A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Ana Vitória 24/06/2023

A cartomante
Sempre tive certo receio com Machado, acredito que seja trauma por causa da escola, mas foi um conto bem interessante e fluido. Tem certas coisas que ficam meio perdidas no ar e vi que algumas pessoas também não tinham percebido certas nuances como eu, mas dei uma olhada em análise e reparei nesses detalhes, deixando a história ainda mais interessante. Acho que se fosse mais explícito nesse sentido seria ainda melhor, mas apesar disso o enredo continua sendo intrigante. Com o passar da obra você fica instigado e curioso e o final é surpreendente. Foi uma ótima primeira experiência com Machado, irei conhecer mais do autor.
comentários(0)comente



Andre.Barbosa 24/06/2023

Vários contos de Machado de Assis que demonstram as hipocrisias, os desejos e motivações presentes em cada um. Os desfechos sendo na maioria dos contos uma reviravolta, porém ao mesmo tempo, quando voltamos ao início da leitura após saber da conclusão, já conseguimos compreender algumas dicas que ele dá para o que vai acontecer adiante.
comentários(0)comente



StefanySM 11/06/2023

Eu apenas li este conto, pois foi pedido pela professora de português da escola, então não tenho muito a dizer sobre o conto.
comentários(0)comente



Nayara's Version 11/06/2023

Esse final
?A cartomante? é um dos contos mais famosos do escritor Machado de Assis. Ele faz parte do livro Várias histórias (1896) e mostra um trágico desfecho para a relação extraconjugal entre os personagens Camilo e Rita.
o narrador machadiano evidencia a traição praticada por Camilo, o qual é amante da esposa de Vilela, um amigo de infância. É feita a análise psicológica desse amante descrente, que zomba de Rita quando ela procura uma cartomante, mas acaba buscando o conforto da adivinha quando desconfia de que Vilela planeja uma sangrenta vingança.
comentários(0)comente



Lutty 08/06/2023

Mais um Triângulo Amoroso
Mais um triângulo amoroso de Machado de Assis. Rita, Vilela e Camilo. Escrita culta, vocabulário inacessível ao público infantojuvenil. Citações de Hamlet. A cartomante tem.papel aecundario por incrivel que pareca. Embora não goste de quadrinhos, precisei ler este. Não me decepcionei, mas  pretendo ler o livro, prefiro.
comentários(0)comente



folkclara 04/06/2023

Oi?
Li por causa da minha aula de literatura. A professora colocou uma parte do livro, e eu fiquei com interesse de ler.
artreb3ca0 11/06/2023minha estante
aula de literatura


artreb3ca0 11/06/2023minha estante
essa jane inspirando os jovens....


folkclara 11/06/2023minha estante
sim


folkclara 11/06/2023minha estante
Nossa queen de português




Livia.Oliveira 23/02/2018

Instigante
Não há quem tenha lido este conto e que não se chocara com o estrondoso final realizado por Machado de Assis. A princípio, pensa-se que que será um conto sobre traição, onde haveria uma consulta à uma cartomante, que asseguraria a existência do amor entre Rita e Camilo e que Vilela poderia descobrir, mas não faria nada além de aceitar o fim do seu casamento. No entanto, uma das mais importantes características de Machado de Assis é o fato de sempre nos surpreender, tornando a leitura algo instigante e estimulando o leitor a desbravá-la cada vez mais, quase sem parar. Quem começa esse conto, não é capaz de imaginar como seria o último parágrafo da história, e devo enfatizar que isso faz falta nos dias de hoje. Escrita numa linguagem inspiradora, esse conto vale cada crítica positiva e elogios. Encontrei um pouco de dificuldade para entender a história em si, pois às vezes pareceu-me confusa e sem nexo, mas precisou-me apenas reler para compreender os fatos expostos ali. Esse realmente é um ótimo triângulo amoroso, porém um tanto complicado por envolver uma amizade de infância. Desde o recebimento da carta de Vilela, até a ida de Camilo à cartomante, são parágrafos de puro suspense para um leitor inquieto, pois a curiosidade era demasiada grande. Após cessar o momento de ansiedade, apenas resta um queixo caído ao ler a última palavra e dar de cara com um velho inimigo, o "Fim." Esse conto merece ser lido, relido e lido outra vez; e ainda sim, é capaz de ainda surpreender-se com o final.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Olá, Livia
Fico muito feliz com suas observações! A Cartomante é mesmo um texto instigante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir?
Continue suas leituras!! Abraços,




ana 05/03/2023

Um dos melhores contos do Machado!!
Um ótimo exemplo do realismo!Envolvente e com um plot twist que você fica ??

