesa da época. Além disso, pode-se ver muitas características do cenário urbano, como em muitos contos e livros de Machado, onde há a descrição detalhada de ruas e caminhos pelos quais a história se passa.
A história começa com a dúvida de Rita com relação ao sentimento de Camilo por ela. Esse é o motivo que a leva a buscar uma cartomante para assim, conseguir tranquilizar seu coração. Conforme a história avança, Machado de Assis apresenta um cenário de amizade entre Vilela, Camilo e Rita, a partir disso, é possível ter o contexto das relações. Camilo e Vilela são amigos de infância que se reencontram já adultos. Rita, esposa de Vilela, é responsável pela criação do triângulo amoroso. A principal razão para a aproximação de Rita e Camilo é a morte da mãe do rapaz. A mulher e o marido Vilela viviam em Botafogo, mas quando conseguia escapar de casa, ia encontrar o amante às escondidas na Rua dos Barbonos. O problema começa quando Camilo recebe cartas anônimas de alguém que diz saber sobre a relação extraconjugal. Para completar, há a personagem cartomante, que o autor pouco a descreve, tornando-a tão misteriosa quanto o conto.
Superstições, crendices, e a maneira como o autor narra o conto faz com que o leitor perceba e capte as emoções das personagens, em especial, a de Camilo, que se demostra preocupado com a situação. Durante a leitura do conto, Machado tem a capacidade de dar esperanças às personagens, transmitindo a sensação de tudo irá ocorrer bem, mas num próximo trecho faz com que a dúvida sobre o final volte.
Machado de Assis, cria uma tensão que prende o leitor e o deixa em dúvida e pouco a pouco vai revelando as cartas, deixando-o cada vez mais interessado em desvendar a história. A Cartomante é uma obra que não pode ser esquecida, pois valoriza a literatura brasileira e um dos principais escritores do mundo.