??
comentários(0)comente



venus (taylors version) 21/09/2022

Curtinho, mas muito bom
Amo Machado de Assis. Acho que esse conto nos ensina muito sobre como o ser-humano tem essa necessidade de usar a fé como forma de nos acalmar, às vezes deixando a razão de lado. Um conto curtinho, com uma leitura um pouco maçante pra quem não gosta dos clássicos, mas com o toque especial de machado.
comentários(0)comente



Elyene 05/10/2020

Ousamos acreditar
Curtinho, sem tantas emoções, com reflexões acerca das relações entre pessoas e suas crenças, a que ponto permitimos que elementos divinos ditem nossos passos. Seguindo o fluxo somos ludibriados e Machado foi ousado. Um bom conto.
comentários(0)comente



Artemis24 22/03/2021

Bom
É o primeiro conto de Machado de Assis que leio e gostei bastante.
a história é intrigante, eu que tinha feito uma peça com o enredo, li realmente o conto agora. deveras o final, apesar de já saber, ainda me surpreendeu.
comentários(0)comente



strdysfly 07/12/2022

Talarico e golpe de uma vez
Muito rapidinho de ler e acho que Machado é o nosso RR Martin serio porque ele não ta nem ai se o personagem é principal ou não ele só joga tudo de uma vez e fala fodase. Muito boa a atmosfera de suspense e ansiedade que criou no final e o final mesmo é muito bom, uma quebra de expectativa e é até engraçado como ele joga a treta e depois acaba.
comentários(0)comente



Caetano Fischinger 03/02/2022

Machado de assis
Alguns contos para entender mais do Machado, bastante interessante! Recomendo, apesar da linguagem um pouco conservadora a leitura foi fluída e divertida.
comentários(0)comente



Bargeri 15/09/2021

Resenha - Conto A Cartomante
Machado de Assis foi um jornalista, contista, cronista, poeta e um dos maiores representantes da literatura brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu dia 29 de setembro de 1908. É autor de diversas obras, como "Dom Casmurro", "Póstumas de Brás Cubas", entre muitas outras. As caraterísticas principais de seu trabalho são o humor e reflexão, frases irônicas e sugestivas e formalidade gramatical, além de estar muito ligado ao realismo que é a escola literária que analisa a realidade. Tem sua origem na França e chegou no Brasil logo após o Romantismo. Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social.
Como em um dos seus contos chamado " A Cartomante", que contém Rita, uma dama de trinta anos, formosa, tonta, graciosa, casada com Vilela e amante de Camilo, Vilela um homem burguês, que aos vinte e nove anos é casado com Rita, vive em uma casa em Botafogo e tem um escritório de advocacia, Camilo um funcionário público, com vinte e seis anos, amigo de infância de Vilela e amante de Rita, e a Cartomante uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena, magra e com olhos grandes, ela era como um oráculo para Rita e Camilo “verem” o futuro. A história fala sobre um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Onde Rita e Camilo são casados e vivem juntos em Botafogo, mas com o passar do tempo Rita se sente angustiada com a sua relação amorosa e resolve consultar, às escondidas, uma cartomante. Ela que era apaixonada pelo amigo de infância do seu marido Camilo, e ambos tinham uma relação oculta e se encontravam na Rua dos Barbonos. Porém o problema surge quando Camilo começa a receber cartas anônimas de alguém que revela saber da relação estreita deles, Camilo sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o afastamento do amigo. Preocupado e desesperado após receber um bilhete de Vilela convidando-o para um encontro em sua casa, ele vai a procura da cartomante, que o diz que nada dará errado e que Vilela nunca descobriria a traição. Ele assim fica mais calmo e vai encontrar o amigo em sua casa, mas acaba se surpreendendo.
Por fim é notável perceber que o casamento é baseado no financeiro e não no amor que, deveria unir o casal. Eles são ricos justamente por se apresentarem como seres não perfeitos, com atitudes boas e más, generosas e baixas. Não dá para dizer que no conto há um herói ou um vilão, pois todos carregam atitudes positivas e negativas.
Ana 15/09/2021minha estante
Bianca e eu, concordamos com a resenha crítica de vocês, que o amor pode até transcender a amizade, e pode até transcender o respeito um pelo outro e seus relacionamentos. Sim, todos acreditaram em alguém, mas no final, o medo, o desespero e a vergonha fizeram com que Vilela cometesse um crime terrível.




mille 04/08/2021

Muito bom
A escrita é muito boa, adoro Machado de Assis porque ele dá uma esperança e depois acaba com a gente
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR